Diário Logo

Notizia Logo

Sesc Mogi recebe atrações do Festival de Aprender a partir deste sábado (9)

Deste sábado (9) até o próximo dia 17 de julho, o Sesc Mogi das Cruzes sedia a programação da quinta edição do FestA! – Festival de Aprender, realizado pelo Sesc São Paulo em todas as suas unidades do estado, com objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações, favorecer o reconhecimento do […]

6 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Deste sábado (9) até o próximo dia 17 de julho, o Sesc Mogi das Cruzes sedia a programação da quinta edição do FestA! – Festival de Aprender, realizado pelo Sesc São Paulo em todas as suas unidades do estado, com objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações, favorecer o reconhecimento do potencial criador de cada indivíduo, e reforçar à população que o Sesc é um lugar de aprender.

Com mais de 350 atividades, a programação gratuita – que tem a pluralidade como uma característica marcante – retorna ao formato presencial depois de dois anos. 

São cursos, oficinas, demonstrações, bate-papos e vivências para todas as idades, com foco em artes gráficas e têxteis, audiovisual, criação de jogos, realidade virtual, HQ, tecnologias digitais, sociais, ancestrais e sustentáveis, proporcionando o contato do público com técnicas construtivas, fotografia, gravura, desenho, modelagem, artesanato, marcenaria, fabricação digital e eletrônica criativa.

Como faz desde a sua criação, o FestA! – Festival de Aprender promove a troca e a ampliação de experiências e conhecimentos em artes e tecnologias entre públicos, educadores, artesãos e artistas. Ao participar ou se inscrever em uma das ações, o público terá a oportunidade de aprender sobre as mais diferentes técnicas e habilidades, como fabricar um bongo cajón (instrumento musical), aprender técnicas de cerâmica indígena, participar de um hackathon de criação de verbetes para wikipedia, criar um webdoc, produzir uma panela de barro, construir um totem wi-fi movido à energia solar, criar jogos de cartas e tabuleiro, fazer curso de dublagem, construir carrinhos de rolimã e discutir  sobre algoritmos e segurança da informação entre outras. 

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “atividades de experimentação nas artes são fundamentais para facilitar a aproximação de variados públicos ao universo artístico, permitindo criar momentos de lazer e aprendizagem. A rede de unidades do Sesc constitui, neste sentido, um privilegiado sistema para o oferecimento de cursos e oficinas em artes e tecnologias, favorecendo não apenas o acesso do público, mas a apresentação e circulação de distintos profissionais do ensino das artes, em ações marcadas pela cooperação e compartilhamento de saberes”.

Um dia antes da abertura oficial do festival, nesta sexta-feira (8), das 11h30 ás 15h30, acontece no Poupatempo Sé a Feira de demonstrações de ferramentas com diversos artífices e educadores apresentando técnicas e ferramentas utilizadas em seus ofícios ligados a marcenaria, pequenos reparos caseiros, mecânica automotiva e entalhe em madeira, entre outros.

Destaques em Sesc Mogi das Cruzes

A unidade do Sesc em Mogi participa pela primeira vez do FestA! – Festival de Aprender, com programação marcada pela inspiração na cultura japonesa, uma homenagem aos imigrantes do país que fazem parte da formação da cidade. Entre os destaques está a Feira de Cerâmica com artesãos e alunos dos cursos de cerâmica do Casarão do Chá, que venderão suas peças e estarão disponíveis para trocas durante todos os dias do festival. A instalação audiovisual Jardim de Borboletas: uma experiência imersiva em cores e luzes também promete agitar a unidade. O projeto de Demétrio Portugal em parceria com Ceci Soloaga e Erica Mizutani acontece durante três noites (de 12 a 14 de julho, terça a quinta-feira, das 18h30 às 21h30) transformando o galpão do Sesc Mogi das Cruzes numa obra viva, onde o público pode interagir com a instalação dentro e fora do espaço.

