INFORMAÇÃO

D. Pedro é eleito presidente do Regional Sul 1 da CNBB

MEMÓRIA Um pouco da história recente da fotografia na vitrine da loja do fotógrafo Ricardo Teixeira, na Rua Dr. Deodato Wertheimer, Centro de Mogi. (Foto: Edson Martins)

Escolha aconteceu na tarde de quarta-feira, no Mosteiro de Itaici

Em sessão reservada, ocorrida durante a 81ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acontece em Itaici, na região de Campinas, o bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini foi eleito para ocupar o cargo de presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB, até o mês de junho de 2019. Dom Edmilson Amador Caetano, de Guarulhos, será o seu vice. Ambos atuarão ao lado de dom Julio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba, atualmente no cargo de secretário-geral do Regional. Dom Pedro Stringhini vai ocupar o cargo que foi exercido por dom Airton José dos Santos, seu antecessor na Diocese de Mogi das Cruzes, o qual vinha atuando conjuntamente como arcebispo na Arquidiocese de Campinas, até ser transferido, no mês passado, para a Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais. A criação das regionais da CNBB aconteceu a partir de 1962, atendendo a um apelo do papa João XXIII, e para se ter uma ideia da importância das novas funções do bispo de Mogi, basta citar que o Regional Sul 1 abrange todo o Estado de São Paulo e é composto atualmente por 41 (arqui) dioceses e seis regiões episcopais, divididas em oito sub-regiões pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba. O novo presidente do Regional Sul 1 é bispo de Mogi das Cruzes desde o dia 24 de novembro de 2012, quando ele assumiu o comando da Diocese depois de atuar como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e como bispo de Franca, no Interior de São Paulo. Natural de Laranjal Paulista, ele foi ordenado sacerdote em São Paulo, no dia 9 de agosto de 1980 e ordenado bispo em 10 de março de 2001.

Memória
Com as presenças da Banda de Música e Guarda à Bandeira da 12ª Brigada de Infantaria Aeromóvel do 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava, o Município de Salesópolis irá homenagear no domingo os 20 pracinhas da Cidade que participaram da 2ª Guerra Mundial. O Dia do Pracinha Salesopolense começa às 8 horas, com missa na matriz; em seguida, às 9h30, na Praça do Expedicionário haverá hasteamento das bandeiras, homenagem aos pracinhas e compromisso à Bandeira por jovens da Cidade.

Inflacionando
O Diretório Municipal do PC do B de Mogi das Cruzes estuda o lançamento de pelo menos três candidatos a deputado estadual da Cidade, nas próximas eleições. Até agora, o enfermeiro Rodrigo Romão já foi escolhido. A indefinição persiste em relação ao apoio para deputado federal. A família do vereador Jean Lopes, que comanda a agremiação na Cidade, está dividida entre os candidatos Marco Bertaiolli (PSD) e Junji Abe (MDB).

Morosidade
Vereadores mogianos têm reclamado, até em plenário, da morosidade no andamento de processos ou trabalhos legislativos que tramitam pela Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal. A demora passou a ocorrer após recente reforma interna do Legislativo, que eliminou a Assessoria Jurídica, onde atuavam dois advogados, e manteve somente a Procuradoria, que passou de dois para três profissionais, os quais estão acumulando os pareceres e defesas de questões administrativas e legislativas da Casa.

Expansão
O Grupo Destaque concluiu negociações com a Nissan do Brasil para abertura de uma revendedora da marca em Caraguatatuba. Será a terceira loja em parceria com a montadora, que deverá ser inaugurada em agosto, dentro do padrão mundial da marca, lançado recentemente no Japão. O novo empreendimento chega no momento em que a concessionária Destaque de Mogi recebe, pela segunda vez consecutiva, a certificação “Qualidade Ouro Nissan 2017”, que a classifica como a número um do País. “As novidades não param por aí. Uma nova loja Jeep, a sexta do Grupo, irá integrar, em breve, nossa expansão para o Litoral Norte”, diz Fabrício Oliveira, um dos diretores do Destaque.

Cotidiano

MEMÓRIA Um pouco da história recente da fotografia na vitrine da loja do
fotógrafo Ricardo Teixeira, na Rua Dr. Deodato Wertheimer, Centro de Mogi. (Foto: Edson Martins)

Frase
Em Brasília, todos são inocentes e todos são cúmplices.
Nelson Rodrigues (1912-1980), teatrólogo, jornalista, romancista, folhetinista e cronista de costumes e de futebol brasileiro, e tido como o mais influente dramaturgo do Brasil


Deixe seu comentário