Diário Logo

Notizia Logo

Teatro nos Parques: Centenário e Leon Feffer têm espetáculos gratuitos

Teatro nem sempre precisa ser realizado em um ambiente com cortinas vermelhas, holofotes brilhantes e cadeiras dispostas em formato de auditório. Um espetáculo pode ser encenado ao ar livre também, em contato com a natureza. É isso o que propõe o projeto ‘Teatro nos Parques’, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio […]

9 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Teatro nem sempre precisa ser realizado em um ambiente com cortinas vermelhas, holofotes brilhantes e cadeiras dispostas em formato de auditório. Um espetáculo pode ser encenado ao ar livre também, em contato com a natureza. É isso o que propõe o projeto ‘Teatro nos Parques’, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da empresa Gerdau. E neste final de semana, a ação chega gratuitamente a Mogi das Cruzes, tanto no Parque Centenário como no Leon Feffer. Confira os horários: 

A primeira peça é ‘Ditinho Curadô’, do coletivo Nativos Terra Rasgada, às 15 horas deste sábado (12), no Parque Centenário da Imigração Japonesa. Por lá, o público poderá mergulhar no universo caipira a partir da história de Ditinho, um costumeiro caipira que, belo dia, foi agraciado com o “dom” de falar com santos através de fitas da bandeira do divino.

Deste dia em diante Ditinho resolve ser o “interlocutor dos humanos com os santos”, e entre uma consulta e outra torna-se conhecido e requisitado, o que o leva a melhorar de vida. Ele acaba se envolvendo em grandes confusões por conta de seu “dom”, o que o coloca frente a frente com seus próprios problemas, transformando drasticamente a vida pacata desse pobre caipira.

Retrato da figura típica dos interiores de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e até Goiânia, ‘Ditinho Curadô’ mostra uma região onde os costumes simples são embebecidos por forte religiosidade e relações entre pessoas, construídas com enfoque na confiança, na palavra. O espetáculo é um olhar para este universo aparentemente simples, mas recheado de mazelas e situações que sustentam as raízes culturais de grande parte da população da região central do país.

Também no Centenário, mas às 11 horas de domingo (13), a montagem ‘Fuzurufafa Bafafazuru’, do Circo Teatro Rosa dos Ventos, promete divertir pessoas de todas as idades a partir de uma apresentação cômica, alto astral e em “estilo rueiro”, com “música ao vivo, muita sonoplastia e grandes surpresas”.

Quem convida o público são os palhaços Dez pra Sete, Custipil e Seu Lavanco. Mas convida a quê? A “conhecer o futuro do circo”, por meio de um complexo número de projeção holográfica de artistas famosos. Mas como nem tudo dá certo, o trio acaba tendo que improvisar, cantando músicas e organizando números e brincadeiras que remetem ao que há de mais tradicional na arte circense, em um processo que transforma uma vaquinha caipira em grande atração.

No mesmo domingo (13), mas no Parque Leon Feffer, às 15 horas será tempo de ‘Hoje tem Espetáculo’. Esta é a primeira peça do Circo Teatro Rosa dos Ventos, criada a partir dos “clássicos de palhaço” que encantam diferentes gerações há pelo menos dois séculos.

Aqui, as cenas trazem a marca de “palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo do espetáculo começar, já na montagem de cenário, troca de roupas, aquecimento, passagem de som, maquiagem, terminando com músicas nada normais e três palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo”.

Se antes o convite era para presenciar o futuro do circo, agora a participação é mais palpável: “o público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos são os personagens principais da roda”, que também tem malabaristas e atiradores de faca, além dos próprios palhaços.

 

Teatro nos Parques

A equipe de produção do Teatro nos Parques conta que tem se dedicado a planejar e executar projetos de teatro, circo e dança, acessíveis a todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e teatros municipais com acessibilidade garantida para toda população.

Até 2021, em sua 15ª edição, foram realizadas 524 apresentações teatrais em seis estados e 25 cidades brasileiras, ficando entre uma das maiores temporadas itinerante de teatro do país. Entre os municípios atendidos estão Guararema e Mogi das Cruzes. 

Serviço

 

Sábado – 12/03/22

Parque Centenário (Avenida Francisco Rodrigues Filho, s/n – César de Souza)

15 horas – ‘Ditinho Curadô’, por Nativos Terra Rasgada

 

Domingo – 13/03/22

Parque Centenário (Avenida Francisco Rodrigues Filho, s/n – César de Souza)

11 horas – ‘Fuzurufafa Bafafazuru’, por Circo Teatro Rosa dos Ventos

 

Parque Leon Feffer (Avenida Valentina Mello Freire Borenstein, s/n – Braz Cubas)

15 horas – ‘Hoje tem Espetáculo’, por Circo Teatro Rosa dos Ventos

Veja Também