Ações de 9 a 17 de julho

Feira de Cerâmica 
Com Casarão do Chá

A Feira de Cerâmica reunirá artesãos e alunos dos cursos de cerâmica do Casarão do Chá, de Mogi. Haverá venda das cerâmicas, com diferentes técnicas de modelagem e pintura. Louças, vasos, animais e esculturas estão entre os itens da Feira. O público também poderá dialogar com o grupo sobre as técnicas de criação e queima que são desenvolvidas no Casarão. 
De 9 a 17/7, sábados e domingos, das 10h às 17h
Galpão Multiuso
Livre | Grátis – Sem retirada de ingressos

Desenho de Observação ao vivo
Com Renan Cruz e Ricardo Yamagani 

Vivência com demonstrações sobre formas de olhar e representar cenas montadas inspiradas na cultura japonesa, a partir de abordagens poéticas do desenho de observação. Diversas ferramentas de trabalho ficarão à disposição durante a prática do desenho, de forma que o público possa acompanhar e dialogar sobre o processo criativo dos artistas que trabalharão juntos, inclusive interferindo na obra do outro, se assim quiserem. 

Com Renan Cruz
Artista visual que transita entre mídias digitais e analógicas. Formado em Design Publicitário pela EPA e com cursos especializados em gravura em metal e madeira, fotografia analógica, encadernação, desenho, tatuagem.

Ricardo Yamagani 
Artista visual e tatuador, se aprofundou no estudo de desenho e ilustração passando pela escultura e modelagem, técnicas de pintura e xilogravura.
De 9 a 17/7, sábados e domingos, das 14h às 17h
Alameda Arborizada | Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos

Corrida em Realidade Virtual por cidade japonesa
Com ZaxisTools
Vivência de game em realidade virtual. Nesta corrida por cidades japonesas usando óculos de realidade virtual, o jogador controla sua velocidade por um simulador de handbike. 

De 9 a 17/7, sábados e domingos, das 10h às 16h
Galpão Multiuso |  Grátis – Sem retirada de ingressos

Ações do final de semana (9 e 10 de julho)

Mangá nos Vidros
com Júllio Vieira
Mangá é palavra usada para nomear o estilo japonês de Histórias em Quadrinhos. Durante o primeiro final de semana do FestA! – Festival de Aprender, o desenhista mogiano Júllio Vieira irá criar personagens desse estilo nos vidros do Sesc Mogi das Cruzes, além de tirar dúvidas e conversar com o público sobre o tema. 
Júlio Vieira é desenhista e professor de Mogi das Cruzes há mais de 20 anos. Atuou como instrutor de desenho do departamento de cultura do Nippon Country Club em Arujá/SP. Ministra cursos na região do Alto Tietê em temas como Mangá, Desenho Artístico e Artes Gráficas. 
Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 10h às 12h
Livre | Grátis – Sem retirada de ingressos.

Sashiko: Bordado Oriental
com Marilene Vilela Yamassaki
Nesta oficina, os participantes irão aprender sobre a história e exercitar na prática a técnica japonesa de bordado conhecida como sashiko. Esta técnica têxtil é feita à mão com ponto de alinhavo formando quadrados, triângulos e círculos.
Marilene Yamassaki é artesã e trabalha na Feira da Liberdade há 26 anos. Ministra cursos de bordado e arte têxtil para diversas instituições culturais e Sesc`s do Estado de São Paulo. Realiza experiências em diferentes tipos de tecidos e outros materiais e técnicas relacionados à área têxtil, como tingimento e descoloração. 
Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 14h às 17h
Sala 1 – Oficinas | Não recomendado para menores de 16 anos| Inscrição – Grátis

Japão na prensa: demonstração de xilogravura 
Com Murillo Sponda
Demonstração de xilogravura com o gravurista mogiano Murilo Sponda. O artista estará gravando na madeira e imprimindo obras de arte de artistas japoneses e outros elementos que remetem ao país. O público passante poderá conversar com o artista sobre as técnicas e materiais que envolvem o processo de gravação e impressão por meio da xilogravura.  
Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, 
das 10h às 13h | das 14h às 17h
Praça da Convivência | Livre | Grátis – Sem retirada de ingressos.

