Diário Logo

Notizia Logo

Sesc Mogi tem aula aberta para idosos, shows e peças teatrais

Até o final de junho (29/06) os idosos podem aproveitar as aulas abertas de alongamento no Sesc Mogi. A atividade proporciona a melhora da postura corporal e estimula a qualidade dos movimentos nas atividades diárias. Ao longo da semana, ainda tem espetáculos teatrais, literatura, pintura e muitas outras atividades para todas as idades. Confira mais […]

9 de maio de 2022

Reportagem de: O Diário

Até o final de junho (29/06) os idosos podem aproveitar as aulas abertas de alongamento no Sesc Mogi. A atividade proporciona a melhora da postura corporal e estimula a qualidade dos movimentos nas atividades diárias. Ao longo da semana, ainda tem espetáculos teatrais, literatura, pintura e muitas outras atividades para todas as idades. Confira mais detalhes sobre esta e outras atrações do Sesc nesta semana:

IDOSOS

 

Alongamento: flexibilidade e relaxamento

Aulas de alongamento objetivando aumentar os níveis de flexibilidade e relaxamento dos músculos e, com isso, diminuir os riscos de lesões, melhorar/corrigir a postura corporal e estimular a qualidade dos movimentos nas atividades diárias.
 
Quem ministra a atividade é o educador físico da cidade de Mogi das Cruzes, Matheus Alves. Atua como professor de educação física em escolas particulares e em academias como professor de alongamento, dança, entre outros.

Quando: de 11/5 a 29/6, quartas, às 17h | Duração: 60 minutos | Grátis | Inscrições gratuitas na Loja Sesc | Vagas limitadas

 

MÚSICA/SHOWS

 

Dáguas

Esse encontro movido pelo afeto e resistência, traz Izzy Gordon, que acaba de lançar o seu quinto álbum, “O dia depois do fim do mundo”; Renato Gama, que lançou esse ano o seu terceiro disco o “Afrogira”; Tita Reis, que lançará ainda esse ano, o seu segundo álbum, o “Urucum – Luta-Amor”; Alldry Eloise que também lançará esse ano, o seu primeiro álbum “Raízes” e Ronaldo Gama, que participa da produção musical de todos esses trabalhos.

Dáguas apresenta um repertório nutrido por nascentes da música e da poesia brasileira, propondo um encontro com a literatura cantada onde o lazer e a descontração reafirmam que ler e ouvir música fazem parte do bem viver. As canções navegam pela produção ancestral mirando caminhos que afirmam o Afrofuturismo, o samba e o jazz. Ao navegar por essas águas, a esperança se faz presente possibilitando composições próprias e parcerias com poetas como Neide Almeida, Débora Garcia, Almir Rosa e Sérgio Vaz.

Quando: Quinta, 12/5, 20h | Duração: 90 minutos | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos

 
ARTES VISUAIS

 

Laboratório Aberto de Artes Visuais

A sala de oficinas do Sesc Mogi foi cuidadosamente pensada para abrigar experimentações, oficinas, cursos e vivências das mais diversas técnicas. Com Danilo Medeiros, Educador do Espaço de Tecnologias e Artes, o Laboratório Aberto é um espaço de troca de conhecimentos e uma oportunidade para o público treinar, desenvolver ou experimentar materiais e técnicas que são ensinadas nos cursos do Sesc Mogi.

Quando: Dias 12/5, 26/5, 9/6, 23/6, quintas, das 18h às 20h | Classificação: A partir de 16 anos | Vagas limitadas | Inscrições no local da atividade, a partir das 17h40. | Entrada: Grátis. Vagas: limitadas – distribuição de senhas 20 minutos antes do início.

