Diário Logo

Notizia Logo

Brasil e Colômbia fazem jogo inédito de rugby XV feminino em Mogi

O Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, foi o palco para o primeiro jogo na história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV, as Yaras XV, em território nacional, em evento organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, com apoio da prefeitura local, e transmitido nos canais de CBRu, Time Brasil (Comitê Olímpico Brasileiro – COB) […]

14 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, foi o palco para o primeiro jogo na história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV, as Yaras XV, em território nacional, em evento organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, com apoio da prefeitura local, e transmitido nos canais de CBRu, Time Brasil (Comitê Olímpico Brasileiro – COB) e Dibradoras.

O amistoso contra a Colômbia foi intenso e acabou com vitória colombiana por 25 a 17, mas com direito a muita luta das brasileiras. O duelo serviu de preparação para o desafio do ano que vem, quando as duas seleções voltarão a duelar por vaga no WXV, a nova liga mundial de rugby feminino, que terá sua edição inaugural em 2023.

As Yaras conquistaram o primeiro try em boa jogada de mãos, que teve Ariely disparando na ponta e Mariana Mendes finalizando. A Colômbia, no entanto, reagiu, tendo mais posse de bola e território. O try das Tucanes veio com Martinez na ponta, em bola aberta após maul.

O Brasil chegou a flertar com o try após a veterana Bruna Lotufo romper a linha defensiva colombiana. A bola jogada de mãos acabou com Paula chutando pro in-goal, mas o chute foi longo demais. A Colômbia respondeu apostando em scrum após penal e soube trabalhar até a centro Daniela Alzate marcar o segundo try. 10 a 5 no intervalo.

O segundo tempo começou perfeito para as Yaras, que conseguiram o try da virada com Yasmim, em disparada desde o campo de defesa após roubada de bola. No entanto, a Colômbia voltou a falar mais alto no jogo de contato e, após desperdiçar penal, conseguiu seu terceiro try com Arzuaga.

Lá e cá, o jogo seguiu em aberto e Pagan rompeu para o try brasileiro. A Colômbia deu o troco com dois tries em sequência, de Baguy e Alzate, ambos criando espaço na ponta. As Tucanes ainda desperdiçaram penal frontal e o jogo se encerrou em 25 a 17 para as visitantes.

“Foi um jogo muito duro e intenso. Sentimos um pouco pela temporada de sevens estar rolando, mas mostramos que temos muito potencial. Agradecemos muito à torcida que nos apoiou do começo ao fim”, comentou Íris Coluna, capitã das Yaras.

A partida ainda marcou a despedida de Cris Futuro, árbitra da partida e ex-jogadora, que esteve no primeiro jogo da história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV em 2008. A partida contou com duas atletas que jogaram ao lado de Cris Futuro naquela oportunidade: sua irmã Beatriz “Baby” Futuro e Bruna Lotufo.

Agora as atenções do rugby feminino se voltarão para o rugby sevens, pois as Yaras terão o início da temporada 2022-23 do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino, que começa no dia 2 de dezembro, em Dubai.

Veja Também