Diário Logo

Notizia Logo

Conhecendo o Tuta: novo ginásio de Mogi promete agenda diversificada em 2023

Em um curto período desde a inauguração, em dezembro último, o Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – o ‘Tuta’ – já mostrou a que veio. O equipamento localizado no Nova Mogilar, bem ao lado do ‘Hugão’, recebeu campeonatos de ginástica, vôlei e mais, com presença de peso do público. Na semana passada, teve […]

29 de janeiro de 2023

Reportagem de: O Diário

Em um curto período desde a inauguração, em dezembro último, o Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – o ‘Tuta’ – já mostrou a que veio. O equipamento localizado no Nova Mogilar, bem ao lado do ‘Hugão’, recebeu campeonatos de ginástica, vôlei e mais, com presença de peso do público. Na semana passada, teve também o início de seletivas de futsal. Já neste sábado (28) é a vez da peneira do vôlei destinada a atletas nascidas entre os anos de 2003 a 2010 (leia mais abaixo). Com esses projetos da garotada em andamento, a lista de planos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para o equipamento em 2023 cresce. Uma das ideias é deixar Mogi em maior evidência nas competições estaduais e regionais, além de fornecer espaço de treino aos atletas mogianos.

A reportagem apresenta um pouco mais do equipamento, que chegou após atrasos na entrega.

A nomenclatura ‘poliesportivo’ não é à toa. A ideia ali é receber competições variadas. O investimento total da Prefeitura foi de R$ 7.986.077,89.

Além das seletivas, muitos eventos serão direcionados ao Tuta, a exemplo do Campeonato Paulista de Judô. Mais informações serão divulgadas conforme o calendário das respectivas federações, trouxe nota da pasta de Esportes, a este jornal.

O equipamento, pode-se dizer, é compacto. Primeiro, chama a atenção de quem passa ao lado as grandes vidraças. Exibe uma arquitetura bem diferente do Ginásio Hugo Ramos. Essa obra começou em 2018. A nova gestão assumiu em 2021, faltando 47% para conclusão e decidiu fazer algumas alterações no projeto inicial, que resultaram em atrasos na entrega. 

Além disso, outra crítica nas etapas iniciais foi a proximidade do outro ginásio de Mogi. A justificativa é que o espaço está próximo de estações de trem e de terminais rodoviários.

O principal ali é a quadra com medidas oficiais para disputas de futsal e vôlei. Ao lado existem outras duas menores para vôlei. 

Importante também é a recepção do público. A capacidade atual é para 1 mil pessoas. O Hugão, por exemplo, comporta um público de cerca de 5 mil. 

Inicialmente, o equipamento seria o novo Centro de Formação Esportiva de Mogi das Cruzes. O nome mudou, mas a ideia de atender as categorias de base não. 

Mogi das Cruzes e outras cidades da região são beneficiadas com o equipamento, aponta o secretário-adjunto de Esportes de Mogi, Paulo Boccuzzi – nome que ganhou destaque na cidade pela liderança no Movimento Pedágio Não.

“A comunidade recebeu muito bem essa nova ferramenta do Esporte de Mogi das Cruzes, que vem para atender não somente a nossa cidade, como todo o Alto Tietê.

“Para se ter uma ideia, no dia seguinte à inauguração do ginásio, já tivemos o campeonato de ginástica com a participação das nossas atletas. Chegamos muito próximos a atingir o público máximo no ginásio. Na semana seguinte, tivemos as finais da Copa Condemat, onde Mogi se sagrou campeão do voleibol feminino (e vice no masculino)”, comemora ele, ao citar que também foram feitos cursos e clínicas para atletas.

“Basicamente, esse novo ginásio vai receber muitas competições e também treinamentos. Tanto de equipes de futsal de Mogi e também de vôlei. Um dos grandes diferenciais é que ele tem uma área de quadra muito grande. Onde cabem, além da quadra de futsal, que por si tem dimensões grandes, outras duas de vôlei no mesmo espaço”, detalha o adjunto. Segundo ele, uma praça ampla assim possibilita um leque de oportunidades para diversos eventos. “Como no judô, é possível montar diversas áreas de competição”, diz.