 

LITERATURA/ ESPETÁCULO

 

Poéticas do Bonfim

A poeta Jô Freitas propõe com esse espetáculo literário uma espécie de território nordestino, tendo a Bahia como condutor de suas tradições. O Show poético-literário conta com versos próprios, buscando um universo Baiano aconchegante com a sanfona e a viola. É a poesia do interior e da cidade grande em junção através da poesia falada (Spoken word) e da poesia cantada.
Jô Freitas é atriz, poeta e escritora. Nordestina adotada por São Paulo há 27 anos, realizou alguns projetos literários fora do Brasil. Em 2017 desenvolveu seu trabalho no Peru, chamado “Mulheres em Travessia” composição de poesia e áudio visual através das histórias das mulheres, em novembro de 2018 lançou seu livreto “Flores” e em 2019 viajou para Moçambique e África do Sul no festival de poesia “Poetas D`alma.

Quando: Dia 13/5, sexta, 20h | Duração: 60 minutos | Classificação: A partir de 12 anos| Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

Histórias escolhidas: Mediação de Leitura

Histórias Escolhidas é uma proposta de Mediação que sugere leitura e acolhimento. Num ambiente lúdico, acolhedor e atraente em cores e alegria, a Cia Terezinha convida o público a desfrutar de uma sessão de mediação de leitura e experimentar possibilidades prazerosas, como ouvir uma boa história, folhear diferentes livros e brincar com as palavras. Tudo isso com fundos musicais, cuidado e afeto. A Cia. Terezinha de Contação de Histórias é formada pela atriz, contadora de histórias e arte educadora Patrícia Pires, e pelo músico, contador de histórias e arte educador, Paulo Souza. Atuam no circuito profissional há 9 anos com Contação de Histórias, Mediação de Leitura e Intervenções Artísticas. Já se apresentaram em Teatros, Bibliotecas, Museus, Centros Culturais, Festivais de Literatura, escolas, Unidades do Sesi, e Unidades do Sesc em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A atriz e contadora de histórias Patrícia Pires recebeu o Troféu Baobá de Contação de Histórias, por fortalecer a Arte Narrativa no Brasil.

Quando: sábados e domingos de maio, das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30 | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingresso.

 
ARTES VISUAIS

 

Ateliê Aberto de Pintura de Letra

O ateliê aberto de pintura de letra convida o visitante a experimentar de maneira prática a pintura de letras e composições de letreiros criados e desenhados à mão livre, com técnica de pincel de letrista e pincel chato, relacionando sua utilização em diferentes profissões populares.
Com Filipe Grimaldi, letrista e designer. Atua no mercado de design gráfico desde 2006 e, nos últimos anos, vem focando no estudo de técnicas manuais de caligrafia, lettering e pintura de letra, migrando parte do seu trabalho para o desenvolvimento de letterings e pintura decorativa comercial pelo @aterliersinlogo. A partir de 2014, criou uma didática introdutória de caligrafia, lettering e pintura de letra, montando turmas em mais de 15 unidades do Sesc e outros cursos privados espalhados pelo Brasil.

Quando: Dias 14 e 15/5, sábado e domingo, às 14h | Duração de três horas| Classificação: A partir de 5 anos | Vagas limitadas. | Entrada: Grátis | Vagas: limitadas – distribuição de senhas 20 minutos antes do início.

MEIO AMBIENTE

 

Oficina de Biojoias

Na oficina de Biojoias “da palmeira ao corpo”, a ecoartesã Jéssica Terra irá apresentar o fruto da palmeira do açaí, a importância da reutilização das suas sementes e de uma maneira leve e alegre, ensinará uma linda Biojoia! A missão da oficina é unir criatividade, natureza e sustentabilidade!

Quando: sábado (14/05), 11h | Duração: 120 minutos | Classificação: 16 anos | Entrada: Grátis. Vagas: limitadas – distribuição de senhas 30 minutos antes do início.

TEATRO

 

Gran Circo de Fios Com a Cia. A DitaCuja

O apresentador anuncia o início do espetáculo do Gran Circo de Fios com números de grande habilidade e perigo. Duas palhaças bonecas, Dorotéia e Teodora,
 
adentram a arena para dar início à apresentação que passa pelos números mais variados de virtuose e diversão. Gags clássicas de palhaços, o perigoso número de caminhar sobre a corda bamba, o clássico número do mergulho no copo e o assustador número da palhaça arremessada pelo canhão estão entre as cenas que o público poderá presenciar no espetáculo, apresentadas pelas duas marionetes.

