Diário Logo

Notizia Logo

Rodrigo Borges e Ian Guedes celebram os 50 anos do “Clube da Esquina” em Mogi

Mogi das Cruzes está no roteiro da série de shows que os músicos Rodrigo Borges e Ian Guedes, nomes herdeiros das famílias mineiras Borges e Guedes, cumpre nesta semana em cidades como São Paulo, Campinas e São José dos Campos. Em Sabaúna, a sexta-feira (25) tem tudo para atar ainda mais a parceria desses dois […]

23 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes está no roteiro da série de shows que os músicos Rodrigo Borges e Ian Guedes, nomes herdeiros das famílias mineiras Borges e Guedes, cumpre nesta semana em cidades como São Paulo, Campinas e São José dos Campos. Em Sabaúna, a sexta-feira (25) tem tudo para atar ainda mais a parceria desses dois jovens com fãs mogianos, iniciada desde 2019, quando eles cantaram pela primeira vez no antigo Maria Fumaça, em César de Souza.

Agora, eles trazem o “Novas Esquinas” para celebrar os 50 anos do álbum-ícone da música popular brasileira, o Clube da Esquina.

Ingressos antecipados estão sendo vendidos.

Rodrigo e Ian foram trazidos à cena local, entre outros, por Marineis Dias, do Maria Fumaça, casa de shows e restaurante, e responsável pelo Grupo Gira Mundo Bonecões de Sabaúna.

Desta vez, no entanto, a dupla canta e toca no Bar 66, localizado no mesmo distrito e em uma dobradinha com o Maria Fumaça. Em janeiro, a dupla fez show no local.

Sabaúna tem se firmado como potente e privilegiado endereço da música mogiana e de encontros relevantes na agenda cultural.

Prova disso: a abertura da apresentação dos mineiros ficará nas mãos, acordes e talento dos músicos Gustavo de Castro e Dimas Gorgulho.

50 anos

O Sarau Clube da Esquina, em homenagem ao meio século do disco que projetou a música mineira na voz de Milton Nascimento, Lô Borges (tio de Rodrigo), Beto Guedes (pai de Ian), e outros que estavam fazendo o mesmo, naquele período, faz parte de turnê paulista: nos próximos dias, os dois estarão em São Paulo, Campinas e São José dos Campos..

A efeméride lança a promessa de inspirar outros registros neste 2022, quando o álbum vira a casa de meio século como fruto de um conceito musical e da história da indústria fonográfica brasileira.

Gravado entre 1971 e 1972 pela Odeon, o Clube da Esquina possui feitos como a reunião, para além de Milton Nascimento e Lô Borges (que assinam o LP), e Beto Guedes, de cartela de grandes nomes como Tavito, Wagner Tiso, Toninho Horta, Robertinho Silva, Gonzaguinha e Alaíde Costa. Se trata, mesmo, de um clube.

Naquele ano, esse álbum revelou a música, a poesia, o romantismo de músicos de Minas Gerais, e, em uma decamação mais profunda, a alma mineira, o que se chama de mineiridade.

No show em Mogi, além da interpretação de obras megapopulares e que afagam os fãs, caberá espaço para histórias familiares como a do batismo do disco, dado pela matriarca dos Borges, Maricota.

O nome se inspira em um movimento vivido por moradores do bairro belohorizontino de Santa Teresa e nascido nos repetidos encontros de jovens e seus instrumentos musicais na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópólis (atente para os nomes) para tocar e compor. Logo, a presença de Milton, os Guedes e os Borges atraiu novos ouvintes.

No lugar, hoje, funciona um bar-museu que não teria mesmo outro nome: Clube da Esquina.

Como será

Novas Esquinas reverencia um dos álbuns mais tocados em rádios e vendidos desde o lançamento.

O cantor, compositor e instrumentista Rodrigo, filho de Marilton Borges, sobrinho de Lô, Márcio e Telo, tem um disco lançado, Qualquer Palavra, no qual divide os vocais com Lenine na faixa título.

Rodrigo encontra-se em fase de finalização de seu primeiro DVD, gravado no grande teatro do SESC Palladium, e que conta com as participações especiais de Milton Nascimento, Lô Borges, Daniel Jobim e Roger Deff.

Também está em fase de lançamento do CD – Assim que a vida quiser – com participações de Mart’nália e Otto.

Ian é o caçula de Beto Guedes, neto de Godofredo, e atua como instrumentista e produtor musical. 

Os dois artistas promete também lançar a banda Allunar, projeto que já possui parcerias com Nando Reis, Ronaldo Bastos e Chico Amaral.

No show, Rodrigo e Ian devem interpretar grandes clássicos do Clube da Esquina e composições próprias.

Críticos e admiradores dizem sobre a dupla, entre outras coisas, que “os arranjos para violão de aço, guitarra e voz demonstram vigor e modernidade, recriando com propriedade a atmosfera de alguns dos maiores sucessos da música mineira”

Nas redes sociais de ambos é possível acompanhar a agenda de shows e novidades:

https://www.instagram.com/ianguedesoficial/ https//www.instagram.com/rofrigoborgesoficoal

Ingressos

Para esta sexta-feira, ingressos antecipados custam  R$ 45,00; já na porta da casa, o valor será de R$ 50,00, se houver disponibilidade de lugar

Informações podem ser obtidas pelo telefone 97198 -0775 com a produtora cultural, Marineis Dias.

Veja Também