Diário Logo

Notizia Logo

Visitante da Vila de Luís Carlos terá oficinas gratuitas na mostra sobre o Dia do Artesão

O turista que se programar poderá participar de oficinas de bijuterias, artefatos em fibras de bananeira, crochê, reutilização e cartonagem, técnicas em bambu, entalhe e pintura em madeira, patchwork, macramê, costura, artefatos em tecido, cerâmica e pintura livre com tinta orgânica na charmosa Vila de Luís Carlos, em Guararema. Na 1ª Mostra Comemorativa do Dia […]

8 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

O turista que se programar poderá participar de oficinas de bijuterias, artefatos em fibras de bananeira, crochê, reutilização e cartonagem, técnicas em bambu, entalhe e pintura em madeira, patchwork, macramê, costura, artefatos em tecido, cerâmica e pintura livre com tinta orgânica na charmosa Vila de Luís Carlos, em Guararema. Na 1ª Mostra Comemorativa do Dia do Artesão, o público poderá participar da programa gratuita e aberta.

Entre 11 e 26 de março, a cidade oferece uma série de atividades que homenageiam os artesãos da cidade, em espaços diversos da vila.

Além das oficinas, a Prefeitura preparou uma exposição do artesanato produzido pelos talentosos artesãos que transformam a matéria-prima em belas peças criativas.

Além de apreciar toda esta arte, o visitante que desejar poderá comprar as peças no mesmo local, diretamente do artesão.

A exposição poderá ser visitada no Espaço de Exposições da Vila, aberto nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de março, das 10h às 18h.

As inscrições das oficinas serão realizadas no local das atividades uma hora antes do início de cada aula, e com vagas limitadas. As atividades serão realizadas em diferentes pontos da Vila de Luís Carlos: o pergolado do Pátio José de Souza, o Espaço de Exposições “Engenheiro Luís Carlos” e a Viela Elias Cecin.

No sábado (11), o público a partir de 10 anos aprenderá a fazer bijuterias das 14h30 às 16 horas, e das 16 horas às 17h30 terá acesso a técnicas para a confecção de abayomis. Já no domingo (12), as oficinas são de crochê das 14h30 às 16 horas, e de reutilização e cartonagem, das 16 horas às 17h30. 

E no próximo fim de semana tem mais: no sábado (18), oficina de artefatos em fibra de bananeira das 14h30 às 16 horas e de técnicas em bambu das 16 horas às 17h30; no domingo (19), entalhe e pintura em madeira das 14h30 às 16 horas e macramê das 16 horas às 17h30.

Mas a agenda não acaba aí. Tem ainda mais dois dias de oficinas, com técnica de patchwork das 14h30 às 16 horas e artefatos em tecido (retalhos) das 16 horas às 17h30 do sábado (25); e cerâmica das 14h30 às 16 horas e pintura livre em tecido (com tinta orgânica) das 16 horas às 17h30 do domingo (26).

“Valorizar os nossos artesãos em um evento como esse, ao mesmo tempo em que oferecemos a oportunidade de contato da população com a cultura criativa, é o foco da nossa gestão, que preparou uma agenda repleta de novidades para 2023”, avalia o prefeito de Guararema, o Zé.

Quem também participou da definição do calendário de eventos foi o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que defende a realização de atividades variadas. “Em 2023, além do tradicional Carnaval e da consagrada programação Guararema Cidade Natal estamos apostando em novidades para trazer arte, cultura, entretenimento e diversão aos moradores ao mesmo tempo em que são ações com potencial para atrair turistas para a cidade”, diz ele.

Informações sobre a 1ª Mostra Comemorativa do Dia do Artesão estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ao número 54 da praça Coronel Brasilio Fonseca, ou então pelo telefone (11) 4695-1793.

Veja Também