Peixes Voadores 
Com Laranja Azul
Nesta oficina produziremos birutas em forma de peixe, que remetem à tradições orientais de celebração das crianças e ao Espaço de Brincar do Sesc Mogi das Cruzes. Com tecidos, uma vara de bambu e bastante criatividade desenvolveremos esses objetos eólicos, impulsionados pelos gestos de quem o tem em mãos. Após a confecção da engenhoca, o público será convidado a movimentar-se livremente pelo espaço do Sesc. Coletivamente formaremos um surpreendente e colorido cardume voador!
Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, 
das 10h às 11h30 | das 13h às 14h30 |das 15h às 16h30
ETA – Espaço de Tecnologias e Artes
Livre | Grátis – Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Estação Tsuru 
Com Irene Tanabe
Conta a lenda que uma garça (tsuru) recebeu ajuda de um camponês. Como retribuição, se transformou em uma jovem moça e teceu lindos mantos para ele vender. Vamos aprender a dobrar o tsuru e conhecer mais sobre essa lenda e essa tradição japonesa? Diz a lenda também que se dobrarmos mil tsurus, podemos fazer um pedido.
Irene Tanabe é contadora de histórias, oficineira, palestrante e mediadora de leitura há quase 20 anos. Ministra cursos e conta histórias em instituições públicas e particulares. Participou de eventos e festivais literários no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Ceará.
Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Galpão Multiuso
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Ações de 12 a 17 de julho

Crochê Kintsugi Gigante: intervenção têxtil nas grades do Sesc Mogi das Cruzes
Com Karen Dolorez
Intervenção têxtil gigante no gradil externo do Sesc Mogi das Cruzes. Criada pela artista Karen Dolorez, a obra se baseará na filosofia japonesa Kitsungi, que consiste na reconstrução de objetos quebrados com fios dourados. O crochê vermelho será conectado por fios dourados, trazendo uma reflexão a respeito das impermanências, das fissuras, da ressignificação das relações e da reconstrução interna e externa que perpassa a humanidade. 
Karen Dolorez é artista têxtil e visual, residente de São Paulo/SP. Sua pesquisa consiste na ideia da utilização do corpo como lugar de protesto, objeto de expressão e metáfora da sociedade. A intenção de seus trabalhos é também fazer com que a interação do público com suas obras proporcione experiências sensoriais reflexivas, através das texturas e do próprio toque. Karen teve obras selecionadas para a Bienal de Artes do Sesc, já participou de diversas exposições, festivais de arte e teve um projeto contemplado pelo PROAC.
Dias 12 e 13/7, terça e quarta, das 15h às 18h
Unidade
Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Cerâmica para chá: do molde à finalização 
Com Yuuki Nakatani, do Casarão do Chá 
Curso de cerâmica com Associação Casarão do Chá. O participante irá criar e executar na prática o desenho, molde e finalização de uma prato de sobremesa e uma xícara para chá feitos com a técnica. No dia da entrega das peças finalizadas para os participantes, haverá degustação de chá e doce, celebrando a memória do Casarão, que por muitos anos foi uma fábrica de chá.
De 12 a 15/7, terça a sexta, das 15h às 17h30
Sala 1 – Oficinas
Livre
Grátis

