Diário Logo

Notizia Logo

Sesc Mogi ensina a fazer uma festa de São João sustentável

No mês de junho, o Sesc Mogi das Cruzes traz algumas atividades relacionadas a São João (cujo dia é 24 de junho). Uma delas é a vivência São João Sustentável, que irá ensinar a fazer uma festa junina sem geração de resíduos e usando apenas elementos naturais encontrados no Centro de Educação Ambiental. Esta oficina […]

2 de junho de 2022

Reportagem de: O Diário

No mês de junho, o Sesc Mogi das Cruzes traz algumas atividades relacionadas a São João (cujo dia é 24 de junho). Uma delas é a vivência São João Sustentável, que irá ensinar a fazer uma festa junina sem geração de resíduos e usando apenas elementos naturais encontrados no Centro de Educação Ambiental. Esta oficina acontece nos dias 5 e 12 de junho (domingo), às 14h. A outra atividade relacionada a São João é um teatro de mamulengo, no sábado, 4 de junho, às 16h.

Nesta oficina, voltada para o público infantil e para famílias, os participantes irão aprender a fazer uma pequena festa de São João apenas com materiais recicláveis com o intuito de estimular a parte artística e criativa da criança com a responsabilidade na preservação ambiental desde sempre.

Bandeirolas, fogueira, folhas para cobrir o chão, pintura, chapéu e laços feitos com materiais tirados da natureza, além disso será feito um show de fantoches, com os personagens Zacarias e Isabel, para explicar às crianças por que devemos cuidar do nosso planeta, as crianças vão enfeitar a festa.

O grupo Social Bio é o responsável pela atividade. O grupo atua há três anos em projetos sociais e ambientais, nas cidades de Poá e Mogi das Cruzes, e segue na luta para transformar o mundo em um lugar sustentável, levando informação e formação, exatamente por estar nesse lugar de fala. Esta atividade integra a programação do projeto Semeando Saberes.

 

Vivência São João Sustentável

Quando: Dias 5 e 12/6, domingos, às 14h | Duração: 120 minutos | Classificação: De 6 a 12 anos. | Vagas: 50 | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos

 

Teatro de Fantoche

Outra atividade que traz São João como tema no Sesc é a apresentação teatral de mamulengo “A lavagem de São João no Rio Tietê”. A peça conta a história do coronel Vicente Pompeu, festeiro do ano. A imagem de São João vai sair de sua casa para ser lavada nas águas de algum rio que será abençoado pelo Santo. A partir disso se desenrola uma história alegre, musical e ecológica sobre esse costume junino. Teatro de Mamulengos com música ao vivo.

Com Mestre Valdeck de Garanhuns e Trio Tropeiros da Serra. Mestre Valdeck de Garanhuns possui mais de 40 anos de carreira e é considerado uma referência na sua área de atuação. Seus trabalhos têm como temática a cultura popular brasileira, utilizando como expressão o Teatro de Mamulengos.  É um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e exterior: pedagogo, poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de histórias e mestre em teatro de mamulengo.

 

Teatro de Fantoche

Quando: Dia 4/6, sábado, às 16h | Duração: 60 minutos | Classificação: Livre | Entrada: Grátis – Sem retirada de ingressos.

 

Protocolos Sanitários

Desde 18/05 não é mais necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O uso de máscara durante a permanência não é mais obrigatório, conforme Decreto Estadual, mas segue recomendado, especialmente nas áreas fechadas ou cobertas. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes. Agradecemos a compreensão com as medidas sanitárias que visam o seu bem-estar e a segurança de todos.

 

Sesc Mogi das Cruzes

Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 22h

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

Veja Também