Entrar
Perfil
MEMÓRIA

Clube do Botão Gaspar Vaz mantém tradição viva e expande agenda

Liga realiza torneios em Mogi das Cruzes que atraem fãs do futebol de botão de diversas cidades e homenageia o fundador Alexandre Barreira

Fábio Palodette
18/09/2023 às 07:09.
Atualizado em 18/09/2023 às 07:18

(Foto: divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
MEMÓRIA

Clube do Botão Gaspar Vaz mantém tradição viva e expande agenda

Liga realiza torneios em Mogi das Cruzes que atraem fãs do futebol de botão de diversas cidades e homenageia o fundador Alexandre Barreira

Fábio Palodette
18/09/2023 às 07:09.
Atualizado em 18/09/2023 às 07:18

(Foto: divulgação)

O Clube do Botão Gaspar Vaz, que reúne aficionados pelo futebol de botão de várias cidades do Estado para torneios em Mogi das Cruzes, planeja expandir sua agenda. Com eventos ao longo do ano, o grupo mantém vivo o jogo de mesa que imita o futebol, sendo conhecido como um hobby “dos velhos tempos”, que une pais e filhos. Para 2024, a intenção é realizar quatro campeonatos na cidade, com um deles sendo especial, marcado para a semana em que seu fundador, o jornalista esportivo que atuou em diversos jornais de Mogi, Alexandre Barreira, completaria 50 anos.

O clube é administrado por Rodrigo Barreira, irmão de Alexandre. Esta foi a maneira escolhida para preservar a memória do jornalista, que era corintiano fervoroso e fundou o Gaspar Vaz, há 11 anos.

As atividades do clube foram interrompidas durante a pandemia de Covid-19, mas em 2022, retomaram com diversos eventos. 
O grupo organizou o último campeonato em agosto, com o tema ‘Campeonato Inglês’. Já o próximo torneio está agendado para 2 de dezembro. Assim como nas edições anteriores, a bola, ou melhor, os botões, vão rolar no Clube Náutico Mogiano, na Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes, que tem uma parceria com o Gaspar Vaz. 

O tema da vez será o “Futebol Paulista do Interior”. Por conta disso, times como União Mogi e União Suzano, o Usac, devem ser representados nos botões. 

As inscrições têm valor simbólico de R$ 30,00. Cada inscrito receberá um jogo de botão para participar, que será sorteado durante o evento, acompanhado do chaveamento da competição.

A personalização dos botões de cada time, sempre de acordo com o tema do campeonato, fica a cargo de Rodrigo. Ele enfatiza que tudo é feito sem foco no dinheiro, mas sim no espírito de união proporcionado.

Esse preço acessível, segundo ele, atrai pessoas de outras cidades. “Os torneios sempre reúnem participantes da região e também de locais distantes, como Santos”, relata o organizador. O público reflete a tradição do futebol de botão, com pessoas de todas as idades participando. “Um dos participantes traz seu pais de 85 anos, enquanto outros envolvem seus filhos pequenos. É uma atividade familiar", destaca ele.

“Envolve muito a família. Tenho levado meu pai, de 75 anos, que nos ensinou, a mim e ao ‘Alê’, a jogar. A procura tem aumentado nos últimos campeonatos. Amigos trazem outros amigos, que por sua vez convidam outros. Muitos colegas do Alexandre também participam, em sua homenagem”, acrescenta. 

Barreira, jornalista de Mogi, faleceu em 2020, em decorrência de complicações causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 
O futebol era uma de suas grandes paixões. “Manter viva a liga dele foi uma forma de homenageá-lo”, comenta o irmão. 

No próximo ano, o grupo planeja realizar um torneio especial em julho, quando Alexandre completaria 50 anos.

“Ele organizava os torneios e buscava envolver o maior número possível de pessoas”, lembra o irmão.

Depois do retorno pós-pandemia, o grupo deseja permanecer ativo, mantendo os princípios de fraternidade, com a realização de pelo menos quatro campeonatos por ano.

Aqueles interessados em participar do campeonato de dezembro podem entrar em contato pelo telefone (11) 97610-6717.
As inscrições deverão ser abertas um mês e meio antes, por volta de outubro. A expectativa é reunir entre 32 e 40 participantes.

Futebol de botão

Em meio à modernização do mundo esportivo, onde muitas vezes o dinheiro e a tecnologia dominam, a tradição e a nostalgia encontram um refúgio no futebol de botão (ou ainda futebol de mesa e futmesa), jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta. 

A modalidade é praticada como “passatempo” e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, denominada “Futebol de Mesa”. 

Duas equipes, cada uma com 10 ou 11 botões, representando jogadores, competem em um campo de pano verde. O objetivo é marcar gols, movendo os botões com precisão. 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por