Ao fim, ele conta que a ideia da pasta é deixar cada vez mais forte a ideia de Mogi das Cruzes ser a terra do esporte.

O espaço conta também com área administrativa, que será utilizada como nova sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além de espaços esportivos auxiliares, enfermaria e academia.

“A valorização do esporte na cidade vem crescendo e essa nova unidade esportiva vai somar ainda mais com as ações que a Secretaria de Esporte já vem desenvolvendo. O novo ginásio contará com estrutura para oferecermos aulas de futsal e vôlei, trabalhando na formação de atletas de base”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, à época da inauguração do equipamento. 

O Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta está localizado na avenida Professor Ismael Alves dos Santos, s/nº, no Nova Mogilar.

 

Seletivas de vôlei

A Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realizará, neste sábado (28), a Seletiva Mogi Vôlei 2023, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta. A peneira é destinada a atletas do sexo feminino, nascidas entre os anos de 2003 a 2010 – para composição das categorias do sub-15 ao sub-21. As inscrições são gratuitas e as interessadas devem se dirigir ao equipamento no dia e horário programado para realização da ação.

Para o secretário, essa é uma grande oportunidade de descobrir novos talentos no município. “As jovens atletas com interesse no esporte terão a chance de se capacitar com grandes profissionais da modalidade”, conclui Nogueira.

A partir das 9 horas, será realizada a seletiva para a categoria sub-15 (atletas nascidas em 2010/2009) e na sequência é a vez categoria sub-17 (atletas nascidas em 2008/2007), às 10 horas. Já às 14 horas, a peneira é para a categoria sub-19 (atletas nascidas em 2005/2006) e às 15 horas com a categoria sub-21 (nascidas em 2003/2004), finalizando a programação no Ginásio Tuta.

É importante lembrar que as candidatas devem levar shorts, camiseta, além de calçado adequado para a prática esportiva. 

A ação é possibilitada pelo programa Atleta Mogiano, com apoio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

Futsal
No sábado passado (21), a pasta de Esportes deu largada à Seletiva Inter Mogi Futsal. A seleção formará os times de base de futsal da cidade, do sub-12 ao sub-20. 

A ação é direcionada a atletas do sexo masculino, que tenham nascido entre os anos de 2003 e 2012.

As seletivas continuam no próximo sábado, dia 4. A partir das 9 horas acontece a peneira Sub-20, para nascidos em 2003, 2004 e 2005.

 

O Tuta

Assim como o Ginásio Hugo Ramos é o Hugão, o novo Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira, também no Nova Mogilar, é apelidado de ‘Tuta’. O nome do  equipamento faz justa homenagem ao professor José Carlos Miller da Silveira, que faleceu aos 88 anos em 2019. 

Tuta, como era conhecido, exerceu grande influência no desenvolvimento esportivo do município, principalmente no basquete – modalidade em que foi treinador de equipes escolares e universitárias.

Além de professor, também ocupou o cargo de secretário de Esportes da cidade, em 1995, época em que foi um dos responsáveis pelo início da trajetória profissional do time de basquete mogiano. O professor nasceu em São Paulo, mas chegou aos 10 anos a Mogi das Cruzes.

Em 1957, casou-se com Therezinha e, em 1962, iniciou carreira como técnico desportivo pela Secretaria de Estado de Esportes e Turismo. Em sua carreira, somou importantes vitórias. Em 1970, como técnico, foi campeão brasileiro dos Jogos Estudantis do Ensino Médio, em Belém.

Em 1973, com a Faculdade de Educação Física da UMC, iniciou sua trajetória como técnico de basquete e handebol, época em que foi campeão estadual paulista e eleito técnico da Seleção Paulista Universitária para a disputa do Campeonato Brasileiro em Vitória, no Espírito Santo, onde também se saiu vencedor.

Veja Também