Diário Logo

Notizia Logo

Sesc Mogi recebe Mostra de Cinema Nacional Premiado

Pela segunda vez, o Sesc Mogi programa Cinema em tela grande e ao ar livre. Agora, a temporada será para os títulos nacionais de importantes diretores brasileiros que tiveram seus trabalhos premiados. A ação visa o lazer e também a reflexão trazida pelos filmes propostos. A mostra inédita em Mogi das Cruzes vai reunir obras […]

24 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

Pela segunda vez, o Sesc Mogi programa Cinema em tela grande e ao ar livre. Agora, a temporada será para os títulos nacionais de importantes diretores brasileiros que tiveram seus trabalhos premiados. A ação visa o lazer e também a reflexão trazida pelos filmes propostos.

A mostra inédita em Mogi das Cruzes vai reunir obras dos diretores Walter Salles, Daniela Thomas, Aly Muritiba, Glauber Rocha e Alê Abreu.

Ao todo são 4 filmes que serão exibidos de quarta-feira a sábado, com entrada franca, e sempre às 19h30. Da comédia ao drama, passando pelo western, pelo suspense e pela animação, as obras abarcam vários momentos e “escolas” da produção nacional e apresentam um país violento e sonhador, passando por temas como a libertação dos oprimidos, a (re)descoberta do país, os tabus sociais sobre relações homoafetivas, o racismo e o preconceito contra migrantes.

Confira os filmes:

Linha de Passe

Dir: Walter Salles e Daniela Thomas I 117 min I 2008 I Drama I Brasil

Dia 27/4, Quarta, 19h30 às 21h – Gramado Pista

O filme é centrado na história de quatro irmãos da Cidade Líder, periferia de São Paulo que, com a ausência do pai, precisam lutar por seus sonhos. Um deles, Dario, vê em seu talento como jogador de futebol a esperança de uma vida melhor. O título é uma alusão ao futebol, que está no centro das atenções, assim como a religiosidade e a ausência da figura paterna.

Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna. Pela sua atuação no filme, Sandra Corveloni ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 2008. O filme também foi indicado à Palma de Ouro na mesma edição do festival francês.

Deserto Particular

Dir: Aly Muritiba I 125 min I 2021 I Drama, Suspense I Brasil

Dia 28/4, Quinta, 19h30 às 21h – Gramado Pista

Em Deserto Particular, Daniel é um policial exemplar, mas acaba cometendo um erro que coloca em risco sua carreira e sua honra. Quando nada mais parece o prender a Curitiba, ele parte em busca de Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente. Ele então mergulha em um intenso processo interno para aprender a lidar melhor com seus próprios afetos.

Deserto Particular é um longa-metragem com direção de Aly Muritiba roteirizado em parceria com Henrique Santos. Foi produzida pela Grafo Audiovisual. O filme teve boa recepção, tendo sido ovacionado por 10 minutos em Veneza e levou o Prêmio do Público. Foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais para ser o representante brasileiro no Oscar[3] na categoria Melhor Filme Internacional em 2022. No Brasil, foi lançado pela Pandora Filmes nos cinemas em 25 de novembro de 2021. Antes do lançamento nos cinemas do país, foi apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme foi indicado para representar o Brasil no Oscar 2022.

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro

Dir: Glauber Rocha I 95 min I 1969 I Drama, Faroeste I Brasil

Dia 29/4, Sexta, 19h30 às 21h – Gramado Pista

Misturando cordel e ópera, esta aventura apresenta o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coronéis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antonio adquirir uma nova perspectiva de vida.

Continuação de Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme que projetou internacionalmente Glauber Rocha. Misturando cordel e ópera, esta aventura apresenta o personagem Antônio das Mortes, que recebe a tarefa de eliminar um novo cangaceiro da região. No caminho, ele encontra diversos jagunços e coronéis e se vê cara a cara com o povo do sertão e com as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão Antonio adquirir uma nova perspectiva de vida. Pelo filme, Glauber Rocha recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 1969.

O Menino e o Mundo

Dir: Alê Abreu I 85 min I 2013 I Animação I Brasil

Dia 30/4, Sábado, 19h30 às 21h – Gramado Pista

Em O menino e o mundo, um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016.

O Sesc Mogi fica na rua Rogerio Tácola, 118, bairro do Socorro. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

 

Veja Também