Diário Logo

Notizia Logo

Teatro Contadores de Mentira, de Suzano, realiza encontro cultural com o selo do Sesc

Neste sábado, dia 23, o Teatro Contadores de Mentira recebe a ação Percursos Urbanos do Sesc-SP Centro de Pesquisa e Formação. O projeto do Sesc CPF já esteve em diversos espaços da capital e agora visitr a recém inaugurada sede do grupo de Suzano, que foi construída pelos próprios artistas ao longo de 3 anos.  […]

19 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Neste sábado, dia 23, o Teatro Contadores de Mentira recebe a ação Percursos Urbanos do Sesc-SP Centro de Pesquisa e Formação. O projeto do Sesc CPF já esteve em diversos espaços da capital e agora visitr a recém inaugurada sede do grupo de Suzano, que foi construída pelos próprios artistas ao longo de 3 anos. 

O encontro busca reunir pessoas interessadas em aprimorar os seus conhecimentos nos campos da gestão e mediação cultural. Acontecem por meio de conversas diretas com gestoras e gestores de espaços culturais afetivos, caracterizados como lugares de repouso, espiritualidades, acolhimento e histórias.

Serão apresentados também projetos artísticos que repercutem na vida das pessoas e por consequência nos territórios.

“Nesse mês é proposto um percurso urbano para conhecer o território e as pessoas envolvidas nos projetos artísticos e na gestão da sede do grupo de teatro Contadores de Mentira”, convidam os organizadores.

 A programação para esse encontro destaca no primeiro momento a recepção afetiva, a visitação da sede, uma roda de conversa sobre o “Tema terra, território e teatro” – momento que o grupo compartilhará a história do espaço, com falas, fotos, vídeos e poesia.

Além disso, em um segundo momento será proposta experimentação física de algumas danças e cantos das manifestações populares brasileiras, e “por fim, a escuta dos participantes na despedida”.

O Sesc, por meio do Centro de Pesquisa e Formação, disponibilizará o transporte para o deslocamento até o espaço cultural, localizado na cidade de Suzano, com a saída do ônibus às 9h30 da Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, Bela Vista.

Já o endereço da sede é rua Maria de Lourdes M. Vieira, 42 , no Parque Maria Helena, em Suzano. As inscrições podem ser feitas a no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

Conheça os Contadores de Mentira

O Grupo Contadores de Mentira nasceu em 1995 na cidade de Suzano, região do Alto Tietê, onde desde 2013 mantém também uma sede física. Produz obras teatrais, festivais, encontros, formações artísticas, demonstrações técnicas de trabalho, intercâmbios e sobretudo, um diálogo de sobrevivência, crescimento, articulação e atitude entre cidadão e cultura. 

A trupe se dedica à pesquisa de um teatro de rito, desenvolvendo trabalhos que partem da antropologia, história, política e sociedade. Está ligada a redes nacionais e internacionais, construiu um percurso sólido com suas obras e investigações, tendo compartilhado seus estudos pelo Brasil, Américas do Sul, Norte, Central e Europa.

Veja Também