Diário Logo

Notizia Logo

Mogi e região serão bem representadas nos Jogos Palímpicos

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam na terça-feira (24), contarão com a participação de 16 atletas do Alto Tietê. A convocação, divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no início de julho, anunciou representantes da bocha, goalball e vôlei sentado. Esta última modalidade é a que mais será representada pela região. No total, são 10 […]

22 de agosto de 2021

Reportagem de: O Diário

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam na terça-feira (24), contarão com a participação de 16 atletas do Alto Tietê. A convocação, divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no início de julho, anunciou representantes da bocha, goalball e vôlei sentado.

Esta última modalidade é a que mais será representada pela região. No total, são 10 atletas, sendo cinco homens e cinco mulheres. Eles integram a equipe masculina e feminina do Sesi-Suzano. A masculina, inclusive, é comandada pelo técnico Célio Mediato, que também está à frente da seleção paralímpica dos homens.

No time, estarão os jogadores Daniel Yoshizawa, Fabrício Pinto, Leandro da Silva, Renato Leite e Wellington Platini. A estreia da equipe acontece no dia 28, às 6h30, conta a China. Depois, eles enfrentam o Irã, no dia 30, às 8h30. O terceiro jogo, que encerra a fase de classificação, será contra a Alemanha, às 2 horas, no dia 31.

Medalhistas de bronze nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016, Edwarda Oliveira, Gizele Costa Dias, Laiana Rodrigues e Nathalie Filomena foram convocadas. Também do Sesi-Suzano, Ana Luísa Soares é estreante na seleção paralímpica.

Elas dão início à competição no dia 27, contra o Canadá, às 6h30. Na sequência, encaram o Japão, às 8h30 do dia 29. E no encerramento da fase classificatória, jogam contra a Itália, no dia 31, às 22 horas.

Os times de goalball feminino e masculino também têm representantes do Alto Tietê, que atuam por aqui no Sesi-Mogi. Entre as mulheres, Ana Gabriely Brito e Moniza Lima estarão na competição pela primeira vez. Moniza, inclusive, é a jogadora mais nova da seleção. 

Buscando a primeira medalha nos jogos, elas entram em quadra no dia 25, contra os Estados Unidos. O horário não está definido, porque a partida depende do andamento de dois jogos anteriores. No dia 26, às 21 horas, elas enfrentam o Japão. No dia 28, às 5h30, as adversárias são da Turquia e no dia 29, às 21 horas, são do Egito.

Após ganhar o bronze no Rio de Janeiro, Alex “Labrador” e Parazinho voltaram a ser convocados para a seleção. Os jogadores do Sesi-Mogi iniciam na disputa no dia 24 de agosto, às 21 horas, contra a Lituânia. Depois, enfrentam os EUA, à 1h45, no dia 26; a Argélia, no dia 27, às 5h30 e o Japão, no dia 28, às 21 horas.

Os homens têm um bom retrospecto nas Olimpíadas. O time de goalball masculino conquistou a prata nos jogos de Londres, em 2012, e o bronze, em 2016, no Rio de Janeiro. Os atletas do Alto Tietê já faziam parte da equipe nessa última conquista. Este ano, a estreia será contra um dos principais adversários da seleção brasileira, já que a Lituânia conquistou o outro nos jogos do Rio.

A tradição na bocha

Evelyn Oliveira (BC3), de Suzano, e Maciel Santos, de Mogi das Cruzes, já são nomes conhecidos na disputa da bocha. Eles chegam aos Jogos Paralímpicos de Tóquio com uma bagagem interessante: ela foi ouro na disputa de pares no Rio de Janeiro, em 2016, e ele também ganhou a medalha de ouro, mas em Londres, em 2012.

A atleta foi escolhida para ser uma das porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia de abertura da competição, que acontece às 8 horas de terça-feira (24). Ela chega a esta edição dos jogos como favorita à medalha de ouro.

Maciel, assim como Evelyn, já está em Tóquio para a disputa. Além das dificuldades impostas pela pandemia, ele teve mais uma perda: o companheiro de esporte, Dirceu Pinto, que foi uma de suas maiores inspirações e morreu no ano passado em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Ainda assim, Maciel chega ao Japão lutando por uma medalha.

Veja Também