Casarão do Chá: uma história da imigração japonesa em Mogi das Cruzes
Com Danilo Scarpa, Jullio Vieira e Murillo Sponda
Os ilustradores mogianos Danilo Scarpa, Murilo Sponda e Julio Viera ocupam o instagram do Sesc Mogi das Cruzes com ilustrações que contam a história do Casarão do Chá. 
O Casarão do Chá de Mogi das Cruzes foi originalmente uma fábrica de chá, projetada e construída em 1942 pelo arquiteto e carpinteiro japonês Kazuo Hanaoka. Por quase três décadas, este edifício abrigou uma linha de produção de chá preto para exportação, empregando imigrantes japoneses. Com as dificuldades do mercado de exportação de chá no Brasil, a fábrica encerrou suas atividades e se tornou um depósito, e com o passar dos anos se desgastou naturalmente.
Ao reconhecer o Casarão por seu simbolismo e por sua história, um grupo nipo-brasileiro da região de Mogi das Cruzes se prontificou a resgatar e preservar este espaço. Hoje, o Casarão do Chá é um patrimônio cultural nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Ele foi restaurado com o apoio dos governos federal, estadual e municipal, com patrocínios e com o esforço da comunidade local, e se transformou em centro histórico e cultural.
De 12 a 14/7, terça a quinta, das 18h às 18h15
Ação Online
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Jardim de Borboletas: uma experiência imersiva em cores e luzes
Projeto de Demétrio Portugal em parceria com Ceci Soloaga e Erica Mizutani, com participação de Camille Laurent e Lorena Hollander
“Jardim de Borboletas” é uma instalação de luzes e projeções interativas feita por artistas de diferentes origens para levar arte, cor e tecnologia para o centro do SESC Mogi das Cruzes. Durante três noites do FestA! – Festival de Aprender, o galpão do Sesc Mogi das Cruzes se transforma para receber uma instalação multimídia, onde o público pode interagir com a instalação dentro e fora do espaço. 
Na área interna Erica Mizutani traduz sua origem japonesa num jardim imersivo criado por suas pinturas em diálogo com as animações da artista Ceci Soloaga; na área externa a artista francesa Camille Laurent amplia a experiência do público com uma instalação de luzes, sombras e cores; e a ambientação sonora do projeto é desenvolvida por Lorena Hollander, musicista que utiliza, na música contemporânea, o Koto, instrumento tradicional da cultura nipônica.

A curadoria do projeto é feita por Demétrio Portugal, artista e produtor do audiovisual expandido que concebeu “Jardim de Borboletas” especialmente para Mogi das Cruzes em parceria com as artistas. A proposta é fazer desse lugar inventado um espaço de participação do público que é convidado a interagir com as luzes e desenhar e animar suas criações ali, na hora, para fazer parte da obra imersiva.

O conceito artístico do projeto incorpora de forma muito própria elementos da cultura japonesa, país de origem da família de Erica Mizutani como a pintura, a arquitetura, as cores vivas dos mangás, a tecnologia, a música, a relação com a natureza e, claro, com os jardins. É em torno das pinturas e desenhos da Mizu, como a artista visual é chamada, que o Jardim se desenvolve, em diálogo com as animações realizadas pela artista argentina Ceci Soloaga e a ambiência sonora de Lorena Hollander. 

De forma muito minimalista, as grandes projeções distribuídas no interior do galpão, fazem menção às divisórias tradicionais japonesas e trazem pinturas animadas de Mizu e Ceci criando a ambientação interna do Jardim de Borboletas. O som ambiente é resultado das experimentações de Lorena Hollander com Koto, instrumento tradicional japonês. Enquanto no lado externo a instalação de Camille Laurent traz vida à arquitetura do galpão num teatro colorido de luz e sombras. 

Os workshops funcionam como um processo constante de interação com o público e promovem a criação de novas borboletas e plantas que, ao final do processo, também são incorporados ao Jardim que, ao longo do processo, vai ficando cada vez mais rico e diverso. 
É uma obra viva, um espaço de encontro, sensação e memória, uma experiência com capacidade de conectar a participantes de todas as idades e origens. 
De 12 a 14/7, terça a quinta, das 18h30 às 21h30
Galpão Multiuso  Livre  Grátis – Sem retirada de ingressos.

