MENU
BUSCAR
ARTIGO

Negócios e pandemia

"Algumas empresas que estavam investindo em negócios digitais aumentaram muito com o faturamento durante a crise criada pela pandemia"

Alexandre SimõesPublicado em 08/06/2021 às 18:43Atualizado há 6 dias
O Diário
O Diário

É sabido que a pandemia do novo coronavírus causou um estrago em pequenos, médios e grandes negócios por todo o mundo. Alguns empreendedores se viram em uma situação difícil por conta de todas as restrições, e foi neste momento que muitos fecharam as portas para nunca mais abrir. Por outro lado, vimos que a experiência de quem se adiantou e acompanhou a tendência mundial de ocupar o mercado da internet foi extremamente positiva em meio ao caos da pandemia. Algumas empresas que já vinham investindo em negócios digitais aumentaram muito o faturamento durante a crise. Ao longo do período mais crítico de isolamento social, cresceu o número de pessoas em busca de aprender novas técnicas e das que tentavam correr atrás do prejuízo, correndo para a internet.

Dessa vez, estamos diante de um desafio: a doença pode chegar a mais uma onda e avançar de forma acelerada novamente, resultando em novas medidas restritivas. Para quem ainda não apostou na internet, ainda está em tempo. Criar uma estratégia de marketing digital, seu e-commerce ou começar a se posicionar na web são fundamentais. Existem muitas ferramentas para auxiliar os negócios, muitas delas são gratuitas e indispensáveis para quem está começando. Ao longo do último ano, os acessos à internet bateram recorde no Brasil. A internet se tornou o meio mais forte de comunicação e de trabalho. O panorama de crescimento de acesso veio junto com o crescimento de uso das redes sociais; quase todo mundo que acessa internet está presente nas redes. Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, mais de 50% da população brasileira utiliza as redes sociais, dado que as reforça como lugares privilegiados para campanhas de marketing.

A grande estratégia é a diversificação. Para estar bem posicionado, é preciso estar em todos os lugares possíveis. Apostar em uma única forma de divulgação é arriscado. O seu negócio precisa estar no Google Meu Negócio, Instagram, Facebook, YouTube, Linkedin, Twitter e em todos os lugares virtuais possíveis. Logicamente, é importante avaliar qual desses lugares é o melhor para se concentrar e se tem condições alimentar esses canais.

Muitas pessoas não têm condições de injetar dinheiro em divulgação, mas não é preciso investir uma fortuna para se posicionar bem na internet. O necessário é uma boa estratégia.

Alexandre Simões é estrategista em marketing digital (www.alexandresimoes.com)   

ÚLTIMAS DE Notícias