Diário Logo

Notizia Logo

Videoclipe com intérpretes mogianos comemora o aniversário da cidade

Para comemorar o aniversário de Mogi das Cruzes nesta quarta-feira (1) será lançado às 17 horas, nas plataformas digitais, canal do YouTube e nas redes sociais dos músicos Mateus Sartori e Paulo Henrique (PH) um vídeo com a participação de 32 artistas da cidade interpretando a música “Serra do Itapety”. A canção é uma composição […]

1 de setembro de 2021

Reportagem de: O Diário

Para comemorar o aniversário de Mogi das Cruzes nesta quarta-feira (1) será lançado às 17 horas, nas plataformas digitais, canal do YouTube e nas redes sociais dos músicos Mateus Sartori e Paulo Henrique (PH) um vídeo com a participação de 32 artistas da cidade interpretando a música “Serra do Itapety”.

A canção é uma composição de Henrique Abib e de Paulo Henrique PH e fala sobre as belezas naturais da Serra do Itapety, paisagem motivo de orgulho dos mogianos.

Responsável pela letra da canção, Henrique Abib se lembra de como escreveu a canção que fala sobre as riquezas do bioma é das dificuldades que teve ao pesquisar sobre o tema e não encontrar registros.

“O PH me mostrou a melodia que fez pensando na Serra do Itapety. Esta era a proposta. Fora tudo o que já tinha comigo : o encantamento que ela propõe, os lugares ao entorno. Eu precisava de mais. Fui à Biblioteca Municipal e existia apenas um documento que falava sobre a Serra e era um trabalho de pesquisa feito por alguém de fora. Foi um grande prazer ter feito está música. Um presente”, comemora Abib.

O idealizador do vídeo e responsável pela produção e edição, Mateus Sartori também se recorda do momento em que “Serra do Itapety “ foi criada, num encontro entre os músicos de Mogi das Cruzes.

“Tive a oportunidade de ver esta música nascendo. A casa do Henrique Abib, a minha casa, a casa do PH é um ponto de encontro deste grupo que nós temos destes amigos músicos. E toda vez que nos encontramos sempre tem a hora da “música nova”. O PH é recordista, produz muito. Me lembro do Henrique mostrando esta letra num encontro à noite e falando da inspiração que é a Serra. O orgulho que a gente tem de ter este patrimônio na nossa cidade que faz com que ela seja riquíssima em fauna e flora, além da qualidade do ar. Enfim traduz um respeito à este patrimônio natural que temos em nossa cidade”, lembra Mateus Sartori.

De acordo com Sartori, a ideia inicial era a de gravar a música em parceria com Paulo Henrique no estilo voz e violão devido às incompatibilidades de agenda. Mas na medida em que foi fazendo as gravações pensou em convidar outros intérpretes de diversos segmentos musicais, celebrando assim a diversidade musical que Mogi tem. O vídeo conta ainda com uma legenda para promover acessibilidade.

“A ideia era fazermos um vídeo postarmos em nossas redes sociais. Mas como material foi ficando bom, resolvi chamar mais pessoas e tentar contemplar todos os segmentos. Tem gente  do hip hop, da música sertaneja, da MPB, da cultura popular, música gospel e etc “, celebra Sartori.

A base instrumental tem Paulo Henrique PH no violão e no baixo e Juliana Rodrigues no piano. Os intérpretes que participaram dos vocais foram: Acme, Alex Constantino, Aline Chiaradia, Amanda Araújo, André Mello, Bia Mello, Brenô, Carlos Mello,  Célia Fonseca, Dani Anjos,  Dani Dias,  Fernando Saab, Gaby Novais, Hulda Souza, Léo Zerrah, Maria Mello, Mateus Sartori, Max Grácio, Meyson, Paulo Betzler, Paulo Henrique, Pedrão Abib, Pedro e Luiz, Pottel, Roberta Coentro, Roque Martins, Rui Ponciano, Serginho Machado, Valéria Custódio, Waldir Vera  e Yrapoan Jr.

O vídeo irá ao ar nas redes sociais dos participantes a partir das 17 horas desta quarta-feira (1°).

https://www.instagram.com/mateussartorioficial/

https://www.instagram.com/paulohenriquecompositor/

 

Sobre Mateus Sartori

Mateus Sartori é músico, arquiteto urbanista, turismólogo, gestor cultural e empresário. Cursou Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e formação do SESC e é pós-graduado em Gerente de Cidades pela FAAP e Cultura Plano e Ação pela USP.

Estudou Canto Erudito e Regência na Escola Municipal de Música de São Paulo e Universidade Livre de Música Maestro Tom Jobim, hoje EMESP . 

Durante a pandemia lançou o livro “Política Cultural, uma Construção Coletiva” e  seu sexto álbum ” Na Volta Que o Mundo Dá”, disponível em todas as plataformas digitais.

Confira a seguir a música:

 

SERRA DO ITAPETY

(Paulo Henrique/Henrique Abib)

 

Linha torta, horizonte, Itapety

Verde porta dessa terra onde nasci

Vida, fonte, guarida, coração de Mogi

Guarda vidas e a gente daqui

 

Olha o homem, olha a serra, Itapety

Claro que olhamos,  pois estamos aqui

A lhe ver num sorriso, a lhe ver no amanhã

E pra sempre nos vendo em ti

 

Cedro, Seringueira, Embaúba, Pau-Ferro, Pau-Brasil

Suinã, Paineira, Quaresmeira, quem te viu?

Mocho, Pintassilgo, João de barro, Anú, Araçarí

Jabutí, Tatú, Gambá, Esquilo, Porco do Mato, Quati

 

Sertão, Capela Santo Alberto,Sabaúna, Taboão

Volta-Fria, Aracy, Tabor, Maricá, Beija-Flor

Gruta Santa Terezinha, Pico do Urubu, Botujurú

As estrelas a te coroar e o Tietê aos seus pés

 

Vivo e morro por vê-la, meu canto zela por ti

Verde que te quero inteira, verde que te quero aqui!

Serra do Itapety

 

Veja Também