Japão na prensa: demonstração de Gravura em Metal 
Com Murillo Sponda
Demonstração de gravura em metal com o gravurista mogiano Murilo Sponda. O artista gravará no metal e imprimindo obras de arte de artistas japoneses e outros elementos que remetem ao país. O público passante poderá conversar com o artista sobre as técnicas e materiais que envolvem o processo de gravação e impressão. 
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Sala 1 – Oficinas
Grátis – Sem retirada de ingressos

Estação Tanzaku
Com Irene Tanabe
Você já ouviu falar nos tankazus? São pequenos bilhetes nos quais as pessoas fazem pedidos. Venha conhecer a lenda de Tanabata, que deu origem a esta tradição japonesa centenária. Os pedidos serão pendurados nas árvores da alameda do Sesc Mogi das Cruzes. 
Irene Tanabe é contadora de histórias, oficineira, palestrante e mediadora de leitura há quase 20 anos. Ministra cursos e conta histórias em instituições públicas e particulares. Participou de eventos e festivais literários no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e Ceará.
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 10h às 12h
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 14h às 16h
Galpão Multiuso
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Luminárias Japonesas
Com Laranja Azul
Nesta oficina produziremos lanternas japonesas similares àquelas que compõem a cerimônia  Tõro nagashi, geralmente sucedida na última noite do festival O bon. Vamos aprender a confeccionar essa luminária nipônica com materiais naturais (madeira e algodão cru) e desenvolver uma estampa para adorná-la com signos culturais dessa comunidade. A nossa lanterna terá como fonte luminosa uma “vela led” e como inspiração a ancestralidade local. No fim da atividade, as/os integrantes levarão suas criações para casa e poderão utilizá-las de forma ritual ou decorativa. 
Com Coletivo Laranja Azul 
Coletivo de artistas e arte educadores que há 7 anos atua com foco em oficinas e compartilhamento de saberes alternativos de artes manuais para adultos e crianças.
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 11h às 12h30
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 14h às 15h30
ETA – Espaço de Tecnologias e Artes
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Karaokê com fundo infinito: Edição FestA!
Com Danilo Medeiros, educador do ETA
A palavra Karaoke é formada pela junção das palavras japonesas kara, que significa vazio, e do fragmento oke, da palavra okesutora, que significa orquestra, que pode nos levar à tradução literal de “orquestra vazia”. Essa forma de entretenimento, que surgiu no Japão, também é muito popular no Brasil e costuma render momentos inesquecíveis e divertidos entre amigos e familiares. 
No Karaokê do FestA! Mogi das Cruzes, deixar a vergonha de lado é o primeiro passo. Se somarmos a isso um fundo verde, um pouco de imaginação e um software de computador, temos o nosso Karaokê com fundo infinito inspirado no Japão! Venha cantar e aprender com a gente como incrementar as suas festas.
Com Danilo Medeiros, artista visual e educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Mogi das Cruzes. 
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 16h às 18h
Sala 1 – Oficinas
Grátis – Sem retirada de ingressos

Peixes voadores 

Com Laranja Azul
Neste vídeo produzido especialmente para o FestA! do Sesc Mogi das Cruzes, o Coletivo Laranja Azul ensina o passo a passo para a confecção de uma biruta em formato de peixe, que remete a tradições orientais de celebração das crianças e ao Espaço de Brincar do Sesc Mogi das Cruzes. Com tecidos, uma vara de bambu e bastante criatividade, você vai aprender a criar esse objeto eólico impulsionado pelos gestos de quem o tem em mãos.
Coletivo Laranja Azul 
Coletivo de artistas e arte educadores que há 7 anos atua com foco em oficinas e compartilhamento de saberes alternativos de artes manuais para adultos e crianças.
Dia 15/7, sexta, das 10h às 10h15
Ação Online |Livre| Grátis a ser publicada nas redes do @sescmogidascruzes

As atividades são gratuitas. Parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início. Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertas a partir do dia 6 de julho, às 15h) em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao.

A programação completa do FestA!, em Mogi, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em:  https://linktr.ee/festaemmogi

FestA! – Festival de Aprender – De 9 a 17 de julho.
Programação completa: https://linktr.ee/festaemmogi

Veja Também