Diário Logo

Notizia Logo

Sesc Mogi promove diversas atividades e aventuras no Dia das Crianças

O Sesc de Mogi das Cruzes está com programação especial durante a semana em homenagem ao Dia das Crianças, data comemorada na quarta-feira (12), com a realização de diversos eventos culturais, esportivos, educativos, recreativos e muitas aventuras para a garotada se divertir. Entre eles, acontecerá a apresentação do grupo Terra de Almofadas, um musical recheado […]

10 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Sesc de Mogi das Cruzes está com programação especial durante a semana em homenagem ao Dia das Crianças, data comemorada na quarta-feira (12), com a realização de diversos eventos culturais, esportivos, educativos, recreativos e muitas aventuras para a garotada se divertir.

Entre eles, acontecerá a apresentação do grupo Terra de Almofadas, um musical recheado de surpresas. O show acontecerá das 16h às 17h30. É livre, sem a necessidade de retirada de ingressos.

O grupo que tem sede em Mogi das Cruzes nasceu em outubro de 2013 a partir do encontro entre os músicos e professores Dani Dias e Amanda Araújo.

No ano de 2016 o grupo lançou seu primeiro Cd com músicas autorais: “Nós estamos chegando! Você vem?. No ano de 2017 o grupo lançou seu segundo CD autoral: “A valsa e e o Bem Te”. Em 2019 lançaram o terceiro CD: Misturadô .  O grupo Terra de Almofadas já se apresentou em diversos festivais e ministra diversas oficinas para educadores.

Confirma tudo o que programado para o Dia das Crianças, além das demais ações que vão acontecer no mês delas:

 

Teatro para bebês

O que eu sonhei?

Com Cia. Zin

Concebido e elaborado para crianças pequenas e seus familiares, o espetáculo “O Que eu Sonhei?” faz um convite ao mundo dos sonhos. A peça, misto de teatro e dança, propõe uma abordagem sensível de ações cotidianas relacionadas ao adormecer. A linguagem verbal é substituída pela experiência sensorial, calcada na simplicidade dos gestos e na singularidade da criança que constrói seu entendimento do mundo.

A Cia. Zin vem se dedicando desde 2009 à pesquisa e à experimentação dentro do campo das artes. O grupo surgiu da vontade de fazer teatro especialmente para crianças pequenas, os espetáculos são concebidos a partir do olhar sensível para a iniciação e a formação artística. A ideia principal é, diante da percepção da enorme potência poética das crianças, proporcionar uma experiência estética que envolve bebês, crianças, familiares e cuidadores.

Dia 12/10, quarta, das 11h às 12h

 

Galpão Multiuso

Livre – Especialmente recomendado para Bebês de 0 a 2 anos

Grátis – Retirada de ingressos a partir de 10h

 

Vivências na natureza

Caça aos verdadeiros tesouros

Com Mariana Thomé

Sabendo da importância das flores e dos seres vivos existentes numa horta, os participantes serão convidados a procurar plantas que estejam floridas e seres como borboletas, joaninhas, minhocas, abelhas, aves, etc; quando esses seres forem encontrados devem ser fotografados; depois faremos uma breve roda de conversa sobre a importância dos polinizadores e das flores para qualquer espaço natural; as fotografias podem ser postadas nas redes sociais, com as novas informações adquiridas, usando assim a tecnologia como ferramenta para uma maior percepção natural. Mariana Thomé é Pedagoga e Educadora Ambiental

Dia 12/10, quarta, das 11h às 13h

Centro de educação Ambiental – CEA

Grátis – Sem retirada de ingressos

 

Cabra Cega das Plantas

Com Mariana Thomé

Os participantes devem ficar em duplas, um dos integrantes deve ficar vendado, sendo conduzido pelo outro até alguma planta do espaço. O participante de olhos fechados deve tocar com respeito e delicadeza aquela planta. Sentir a textura, o aroma, se as folhas são grandes, pequenas, etc. Depois que abrir os olhos, o participante deverá reconhecer essa planta no espaço, baseado nas sensações táteis e olfativas produzidas na experiência; depois os papéis se invertem e quem conduziu deve ser conduzido. Mariana Thomé é Pedagoga e Educadora Ambiental

