Dança, roda de samba, teatro e discussões contra o racismo fazem parte da programação que pode ser acompanhada em Mogi das Cruzes
Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta, na segunda-feira, o show de lançamento do primeiro disco da banda (Divulgação)
Para dar continuidade à programação especial da Consciência Negra, o Sesc de Mogi das Cruzes segue com diversas atrações neste final de semana, até o feriado de celebração desse dia tão importante, que acontece nesta segunda-feira, dia 20 de novembro.
As atividades começaram no último dia 10 e seguem até a data quando, de fato, são relembradas as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o dia da morte de Zumbi, figura fundamental nessa luta e importante líder do Quilombo dos Palmares, situado no Nordeste do Brasil.
Confira a programação para os próximos dias:
Criação de conteúdo antirracista para redes sociais, com Maternidade Sapatão e Gaby Chaves (Nofront)
As criadoras de conteúdo Aline Brito, Alessandra Ayabá e Gaby Chaves, das páginas @maternidadesapatão e @nofrontempoderamento, conversam com o público sobre estratégias e ferramentas para criação de conteúdo para redes sociais com foco antirracista.
Dia 18/11, sábado, das 14h às 16h, no Espaço de Tecnologias e Artes [ETA]
30 vagas disponíveis e as inscrições são feitas pelo app Credencial Sesc SP ou site Central de Relacionamento Sesc.
Recomendado para maiores de 14 anos
Nsaba: plantas medicinais na tradição afro-brasileira, com Tata Jaga Anzulo, Tata Kwame e Pedro Carlessi
As comunidades de matriz africana são um espaço primordial de preservação dos saberes afrodescendentes ao longo de toda a história do nosso país, abarcando conhecimentos musicais, artísticos, filosóficos, espirituais, gastronômicos, medicinais, entre outros. Nessa oficina, será apresentada a forma pela qual essas comunidades se relacionam com a natureza e com as plantas medicinais.
Dia 18/11, sábado, das 14h às 17h, no Centro de Educação Ambiental [CEA]
20 vagas disponíveis e as inscrições são gratuitas, feitas no local a partir das 13h30.
Recomendado para maiores de 15 anos.
Mancala ou As sementes de Akin, com Cia Kambas de Teatro
Narra a saga de um menino que sonha em ser um cientista famoso e tocar ao lado de Soweto Kinch. Akin usa sua imaginação para inventar e recriar coisas, e como um refúgio para os problemas do dia a dia. Um dia ele tem um imprevisto e não volta para casa, e sua família passa a procurá-lo. Enquanto isso, Akin chega à cidade de Random onde recebe visitas importantes.
Dia 18/11, sábado, 16h. 60 minutos, na Tenda. Evento gratuito.
Viva as grandes figuras: protagonismo negro nas artes do sudeste brasileiro, com Projeto Diásporas
As crianças participarão de um jogo de caça às grandes figuras para confeccionar um afro-álbum-almanaque com figurinhas autocolantes. Para obter as figurinhas, as crianças deverão ir ao encontro dos personagens históricos que contarão as suas trajetórias de vida.
Dias 18 e 19/11, sábado e domingo, das 14h às 15h30, no Gramado – Galpão. Evento gratuito.
Bordado Antirracista, com Camila Lopes
A oficina propõe a reflexão sobre o racismo sistêmico e estrutural, utilizando-se da técnica do bordado manual de frases em flâmulas como instrumento de combate ao discurso de ódio e qualquer tipo de preconceito a grupos marginalizados étnica e racialmente. Cada participante irá produzir uma flâmula bordada, que poderá ser levada para casa.
Dia 20/11, 10h às 12h e 14h às 16h, na Sala de Oficinas.
15 vagas por turma. Inscrições gratuitas através de distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.
A partir de 12 anos.
Funmilayo Afrobeat Orquestra
A banda apresenta o show de lançamento de seu primeiro disco “Funmilayo“. Partindo do Afrobeat como principal influência, traz composições inéditas e outras coletivas, inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras somada às experiências particulares de cada integrante.
Dia 20/11, segunda [feriado], 16h, na Tenda. Eventro gratuito e livre para todas as idades.
Danças Negras, com Jô Gomes
Apresenta as semelhanças entre movimentações de danças tradicionais e danças urbanas, mostrando as influências que as danças tradicionais têm nos movimentos que praticamos atualmente. Vamos experimentar danças como Simbologia dos Orixás (Brasil), Dancehall (Jamaica), Kuduro (Angola), Afrodance (África do Sul) e Vogue (Estados Unidos).
Até o dia 25/11, sábados, 10h às 11h, na Tenda.
Evento gratuito com distribuição de senhas a partir das 9h30.
A partir de 12 anos.
Kemetic: Yoga Africana com Hekau, com Furaha Imani e Karima Serene
A prática busca ser um espaço onde corpos historicamente marginalizados possam exercitar fluxos de vida e saúde. Por meio de posturas e respiração num nível consciente, busca conduzir o corpo a um estado profundo de relaxamento.
Até o dia 26/11, domingos, 10h às 11h30, na Tenda.
50 vagas. Evento gratuito com distribuição de senhas a partir das 9h.
A partir de 12 anos.
Vozes Negras na Literatura – Mediação de Leitura, com Cia. Alcina da Palavra
A Cia. Alcina da Palavra apresenta uma seleção de livros infantis com temática negra em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo do Sesc Mogi das Cruzes, criando pontes entre leitores e livros. A importância da representatividade na literatura infantil colabora e fortalece o respeito às diferenças e a cultura antirracista.
Até o dia 26/11, sábados e domingos, 10h às 12h e 13h30 às 16h30.
Dias 15 e 20. Quarta e segunda [feriados], 10h às 12h e 13h30 às 16h30.
Eventos gratuitos e livres para todas as idades.
Samba do Herbert e Convidados – Refúgio de Bambas
A roda de samba “Refúgio de Bambas” pretende cantar, contar e divulgar a trajetória do samba de raiz, samba de roda, de partido alto, samba de exaltação, de breque, samba gafieira e pagode através da tradicional Roda de Samba do Herbert que acontece em Mogi das Cruzes e completou 10 anos em 2022. Convidados: Anderson Tobias, Andrea Moraes e Samantha Santos.
Dia 19/11, domingo, 16h. 120 minutos, na Tenda
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Angola Nagô – capoeira, com Mestre Moreno
Capoeira de angola é uma manifestação da cultura popular brasileira que compreende elementos do jogo, da dança, da mímica, luta e ancestralidade.
Dias 19 e 20/11, domingo e segunda [feriado], das 14h às 16h, no Gramado – Galpão
Evento gratuito e recomendado para maiores de 5 anos.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .