Diário Logo

Notizia Logo

Após uma semana, o que se sabe sobre o acidente que matou Rincón na Colômbia

Uma semana depois, o acidente de carro de Freddy Rincón, que morreu na noite de quarta-feira em decorrência dos ferimentos, ainda não foi esclarecido pelas autoridades colombianas. Há dúvidas centrais sobre o ocorrido, como o número de pessoas dentro do carro e se o ex-jogador era ou não o condutor do veículo na hora da […]

18 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

Uma semana depois, o acidente de carro de Freddy Rincón, que morreu na noite de quarta-feira em decorrência dos ferimentos, ainda não foi esclarecido pelas autoridades colombianas.

Há dúvidas centrais sobre o ocorrido, como o número de pessoas dentro do carro e se o ex-jogador era ou não o condutor do veículo na hora da colisão. Os filhos do ex-jogador dizem que Rincón estava no banco do passageiro, justamente o lado que foi o mais exposto na colisão com um ônibus. A resposta deve ser dada pela autópsia do corpo.

Rincón foi velado no estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia, em despedida aberta ao público. Ele foi enterrado no último sábado. 

Veja o que se sabe e o que ainda não foi confirmado pela polícia sobre o caso:
O veículo está registrado no nome de Tomás Humberto Díaz Valencia, meio-irmão do jogador. Ele negou que estava com Rincón na noite do acidente, em uma entrevista ao site jornal El País colombiano.

Ainda segundo a imprensa da Colômbia, o veículo estava sem o seguro obrigatório de trânsito e contabiliza sete infrações de trânsito, sendo três por excesso de velocidade. A última registrada no dia 14 de março.

Segundo Vladimir Mosquera, um amigo de Rincón, o jogador passou a noite de domingo com alguns amigos na casa de um deles — Harold Saa, um músico de salsa.

O encontro era um hábito do grupo, que frequentemente se reunia no local para conversar e ver jogos de futebol, e teria terminado por volta das 23 horas. O que a investigação tenta esclarecer são os detalhes do que aconteceu depois, nas seis horas seguintes até o acidente. 

A investigação já estabeleceu que havia ao menos três pessoas dentro do carro, mas podem ter sido quatro ou até cinco o número total de passageiros. Além de Rincón, estavam no carro duas mulheres já identificadas: María Manuela Patiño, de 20 anos, e Lorena Cortés, de 40 anos.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o automóvel passa o sinal vermelho antes de colidir com o ônibus, por volta das 4 horas da manhã. O vídeo mostra duas pessoas saindo de dentro do carro e se aproximando de um táxi logo após o acidente.

A polícia já tem a placa do táxi e está atrás de encontrar estas duas pessoas. Também não está claro porque uma das passageiras da camionete, María Manuela Patiño, foi por conta própria ao hospital em vez de esperar a ambulância.

Segundo o jornal El Tiempo, Cortés depôs na polícia dizendo que Rincón ia dirigindo e que havia cinco pessoas dentro do carro —não três. O jornal publicou matéria, com base em documentos oficiais que dizem que o resgate enconrou Rincón desacordado no banco do motorista. Por outro lado, testemunhas dizem ter visto o ex-jogador ser resgatado do banco do carona.

Não há informações sobre o depoimento de Patiño, e a identidade das outras duas pessoas ainda é indefinida.

A família do ex-jogador discorda da versão de Cortés. Os filhos do ex-jogador, Sebastián e Steven Rincón pediram para que o motorista do carro envolvido no acidente se apresente às autoridades. Eles afirmam que Rincón era passageiro e que a pessoa que estava direção do veículo no momento do acidente ainda é desconhecida.
A versão da família está apoiada no testemunho de algumas pessoas que viram o acidente acontecer e dizem que, logo após a batida, dois homens saíram do carro e tomaram um táxi perto dali. Seriam o quarto e o quinto ocupantes no carro de Rincón, mas eles ainda não foram identificados.

Veja Também