Dia 12/10, quarta, das 14h às 16h

Centro de Educação Ambiental – CEA

Grátis – Sem retirada de ingressos

 

Vivência de Jogos Cooperativos

Com equipe New Workout

Jogos cooperativos são atividades em que os jogadores trabalham uns com os outros para atingir um objetivo comum através de práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Nessa atividade os participantes poderão vivenciar alguns desse jogos.

Dia 12/10, quarta, das 10h às 12h e das13h às 16h

Livre  Grátis

 

Vivência recreativa de voleibol

Com Educadores em atividades Físico Esportivas do Sesc

Atividade de caráter recreativo com o objetivo de promover a prática da modalidade, o desenvolvimento da sociabilidade, o aprendizado, a incorporação de novas habilidades e a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar, numa perspectiva de educação para a prática autônoma. A formação das equipes é mista e mediada pelos educadores do Sesc.

Dia 12/10, quarta, das 14h às 16h

Quadra

Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

14/10 – Sexta-feira

 

Circo

Circo Clássico – Cia Corpo Mágico

Com Cia Corpo Mágico

É um show de variedades circenses que segue a linha do Circo clássico com números virtuosos – de equilíbrio de objetos, magia e acrobacias – e números cômicos que trazem a ludicidade ao “picadeiro”. O principal objetivo deste show é transmitir ao público o encanto e a magia do universo circense levando uma mensagem de coragem, esperança, desafios, amor e alegria, indicado para todas as idades. Ficha Técnica: Daniela Helena – Acrobata Fausto Henrique – Palhaço/acrobata Caio Cesar Navarrete – malabarista Bruno Edson – Equilibrista Joelma Funaki – equilibrista Nilton Ferreira – Magico Rokan Maria Gorete – Partiner Ranny

Dia 14/10, sexta, das 20h às 21h

Tenda Livre  Grátis – Sem retirada de ingressos

 

 

Teatro Infantil

Sonho de Artista

Com Borbolina Cia.

Dois artistas saltimbancos que não se conhecem escolhem a mesma praça para realizar a mesma peça, no mesmo dia e horário. Após discutirem e chegarem a um acordo, topam apresentar juntos a fábula comum a ambos, A cigarra e a formiga. Mas com o aparecimento de uma formiga que quer ser artista, essa antiga história ganha contornos surpreendentes. Será que a formiga conseguirá seguir com o sonho de ser artista?

Dia 15/10, sábado, das 16h às 16h50

Tenda Livre

Grátis – Sem retirada de ingressos

 

Vivências na Natureza

De onde vem o vento?

Com Ana Carol Thomé

Você já parou para perceber o vento hoje? De onde ele vem? Para onde ele vai? Este é o nosso convite para criar bandeirolas e testar as direções do vento! Teremos um espeaço organizado para a criação, com muitas folhas e flores para estampar nossos tecidos. Enquanto criam suas bandeirolas e investigam a direção do vento, as crianças conhecem o espaço, desenvolvem orientação espacial, organizam suas composições, descobrem a natureza que ali existe, pesquisam formas, cores, texturas, desenvolvem sua criatividade, e entram em contato com procedimentos de pesquisa científica.

