Entrar
Perfil
ATRAÇÃO

Sesc Mogi promove atividades de interação cultural no Carnaval

Programação acontece de 26 de fevereiro a 1 de março

O Diário
19/02/2022 às 09:11.
Atualizado em 19/02/2022 às 11:07

Grupos de congada, marujada e moçambique participam de programação cultural no Sesc Mogi (Divulgação - Sesc)

A cidade Mogi das Cruzes reúne um dos maiores coletivos de reinados do congo do Estado de São Paulo. Por isso, nos dias  26 e 27 de fevereiro e 1 de março, o Sesc Mogi promove uma série de atividades que compartilham os saberes da congada. Com a tradição dos congados, marujadas e moçambiques, a cultura dos variados povos africanos trazidos ao Brasil é mantida viva na cidade por meio da religiosidade, da música e da dança. Tendo em vista a diversidade cultural e riqueza desses grupos.

 “Compartilhando Saberes - Congadas de Mogi das Cruzes” estará composta de quatro ações formativas, sendo duas oficinas e duas vivências relacionadas a elaboração de adereço, construção de instrumentos, percussão e danças, a fim de que o público possa ter contato com diferentes facetas ligadas à essa expressão da cultura tradicional, além de conhecer um pouco mais sobre seus simbolismo e significados, ampliando o seu olhar para a compreensão da diversidade cultural brasileira. 

Carregando...

Para ministrar as oficinas e vivências foram convidados quatro grupos da cidade: Congada Santa Efigênia, Congada do Divino Espírito Santo, Congada Batalhão de Nossa Senhora Aparecida e Congada de São Benedito do Santo Ângelo.

Cada um escolheu seus representantes para a ação, e no total a atividade contará com 15 pessoas ministrando os encontros. A ação objetiva apoiar o fortalecimento e reconhecimento dos grupos envolvidos, importantes para a história local, dando visibilidade para os seus saberes e fazeres a partir do protagonismo na condução de ações formativas voltadas ao público em geral. 

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no local com 20 minutos de antecedência.

Programação:

“Compartilhando saberes - Congadas de Mogi das Cruzes” 

Oficina de customização de adereço de Congada 

Dia 26/02/2022 (sábado) das 14h às 16h 

Nesta oficina, os participantes aprenderão a customizar chapéus de marinheiro dentro da tradição das Congadas, utilizando fitas de cetim e lantejoulas, e também conhecerão um pouco da importância e dos múltiplos significados das vestimentas para esses grupos de cultura tradicional. 

Oficina de customização de instrumentos de Congada 

Dia 27/02/2022 (domingo) das 10h às 12h 

Aqui, inscritos aprenderão a customizar e trocar a pele de repeniques e bombos, instrumentos utilizados tradicionalmente pelos grupos de Congadas, além disso aprenderão sobre a centralidade do tambor dentro dessa manifestação cultural. 

Vivência em Danças Tradicionais de Congada 

Dia  27/02/2022 (domingo) das 14h às 16h 

Nesta vivência, os participantes aprenderão alguns passos e bases de dança das Congadas, compreendendo os passos não apenas como uma coreografia, mas como parte fundamental dessa forma de expressão cultural. A atividade será conduzida por dançantes de grupos diversos da cidade e de várias gerações diferentes. 

Vivência de Percussão e Toques Tradicionais de Congada 

Dia 01/03/2022 (terça-feira) das 14h às 16h 

Nesta vivência final, os participantes aprenderão alguns toques e ritmos de percussão das Congadas, a partir da condução de mestres de grupos diversos da cidade e contando com a presença de diferentes gerações de tocadores. Além disso, aprenderão sobre a importância da música e seus aspectos de identidade dentro das manifestações do Congo. 

Protocolos Sanitários

Para todas as atividades é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19. Para as crianças acima de 5 anos (uma dose), para os demais acima de 12 anos (02 doses ou dose única)

O uso de máscara durante a permanência no local segue obrigatório para todos, sendo dispensado apena na área da piscina e também na hora de se alimentar. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes. Agradecemos a compreensão de todos, com as medidas sanitárias que visam o seu bem estar e a segurança.

O Sesc Mogi das Cruzes fica na rua Rogerio Tácola, 118, no bairro do Socorro. 

O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13h às 22h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

No Carnaval, o expediente será: dias 26 e 27/02, sab e dom, das 09h às 18h; dia 28/02, segunda, fechado; dia 1 de março, terça, das 09 às 18h; e dia 2 de março, quarta de cinzas, das 14h às 22h.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por