Diário Logo

Notizia Logo

Fundo Social de Mogi promove Pedal da Tia Chica neste domingo (26)

Na manhã deste domingo (26), o Fundo Social de Mogi das Cruzes vai promover a primeira edição do Pedal da Tia Chica. O passeio ciclístico tem participação gratuita, portanto os interessados não necessariamente precisam fazer inscrição prévia. O único pedido é para que os participantes levem e doem dois pacotes de absorventes, que serão destinados […]

25 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

Na manhã deste domingo (26), o Fundo Social de Mogi das Cruzes vai promover a primeira edição do Pedal da Tia Chica. O passeio ciclístico tem participação gratuita, portanto os interessados não necessariamente precisam fazer inscrição prévia. O único pedido é para que os participantes levem e doem dois pacotes de absorventes, que serão destinados a pessoas em necessidade, pela campanha Tia Chica, de combate à pobreza menstrual. 

As pessoas que se inscreveram previamente receberão, na concentração do evento, uma faixa exclusiva de cabelo com a identidade visual do evento, mediante a doação dos absorventes. E, havendo estoque, os primeiros que chegarem no dia do pedal, mesmo sem inscrição prévia e fizerem a doação, também terão direito à faixa exclusiva.  

A concentração será a partir das 7 horas, no estacionamento do Mogi Shopping, apoiador do evento. A saída está marcada para às 8 horas, pela rua Professor Álvaro Pavan. De lá, os participantes irão pedalar pelas avenidas Manoel Bezerra Lima Filho, Francisco Rodrigues Filho, Pedro Romero, Lothar Waldemar Hoehne, Edson Consolmagno, Valentina Mello Freire Borenstein e também pelas ruas Tenente Onofre Rorigues de Aguiar, Borges Vieira, Casarejos, José Malozze, Francisco Averaldo, Dr. Corrêa Neto e Professor Ismael Alves dos Santos. 

O percurso será finalizado no mesmo ponto de partida, portanto as últimas vias do passeio serão novamente a Manoel Bezerra Lima Filho e a Professor Álvaro Pavan.
Ao todo, serão 18 quilômetros de percurso e o  tempo estimado de pedalada é de pouco mais de uma hora. Os bairros cruzados pelo 1º Pedal da Tia Chica serão Socorro, Vila Nova Mogilar, Jardim Rodeio, Ponte Grande, Vila São Francisco, Vila Industrial e Mogilar. 

Não há restrição de idade aos participantes. Todos devem fazer uso da própria bicicleta – o equipamento não será disponibilizado pela organização – e a orientação é para que vistam roupas leves, próprias para a prática de exercícios físicos. Durante o pedal, haverá equipe de apoio e um ponto para descanso e hidratação, na Estrada do Procópio. Uma ambulância também estará de plantão, para o caso de emergências. 
O 1º Pedal da Tia Chica, assim como os demais eventos da programação do Mês da Mulher, visa beneficiar a campanha Tia Chica, que trabalha o ano inteiro com a arrecadação e distribuição para pessoas em necessidade de produtos de higiene menstrual. 

Até o final de março, o Fundo Social de Mogi das Cruzes promoverá outros eventos alusivos ao Mês da Mulher. O próximo após o pedal é o brechó social em parceria com o projeto Passarela Alternativa, que será nas próximas segunda e terça-feira (27 e 28 de março). Também serão realizados uma roda de conversa sobre menstruação e autoconhecimento com a terapeuta Inaiá Ayaní no dia 29 e, no dia 31, será promovido um grande evento de encerramento da programação, a partir das 18 horas, no Theatro Vasques.

O evento de encerramento do Mês da Mulher contará com as participações especiais da CEO da Passarela Alternativa, Karen Brandoles e da jornalista, radialista e âncora do programa Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana AM 1070, Marilei Schiavi, que será a cerimonialista da noite. Como atração musical, todos poderão conferir a segunda apresentação pública do coral de servidores. Durante a cerimônia, também será exibido um vídeo gravado pela deputada federal Tabata Amaral, falando sobre dignidade menstrual. 

Mais informações sobre a programação especial do Mês da Mulher do Fundo Social de Mogi podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.

 

Veja Também