Ainda não há previsão para o retorno de todas as atividades presenciais do CEU das Artes Vila Nova União. Aberto apenas para “serviços administrativos”, como empréstimo de livros e produção de currículos, o espaço mantém online a agenda de entretenimento. Exemplo disso é o 6º Desfile Beleza Negra, que recebe inscrições até esta terça-feira, dia 17.

Independentemente do sexo, crianças e adolescentes entre os 6 e 17 anos podem participar do evento que tem o “intuito de destacar e valorizar a cultura e beleza negra, trabalhando a autoestima”. Para isso, os pais e/ou responsáveis devem procurar a secretaria, na sede do CEU das Artes, até as 17 horas desta terça-feira para preenchimento de ficha de inscrição e retirada do regulamento. Também é possível obter informações neste link.

O concurso terá duas etapas. A primeira, já nesta semana, consiste na gravação do desfile propriamente dito. O endereço, mais uma vez, é a sede do espaço – acesso pela Avenida Hélio Borenstein, 1386, na Vila Oliveira, ou pela ou Avenida Aurora Ariza Meloni, 1175, na Vila Nova União. O candidato tem até o dia 19 para participar, levando duas trocas de roupa que representem a cultura negra..

Depois de gravado, o material será transmitido em formato live, no próximo dia 26, às 14 horas, pelo . Um júri composto por duas modelos e um maquiador avaliarão a fotogenia, simpatia, beleza, desenvoltura e criatividade dos participantes, que serão classificados em três posições, com diferentes tipos de premiação, como “kits de materiais pedagógicos”. 

O foco, no entanto, não é a premiação, e sim outros benefícios proporcionados aos participantes, como explica a coordenadora do espaço, Patrícia Lusvarghi, “Trabalhamos a valorização de pessoas, o empoderamento… É uma atividade que deu muito certo, e presenciamos crianças com baixa autoestima conseguindo se valorizar. Não é apenas uma celebração ao Dia da Consciência Negra. É algo que tem que ser todos os dias, independentemente de raça, credo ou o que quer que seja”.

Um bom exemplo, como ela conta, é o menino Esdras Florindo, um dos ganhadores da competição em 2019, aos 8 anos de idade. “Ele era super tímido, não conversava com ninguém, e temos um depoimento de sua mãe dizendo que a partir do projeto ele passou a se comunicar e sorri o tempo todo”. 

Outras atividades

Enquanto o CEU das Artes segue sem previsão de retorno ao seu pleno funcionamento, continua planejando atividades à distância, como têm feito desde o último mês de março. “Estamos preparando o Natal Solidário e também um projeto cultural de Natal, onde faremos entretenimento com a comunidade a partir da atuação da agitadora Carla Pozo”, explica Patrícia, que garante a manutenção do blog do Instituto Sementinha, alimentado semanalmente com artigos, exercícios e reflexões. 

Para mais informações sobre o 6º Desfile Beleza Negra, o telefone é o 4795-4398.