Entrar
Perfil
MOMENTO DIFÍCIL

Mogi Basquete decide não disputar o Paulista e NBB neste ano; contratos foram encerrados

Time passa por momento difícil e anuncia pausa da equipe profissional adulta; foco será a garotada da base

O Diário
22/06/2022 às 17:17.
Atualizado em 23/06/2022 às 16:52

Equipe mogiana anuncia pausa (Foto: divulgação / Mogi Basquete)

Em comunicado oficial divulgado no final da tarde desta quarta-feira (22), a diretoria do Mogi das Cruzes Basquete informou que o time não irá participar do Campeonato Paulista e do Novo Basquete Brasil (NBB) com a equipe profissional neste ano. Todo o foco migra, neste momento, para as categorias de base - uma forma de "preparar o futuro do basquete mogiano". A equipe diz ainda que espera continuar contando com o apoio da torcida. 

O Mogi informou a O Diário que todos os atuais contratos foram encerrados. Mais detalhes sobre o futuro da equipe serão divulgados em uma coletiva de imprensa marcada para a tarde desta sexta-feira (24). 

Nas redes sociais, o anúncio gerou um misto de críticas e de mensagens de apoio. 

Vindo de um momento difícil e de crise financeira, a equipe mogiana não teve uma última temporada boa. Um dos golpes mais duros foi a longa busca com um novo patrocinador master, que até então era mistério. Pela primeira vez desde a temporada 2012/13, o Mogi das Cruzes fica fora dos playoffs do NBB. Sob o comando do técnico Danilo Padovani, que assumiu o posto após a saída de Guerrinha, os últimos meses foram marcados por poucas vitórias e situações como atraso de salários. 

Apesar da crise, o anúncio de pausa da equipe profissional deve ter sido tomada apenas nos últimos dias. No final do mês passado Dimas Martins Franco Junior, o empresário que assumiu a presidência do clube há seis meses, falou a O Diário sobre os primeiros meses de trabalho e também sobre planos para o time

A equipe, que representa e está ligada a historia de Mogi das Cruzes, foi fundada em 1995 e ajudou a popularizar o esporte na cidade. O Ginásio Municipal “Professor Hugo Ramos”, inaugurado em 1996, foi casa do Mogi Basquete e palco de muitas das grandes decisões. Quando o basquete mogiano foi campeão paulista, na temporada 2016/2017 o 'gigante Hugo Ramos' chegou a receber sete mil pessoas durante as finais. 

Mas a missão de difundir o esporte está mantida. Em comunicado, o time destaca que desde a temporada passada, nove categorias formativas foram montadas por meio de seletivas, e as equipes já disputam campeonatos oficiais estaduais e nacionais. São elas: SUB 11, SUB 12, SUB 13, SUB 14, SUB 15, SUB 16, SUB 17, SUB 18 e SUB 22.

O trabalho da garotada foi acompanhado por O Diário e trouxe vitórias para a cidade. 

O comunicado é assinado por Dimas Martins Franco Júnior, Presidente da Associação Desportiva de Mogi das Cruzes. O documento fala sobre o futuro da base: 

"Participar da evolução de um clube é o mesmo que crescer junto com ele, vibrar a cada conquista, taça recebida, premiação, é fazer parte da família. Com a sua torcida continuaremos a levar o nome do Mogi Basquete para o Brasil, e já temos a confirmação da nossa participação no Campeonato Brasileiro com duas categorias: SUB 15 e SUB 17. Além da LDB (Liga de Desenvolvimento), que marcaremos presença com o SUB 22, e seremos uma das sedes do campeonato", informou a equipe que destacou ainda a participação do SUB 11 e SUB 12 na Liga Paulista de Basquete.

O comunicado segue tom de despedida e também de 'até logo': "Estamos preparando o futuro do basquete mogiano através de uma base forte, e colheremos o fruto em breve. E com essa mesma responsabilidade e planejamento, optamos por não participar do Campeonato Paulista e do NBB neste ano de 2022, com a equipe profissional. Neste momento temos uma grande oportunidade de preparar uma base forte, com atletas formados em casa, e regularizar todas as nossas pendências financeiras, com um grande investimento na categoria de base vindo por parte da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. A torcida é o que qualquer clube tem de melhor, contamos com vocês nesta nova semeadura e juntos colheremos os frutos dela".

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por