Diário Logo

Notizia Logo

Ginástica rítmica mantém embalo com novas medalhas para Mogi

Duas medalhas de ouro e duas de bronze. Esse foi o saldo de mais uma participação da equipe feminina de ginástica rítmica de Mogi das Cruzes em competições mundo afora. As ginastas levaram o nome da cidade ao pódio da Copa Alemania de Ginástica Rítmica, disputada no Club Manquehue, em Santiago, entre os últimos dias […]

28 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

Duas medalhas de ouro e duas de bronze. Esse foi o saldo de mais uma participação da equipe feminina de ginástica rítmica de Mogi das Cruzes em competições mundo afora. As ginastas levaram o nome da cidade ao pódio da Copa Alemania de Ginástica Rítmica, disputada no Club Manquehue, em Santiago, entre os últimos dias 19 e 23. 

As jovens atletas competiram com ginastas de diversos países, como Argentina, Bolívia e Chile.

Os resultados reforçam que tanto a ginástica rítmica, quanto a artística, crescem em Mogi das Cruzes, que oferece aulas gratuitas nas modalidades. 

A última seletiva foi realizada em setembro de 2021, com 187 concorrentes. Questionada, a Prefeitura não divulgou quando serão abertas novas vagas, mas destacou que as inscrições funcionam com lista de espera. 

A ginástica rítmica mescla classe e harmonia a elementos do balé e dança teatral. Marca presença todas as semanas no ‘Hugão’, o Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no bairro do Mogilar, com treinos a todo vapor. E o esforço segue dando frutos.

A equipe mogiana já ganhou títulos pelo país. A ginástica artística também faturou diversas medalhas no mês passado (leia mais abaixo). 

A conquista desta semana foi comemorada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira. “É uma grande valorização para toda a equipe de profissionais envolvida, além de dar maior visibilidade e destaque para a cidade. Mogi é a terra dos esportes”, declarou. 

Conforme destacado pela equipe de treinos, o esporte ajuda a incentivar pontos como a socialização. A expectativa é também marcar presença em competições futuras. 

No mundo da ginástica, não faltam nomes para inspiração. Um exemplo que conquistou todo o Brasil é o da campeã olímpica Rebeca Andrade. Ela ganhou medalha de ouro em Tóquio, a primeira da ginástica feminina do Brasil na história e ajudou a dar mais evidência ao esporte no País. 

Na competição em solo chileno, Mogi foi representada por quatro talentos: Gabrielle Cruz, de 18 anos, Heloisa Sayuri (11), Lívia Cardoso (16) e Pietra Lanaro (12).

As atletas Heloisa Sayuri e Pietra Lanaro conquistaram ouro com a apresentação em dupla de mãos livres, pela categoria infantil. As ginastas também faturaram a 6ª e 5ª colocações, respectivamente, na disputa individual na modalidade mãos livres.

As demais atletas integravam a categoria sênior; Mogi das Cruzes foi representada por Gabrielle Cruz, que ganhou ouro na bola, 4° lugar com maças e bronze com fita. A mogiana Livia Cardoso conquistou o 4° lugar com o arco e medalha de bronze na fita.

Em 2019, a equipe de Mogi das Cruzes participou da competição, também realizada no Chile, com as ginastas Gabrielle Cruz, Rayssa Rodrigues e Maria Eduarda Barros. No torneio, as atletas Rayssa e Gabrielle faturaram a 4ª e 8ª posição, respectivamente.

As aulas de ginástica rítmica são oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em quatro pontos da cidade: Ginásio Paulo Kobayashi, Complexo Hugo Ramos, Parque da Cidade e Praça da Juventude.

Mais informações podem ser conferidas neste link: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/esporte-e-lazer/aulas-de-ginastica-ritmica. O requisito para a participação é residir em Mogi das Cruzes. 

Ginástica artística

No começo de setembro último, a equipe de ginástica artística de Mogi das Cruzes conquistou a terceira e a segunda colocação no saldo geral, nos Jogos da Juventude e no Campeonato Paulista, respectivamente. 
Ao todo, a ginasta Rebeca Procópio ganhou sete medalhas nas duas competições e garantiu o pódio para a equipe de Mogi. 

As aulas de ginástica artística são oferecidas à população com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Ginástica Artística Adolfo Martini, na Vila Industrial. 

 

Outros esportes
Mogi das Cruzes oferece aulas gratuitas para outros esportes e as informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Mogi. 

 

Rugby
Também no leque de esportes que fogem do padrão, mas marcam presença em Mogi das Cruzes, o Estádio Nogueirão, na Vila Industrial, teve agenda agitada nos últimos dias com o rugby. 

O estádio  mogiano foi palco, na última quarta-feira (26), para o encerramento do Americas Rugby Trophy, torneio de rugby XV entre as seleções do Brasil, Chile e Canadá. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Rugby, em parceria com a Prefeitura de Mogi.
Após o Chile se sagrar campeão antecipadamente com vitórias sobre brasileiros e canadenses, o duelo desta quarta decidiu o vice-campeonato da competição. 

O Brasil acabou derrotado pelo Canadá por 31 a 14, em partida dura que teve os tupis indo ao intervalo próximos da virada no placar. O jogo de estreia do campeonato, no Nogueirão, atraiu mil torcedores.

Veja Também