Para crianças acompanhadas de responsáveis. Experiências para crianças e formação para as famílias, nossas oficinas para brincar com a natureza são um convite para explorar a natureza do entorno, desenvolver a criatividade, investigar o mundo. Com Ana Carol Thomé. Ana

Dia 15/10, sábado, das 14h às 16h

CEA  Livre  Grátis

 

Oficinas

Casa de Passarinho: marcenaria para crianças

com Rodrigo Machado (Estúdio Buriti)

Nesta oficina os participantes recebem e escolhem os materiais que irão precisar para produzir uma casa de pássaro. Com a supervisão dos oficineiros, todos vão poder experimentar a construção do objeto e, com as peças já materializadas, customizar suas criações com cores e/ou verniz. Rodrigo Machado é licenciado em Artes pela Faculdade Armando Alvares Penteado e, desde sua formatura, teve a oportunidade de frequentar ambientes criativos, passando por cenografia, intervenções urbanas, eventos, oficinas etc. Em 2010 iniciou seus trabalhos com marcenaria e abriu a Estúdio Buriti, empresa onde desenvolveu sua própria linguagem nesse ofício e pela qual oferece oficinas para quem tem interesse em construir algo com madeira e/ou similares.

Dias 15/10 e 16/10, sábado e domingo, das 13h30 às 16h

ETA – Espaço de Tecnologias e Artes

Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de ante

Dia 16/10 – domingo

 

Vivências na Natureza

Estamparia da Natureza

Com Ana Carol Thomé

Preparamos um espaço com materiais disponíveis para que as crianças pesquisem as formas de folhas e flores encontradas na horta, criem composições e suas estampas em tecido. Cada peça criada pode virar uma bandeirola composta com outros elementos naturais. Enquanto procuram e escolhem os elementos, as crianças conhecem o espaço, desenvolvem orientação espacial, organizam suas composições, descobrem a natureza que ali existe, pesquisam formas, cores, texturas, desenvolvem sua criatividade, e entram em contato com procedimentos de pesquisa científica.

Para crianças acompanhadas de responsáveis. Experiências para crianças e formação para as famílias, nossas oficinas para brincar com a natureza são um convite para explorar a natureza do entorno, desenvolver a criatividade, investigar o mundo.

Dia 16/10, domingo, das 14h às 16h

Centro de Educação Ambiental – CEA

Livre  Grátis

 

Oficina

Casa de Passarinho: marcenaria para crianças

com Rodrigo Machado (Estúdio Buriti)

Nesta oficina os participantes recebem e escolhem os materiais que irão precisar para produzir uma casa de pássaro. Com a supervisão dos oficineiros, todos vão poder experimentar a construção do objeto e, com as peças já materializadas, customizar suas criações com cores e/ou verniz.

Rodrigo Machado é licenciado em Artes pela Faculdade Armando Alvares Penteado e, desde sua formatura, teve a oportunidade de frequentar ambientes criativos, passando por cenografia, intervenções urbanas, eventos, oficinas etc. Em 2010 iniciou seus trabalhos com marcenaria e abriu a Estúdio Buriti, empresa onde desenvolveu sua própria linguagem nesse ofício e pela qual oferece oficinas para quem tem interesse em construir algo com madeira e/ou similares.

Dias 15/10 e 16/10, sábado e domingo, das 13h30 às 16h

ETA – Espaço de Tecnologias e Artes

Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de ante

 

Dia 22/10 – sábado

Oficina para crianças

Capuêra Angola Pequena, filha da natureza

Com Coletivo Quebrando a Cabaça Espalhando Sementes

Essa atividade é um convite ao brincar através da capuêra que é música, dança, e movimento. O objetivo é acessar toda arte enraizada pela ancestralidade, exercitando a consciência rítmica, espacial e cinestésica, trabalhando ações afirmativas que contribuam para o desenvolvimento das relações interpessoais, a partir de conteúdos que despertem a consciência corporal, o respeito ao “eu” e ao “outro”, o reconhecimento e respeito a diversidade e principalmente o trabalho coletivo.

No último encontro haverá a construção de um berimbau de lata.

