Diário Logo

Notizia Logo

Taiaçupeba é palco para o 2º Festival Cultura Sertaneja de Mogi

O 2º Festival Cultura Sertaneja de Mogi das Cruzes será realizado no próximo final de semana (sábado dia 9 e domingo dia 10), na Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba (SAT), com entrada gratuita. O evento contará com atrações musicais, além de passeios guiados pelo projeto Roteiro do Patrimônio e doação de mudas nativas. Os interessados […]

5 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

O 2º Festival Cultura Sertaneja de Mogi das Cruzes será realizado no próximo final de semana (sábado dia 9 e domingo dia 10), na Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba (SAT), com entrada gratuita. O evento contará com atrações musicais, além de passeios guiados pelo projeto Roteiro do Patrimônio e doação de mudas nativas.

Os interessados poderão participar de um aulão de dança sertaneja e serão comercializados artesanatos e alimentos na festividade. O evento faz parte do 13º Festival de Inverno da Serra do Itapety.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes está organizando o festival com o objetivo de divulgar, celebrar e valorizar os elementos da cultura sertaneja presentes na cidade. Por esse motivo é organizado em locais descentralizados e rurais.

A programação prevista no 13º Festival de Inverno da Serra do Itapety vai receber oito atrações musicais nos dois dias de festividade, além de 30 comerciantes de artesanatos diversos e mais 13 barracas para venda de alimentos. A dica para os participantes é o passeio guiado pelo distrito, que contará com um ônibus com 29 vagas, que os conduzirá a pontos turísticos da região.

Os interessados em fazer o Roteiro do Patrimônio pelo distrito irão desfrutar de uma visita guiada por um monitor local e acompanhados pelo Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes, com duração aproximada de 1h30. Os participantes irão conhecer as igrejas de São Sebastião e Santa Cruz.

As capelas foram decoradas com pinturas e entalhes de madeira feitos nos altares dos templos, com autoria de José Benedito da Cruz (JBC). JBC é um grande artista sacro-popular, conhecido por suas obras em capelas rurais da região e do Vale do Paraíba. É em Taiaçupeba que seu maior acervo resiste em boa parte intocado, há mais de 100 anos. Para participar as inscrições devem ser feitas por aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail [email protected], pelo site da Cultura ou presencialmente na sede da Pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba está localizada na rua Seis de Junho, 377, em Taiaçupeba.

Confira a programação completa do 2º Festival Cultura Sertaneja (sujeita a alterações):

 

09/07 (Sábado)

11h00 Abertura das barracas
11h00 Roteiro do Patrimônio
13h00 Grupo Regional de Viola Caipira
14h00 Roteiro do Patrimônio
14h00 Aulão de dança sertaneja
15h00 Show O Início, com Pedro & Luiz
17h00 Show acústico Eduardo Henrique
19h00 Show Melô de Taiá, com Vital de Souza & Banda Ruínas

 

10/07 (Domingo)

11h00 Abertura das barracas
11h00 Roteiro do Patrimônio
13h00 Família Novais e Bia Mello
14h00 Roteiro do Patrimônio
15h00 Amaranto e Família Araújo
17h00 Shirley Luzia & Prata Fina
19h00 As Melhores do Sertão, com Luiz Claudio e Sergio Melo

Veja Também