MENU
BUSCAR
Conhecendo a Cidade

Roteiro do Patrimônio tem primeira edição neste domingo, em Mogi

Projeto compreende uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade e engloba visitas ao Museu Mogiano e ao Museu Virtual da Educação.

O DiarioPublicado em 14/09/2021 às 12:21Atualizado há 14 dias
Visita ao Museu Virtual da Educação está inclusa no Roteiro do Patrimônio / Divulgação - Prefeitura de Mogi
Visita ao Museu Virtual da Educação está inclusa no Roteiro do Patrimônio / Divulgação - Prefeitura de Mogi

Neste domingo (19), acontecerá a primeira edição do Roteiro do Patrimônio, um projeto que compreende uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade no período da manhã, partindo do marco zero, na Praça Coronel Almeida e englobando visitas ao Museu Mogiano e ao Museu Virtual da Educação (MUVE). O trajeto acontecerá entre 9h e 11h30 e os interessados devem se inscrever previamente, por meio deste formulário online.

O Roteiro do Patrimônio é mais uma ação de educação patrimonial, que vem na esteira do projeto Noites de Mistério - este, contudo, compreende uma caminhada noturna, sempre guiada por um historiador, que passa em frente prédios e pontos emblemáticos do Centro Histórico da cidade, reunindo contos e lendas que fazem parte da história de Mogi das Cruzes. 

O projeto acontecerá uma vez ao mês. “Estamos com várias ações de educação patrimonial, com o objetivo de levar ao mogiano mais conhecimento sobre a história, a memória e a identidade da cidade. Esta é mais uma delas e a proposta é promover uma caminhada no período da manhã, para apresentar aos cidadãos dois dos museus que temos na cidade”, destaca o diretor de Fomento e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Glauco Ricciele. 

O Museu Mogiano reabriu as portas ao público no dia 31 de julho e, desde o dia 1º de setembro, abriga a Expo Arqueologia e também a Mostra de Artesanias Mogianas (MAM). A primeira exibe peças do acervo arqueológico de Mogi e do Alto Tietê e a segunda mostra peças produzidas por artesãos e artesãs da cidade. 

Já o Museu Virtual da Educação (MUVE) foi reaberto no dia 3 de setembro e, desde a última quarta-feira (08/09) voltou a receber agendamentos. O MUVE é dotado de recursos de última geração, por meio dos quais o público tem a oportunidade de conhecer a história da cidade, a partir de temas como desenvolvimento, meio ambiente, manifestações culturais, história e personalidades.

O Museu Mogiano fica no Casarão do Carmo, na rua José Bonifácio, 516 - Centro Histórico. Já o MUVE fica na rua Coronel Souza Franco, 917, também no Centro Histórico. Mais informações sobre o projeto Roteiro do Patrimônio e sobre os museus da cidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-6910.

ÚLTIMAS DE Cultura