Dia 22/10, sábado, das 14h às 15h30

Galpão Multiuso

Para Crianças de 04 a 12 anos|  Grátis  |Retirara de senhas 30 minutos antes na portaria

 

Música

A Farra dos Bichos

Com Flor de Crejoá

A farra é comandada por Margarida e Finho que invadem o palco junto de seus amigos batutas que são parceiros de vários carnavais, ou seja, a confusão é garantida! O repertório traz músicas autorais e também de grandes compositores, entre eles, Vinicius de Moraes, Zeca Baleiro, Moraes Moreira e Jackson do Pandeiro. O Grupo Flor de Crejoá nasceu início de 2018 e é composto pelos artistas Gabriel Ivanoff e Rita Gutt que antes de fundar o Grupo já trabalhavam juntos em outras Cias Teatrais desde 2013. Os trabalhos são dedicados a todas as pessoas que apreciam música, teatro e poesia.

Dia 22/10, sábado, das 16h às 16h50

Tenda Livre

Grátis – Sem retirada de ingressos

 

Dia 23/10 – domingo

Vivência na Natureza

Ser Bebê é Natural

Com Ana Carol Thomé

Com ambiente planejado, e propostas simples de exploração livre vamos oferecer aos bebês um momento para brincarem com a natureza junto de suas famílias. Guiados pelos olhares e gestos dos pequenos vamos acompanhá-los neste momento de descoberta pelo ambiente natural, observando suas percepções e sensibilizando nosso olhar.

Dia 23/10, domingo, das 10h às 12h

Centro de Educação Ambiental- CEA

Livre – Especialmente Recomendado para Bebês de 0 a 2 anos | Grátis

 

Oficina para crianças

Capuêra Angola Pequena, filha da natureza

Com Coletivo Quebrando a Cabaça Espalhando Sementes

Essa atividade é um convite ao brincar através da capuêra que é música, dança, e movimento. O objetivo é acessar toda arte enraizada pela ancestralidade, exercitando a consciência rítmica, espacial e cinestésica, trabalhando ações afirmativas que contribuam para o desenvolvimento das relações interpessoais, a partir de conteúdos que despertem a consciência corporal, o respeito ao “eu” e ao “outro”, o reconhecimento e respeito a diversidade e principalmente o trabalho coletivo.

No último encontro haverá a construção de um berimbau de lata.

Dia 23/10, domingo, das 14h às 15h30

Galpão Multiuso

Para Crianças de 04 a 12 anos|  Grátis  |Retirara de senhas 30 minutos antes na portaria

 

Dia 29/10 – sábado

 

Oficina para crianças

Minha câmera fotográfica: marcenaria para crianças

com Rodrigo Machado (Estúdio Buriti)

Nesta oficina os participantes vão utilizar as ferramentas e os materiais de marcenaria disponíveis para produzir uma câmera fotográfica. Com a supervisão dos oficineiros, todos vão poder experimentar a construção do objeto e, com as peças já materializadas, customizar suas criações com cores e/ou verniz.

Dias 29 e 30/10, sábado e domingo, das 13h30 às 16h

ETA – Espaço de Tecnologias e Artes

Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Teatro

A Vaca Lelé: deixe seu sonho voar

Com Cia. Arte das Águas

Matilde é uma vaquinha que vivia fugindo do curral. Cheia de sonhos e curiosidades, tinha sede de conhecer a vida e seus segredos. Quando se torna amiga de um velho espantalho, que tudo sabe e tudo vê, ela amplia seu mundo e estabelece um objetivo de vida: conseguir asas e voar.

Dia 29/10, sábado, das 16h às 16h50

Tenda | Livre | Grátis – Sem retirada de ingressos

O mês todo

Literatura ….

Histórias para navegar: mediação de leitura

Com Andrea Lopes, Janaina Brizolla e Thamata Barbosa

O Projeto Histórias para Navegar transforma pequenos espaços em um oceano de imagens e palavras. Um barco-livro navega à procura de pequenos ouvintes e leitores, sendo conduzido por duas mediadoras de leitura incentivando a leitura de forma lúdica e prazerosa.

De 8 a 30/10, sábados e domingos, das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30

Alameda Arborizada

Livre

Grátis

Veja Também