Diário Logo

Notizia Logo

Legado nas trilhas: Renê Melo foi pioneiro do off-road no Alto Tietê

Pioneiro do off-road 4×4 no Alto Tietê, o mogiano Renê Frederico de Almeida e Melo foi piloto da Mitsubishi, Troller e Chevrolet. Sagrou-se bicampeão do Rally dos Sertões – um dos campeonatos mais importantes da modalidade da América Latina em 2001 e 2002. Sua trajetória nas trilhas, estradas e barrancos e também as ações que […]

18 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

Pioneiro do off-road 4×4 no Alto Tietê, o mogiano Renê Frederico de Almeida e Melo foi piloto da Mitsubishi, Troller e Chevrolet. Sagrou-se bicampeão do Rally dos Sertões – um dos campeonatos mais importantes da modalidade da América Latina em 2001 e 2002. Sua trajetória nas trilhas, estradas e barrancos e também as ações que promoveu em Mogi das Cruzes serão lembradas neste sábado (18), no 3º Evento Renê Melo – Passeio 4×4, que arrecada doações ao Grupo de Apoio às Pessoas Com Câncer (GAPC) da cidade. 

O evento é promovido pelo Jeep Club de Mogi das Cruzes, fundado por Renê na década de 90. Esta foi a forma encontrada pelos integrantes para homenagear o piloto e advogado, que faleceu em 2020, após lutar por anos contra um câncer. 

A iniciativa mostra que, além dos títulos na bagagem, ele conquistou o respeito de pilotos Brasil afora. 

A saída para o passeio está prevista para as 9 horas, do Posto BR da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, 4.411, na Vila da Prata. O destino é o Sítio Terra Brasilis, em Taiaçupeba. 

O evento mantém uma pegada social: aberto a todos, as inscrições foram feitas mediante a doação de um pacote de fralda geriátrica, que será entregue ao GAPC. 

O dia de homenagem tem muito a lembrar. Sempre ao lado do irmão e companheiro Marcus Melo (ex-prefeito de Mogi), Renê foi bicampeão brasileiro e vencedor da taça Mitsubishi Motors. 

Os irmãos conquistaram também o bicampeonato no Paulista de Rally Cross Country em 2002 e 2003.

O filho de Renê, Raphael Melo, conta a O Diário que o pai era um apaixonado do off-road. Ele promovia eventos em Mogi. 

Renê entrou no mundo do rally aos 18 anos e não parou mais. Antes disso, ele tinha uma moto de motocross. Mas, após sua mãe ver um acidente e ficar preocupada, pediu ao filho para trocar de veículo. 

Foi assim que ele embarcou no mundo dos jeeps e rally.

Logo pegou ainda mais gosto pelas trilhas começou a competir profissionalmente em eventos ligados ao off-road. Ele era o piloto e o irmão Marcus Melo o navegador. 

“Com 18 anos, ele começou a fazer trilhas de jeep. Todos os eventos, fez na companhia do irmão. Eles tinham uma ligação muito forte”, lembra Raphael. 

Uma curiosidade destacada pelo filho é que Renê ficou conhecido por sempre integrar o top 3 das competições, mesmo com carros que não eram tops de linha. “Em 2004, ele ganhou o Paulista com uma Pajero TR4, um carro inferior aos dos demais. Mesmo assim, fez bonito”, conta o filho.  

O troféu mais importante ganho, segundo Raphael, foi o capacete de ouro, em 2001. Uma espécie de bola de ouro para o automobilismo. 
Outro destaque é o bicampeonato do Rally dos sertões, uma prova peso pesado. 

Essa é uma competição automobilística que se caracteriza por ser realizada em ambientes abertos, atravessando o Brasil e reunindo diversas modalidades de veículos, como carros, quadriciclos e UTV’s, que competem entre si em categorias específicas.
A dupla venceu a prova na categoria TTD (Todo Terreno Diesel)

Toda essa paixão pelas trilhas foi partilhada com o restante da família. 

Raphael, por exemplo, também pegou gosto desde criança e pratica o off-road. Hoje, ele segue tocando o Jeep Club, que busca promover dois eventos sociais por ano. Um deles é o Evento Renê Melo. A outra ação do grupo promove um dia de passeio nos enormes carros de rally para crianças deficientes. 

De uma família de advogados, Renê seguiu a mesma profissão. Era casado com a advogada Lauren Melo e filiado à 17ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Mogi das Cruzes.  

Raphael lembra que a cidade e região possuem ótima geografia para os passeios 4×4. Com muitas áreas de mata, Mogi, Biritiba Mirim e Guararema têm cenários perfeitos para a prática, que não é tão explorada como poderia ser, na opinião dele. 
O Jeep Club é uma das frontes que deixa a prática viva por aqui. “Faço este evento em homenagem ao meu pai, que foi o pioneiro do ramo off-road na região e no Brasil”, enfatiza Raphael, que deixa o convite: “Qualquer um pode participar. Inclusive, nos dois anos anteriores, vieram amigos do meu pai, que eu nem conhecia. Vem gente do Brasil todo. É muito legal, porque é uma maneira de lembrar dele com carinho, por meio da prática que ele tanto gostava”, aponta. 

Off Road 4×4

Conhecido por proporcionar o contato com a natureza e o privilégio de percorrer belas paisagens, o Off-Road 4×4 é um esporte que vem se tornando cada vez mais comum.

Engloba muitas modalidades, como o cross country, rally de velocidade e regularidade e mais. 

As competições exigem precisão, velocidade e coragem dos particantes. Os carros enfrentam todo tipo de obstáculo. 

Nos passeios, os participantes seguem em comboio em seus próprios veículos. Os roteiros têm diferentes níveis de dificuldade e os desafios proporcionam um ambiente amistoso e familiar – há também os circuitos mais exigentes, em que a técnica e a tração 4×4 são essenciais para conclusão do trajeto.

Mais informações sobre o Jeep Club de Mogi podem ser obtidas pelo Instagram (@jeepclubdemogidascruzes).

Veja Também