Quando: sábado (14/05), 16h | Duração: 60 minutos | Classificação: livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

 

Feira de Teatro Lambe-lambe Com a Cia. A DitaCuja

Caixeiros lambe-lambe se encontram para iniciar os trabalhos. Caixas se distribuem pelo espaço, formando a Feira de Teatro Lambe-lambe onde as mais diversas e poéticas histórias são contadas por meio de sombras, bonecos e interações das mais variadas linguagens do teatro de animação. O teatro lambe-lambe é um micro universo que concentra a beleza poética em um tempo e espaço mínimos. Dando vida às formas em miniatura, conta histórias de curtíssima duração em um palco dentro de uma caixa. Ele também é conhecido como Teatro de Miniaturas. É uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez.

Quando: domingo (15/05), 14h | Duração: 120 minutos | Classificação: livre | Entrada: Grátis – Distribuição de senhas 20 minutos antes do início.
 
Ficha técnica – Os dois espetáculos (Gran Circo e Feira Lambe-lambe) são da Cia. A DitaCuja, fundada em fevereiro de 2007 na cidade de Ribeirão Preto/SP. Na estrada, suas peças viajaram as principais mostras e festivais com projetos premiados em vários editais como Prêmio Myriam Muniz/Funarte e Proac/Governo de SP. O grupo pesquisa a linguagem do Teatro Lambe-lambe, da animação, do teatro de rua e da palhaçaria. Fundadores do espaço cultural Casa das Artes, que se tornou um importante espaço de criação, formação e difusão cultural em Ribeirão Preto, além da implantação do projeto Sala de Teatro para orientação e formação de grupos estudantis em escolas públicas da cidade.

SHOW/ ESPETÁCULO

 

Show Yzalú

Nascida em São Bernardo do Campo, Yzalú é uma das expoentes da nova Música Popular Brasileira, unindo a tradição da MPB com a renovação do rap nacional. Influenciada por Marisa Monte, Jorge Ben, Michael Jackson, Lauryn Hill, em 2016 a artista lança seu primeiro álbum, “Minha Bossa é Treta”, tendo recebido alguns prêmios pelo trabalho.

 Yzalú é cantora, rapper, compositora e violonista oriunda de São Paulo. Com 18 anos de carreira, se destacou ao unir o violão ao rap e inovou no cenário independente ao apresentar o seu primeiro álbum intitulado “Minha Bossa é Treta”. Lançado em 2016, ousou ao experimentar ritmos diversos desde o Rap, passando pela MPB, Samba Jazz e Afrobeat. Seu álbum foi considerado um dos melhores do ano por sites especializados e ganhando alguns prêmios. Yzalú é uma notória artista no Brasil que faz de sua deficiência física uma ferramenta artística dentro da música, como forma de empoderamento e transformação social. Yzalú particularmente se destaca ainda por possuir um trabalho genuíno, consistente e original. Seu último lançamento, o EP Quântica, foi uma parceria inédita com a cantora Shirley Casa Verde.

Quando: Dia 15/5, domingo, 16h | Duração: 80 minutos | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

Protocolos Sanitários | Importante

Para todas as atividades é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19.

Para as crianças acima de 05 anos (uma dose), para os demais acima de 12 anos (02 doses ou dose única).

O uso de máscara durante a permanência não é mais obrigatório, conforme Decreto Estadual, mas segue recomendado, especialmente nas áreas fechadas ou cobertas. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes. Agradecemos a compreensão com as medidas sanitárias que visam o seu bem-estar e a segurança de todos.

 

Serviço

Sesc Mogi das Cruzes
Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Mais informações estão disponíveis em sescsp.org.br/mogidascruzes ou no Instagram @sescmogidascruzes.

Veja Também