Entrar
Perfil
FOLIA

Santa Isabel confirma shows no Carnaval 2023; Mogi abre chamamento de blocos

A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi abriu, nesta quinta-feira (12), credenciamento para os blocos carnavalescos de rua que irão compor a programação do Carnaval 2023

O Diário
13/01/2023 às 15:29.
Atualizado em 13/01/2023 às 17:01

Os tradicionais bloquinhos de rua devem voltar às ruas do Alto Tietê (Arquivo)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
FOLIA

Santa Isabel confirma shows no Carnaval 2023; Mogi abre chamamento de blocos

A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi abriu, nesta quinta-feira (12), credenciamento para os blocos carnavalescos de rua que irão compor a programação do Carnaval 2023

O Diário
13/01/2023 às 15:29.
Atualizado em 13/01/2023 às 17:01

Os tradicionais bloquinhos de rua devem voltar às ruas do Alto Tietê (Arquivo)

Santa Isabel é mais uma cidade do Alto Tietê a confirmar atrações para o Carnaval 2023. A festa deste ano deve durar quatro dias e segundo a Prefeitura, contará com shows de bandas e DJs, bloquinhos e mais. 

Segundo divulgado na tarde desta sexta-feira (13), a comemoração do Carnaval em Santa Isabel começará no dia 17 de fevereiro, que é uma sexta-feira, com o 'grito de Carnaval' e prossegue até o dia 21.

A programação conta ainda com quatro edições de atrações para as crianças. As “Matinês da Fantasia” prometem diversão para todas as idades, e os pequenos já podem preparar as fantasias.

A Praça Fernando Lopes e a Praça da Bandeira serão palco das bandas e marchinhas. Já os blocos carnavalescos darão o tom da festa mais aguardada da cidade. O calendário completo deste ano deverá ser divulgado em breve pela Prefeitura. 

Mogi das Cruzes

A Secretaria Municipal de Cultura abriu, nesta quinta-feira (12), credenciamento para os blocos carnavalescos de rua que irão compor a programação do Carnaval 2023. O edital contemplará no máximo 15 propostas com apoio financeiro e as inscrições gratuitas podem ser realizadas de maneira online até 22 de janeiro.

Para a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon, a organização para o Carnaval de 2023 foi planejada para rememorar os bons tempos dessa data festiva. "Pensamos em resgatar a cultura popular do carnaval, por meio dos tradicionais bloquinhos de rua. Essas manifestações carnavalescas visam trazer alegria à toda população interessada nesses cortejos entre bailes, cordões e blocos folclóricos. Convidamos os agentes culturais da cidade para juntos construirmos um carnaval para todos", conclui, Chacon.

Podem se cadastrar pessoas físicas e jurídicas, residentes ou com sede em Mogi das Cruzes, lembrando que os interessados devem estar devidamente inscritos no Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte, Cultura e Turismo.

A previsão é que essa lista de admitidos seja divulgada no dia 25 de janeiro e do dia 26 até o dia 30 está estabelecido o prazo de recursos para propostas inabilitadas. Somente os profissionais cadastrados e habilitados poderão ser contratados, já a publicação do resultado da seleção será feita em 31 de janeiro. 

O credenciamento também objetiva receber propostas de blocos ou agrupamentos que não tenham interesse em serem contemplados com o repasse financeiro do presente edital - por já possuírem outras parcerias ou toda logística definida. A intenção é estruturar as atividades carnavalescas que estarão acontecendo em Mogi das Cruzes, para levar entretenimento à toda população interessada.

Outras informações podem ser obtidos pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

E os desfiles?

Conforme mostrado por O Diário, o prefeito de Mogi das Cruzes Caio Cunha (PODE) comentou que já se reuniu com representantes de escolas de samba de Mogi das Cruzes e a agenda caminha para a realização de um encontro de baterias de escolas, no Mogilar, e o fortalecimento da festa tocada por blocos de rua. Desfile, no modelo antigo, não será realizado neste ano. Uma aposta futura é a repaginação da antiga Amesb, a Associação Mogiana das Escolas de Samba e Blocos.

O Carnaval cairá no período entre 20 e 21 de fevereiro. Nos dois últimos anos, por causa da pandemia, a festa popular não foi realizada em razão da Covid-19.

O último Carnaval ocorreu em 2020, quando a Vila Industrial conquistou o tricampeonato, algumas semanas antes de o coronavírus impor as restrições sociais que afetaram fortemente as comunidades carnavalescas. 

Em 2019, a Vila também foi campeã. Nos dois anos anteriores, 2018 e 2017 não foram realizados os desfiles de rua, e a cidade ainda não engatou tendência registrada em outros municípios de se privilegiar o carnaval de blocos (leia mais). 

Salesópolis e Guararema

A tradicional festa de Carnaval também voltará a ser realizada em Salesópolis neste ano. 

A Prefeitura informou que prepara festas de rua, com shows e apresentações no período noturno, além de matinês.

Para atrair turistas, a cidade prevê gastar cerca de R$ 100 mil com a folia.

Já a cidade de Guararema promete novidades sobre a festa em breve. Eventos do Carnaval na cidade e também do lançamento do 1° Festival de Verão serão divulgados em coletiva de imprensa na próxima terça-feira (17). 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por