Diário Logo

Notizia Logo

Programação no Sesc tem opções variadas até a terça-feira de Carnaval

Além da apresentação de Thiago Costa, cantor, compositor e ator mogiano, que sobe ao palco do Sesc Mogi às 20 horas desta quinta-feira (24) para apresentar o álbum ‘Seu Silêncio’, outras atividades marcam o final de semana prolongado na unidade. Tem atividades esportivas, oficinas, teatro, festival, dança e muito mais. Merecem destaque as atividades relacionadas […]

24 de fevereiro de 2022

Reportagem de: O Diário

Além da apresentação de Thiago Costa, cantor, compositor e ator mogiano, que sobe ao palco do Sesc Mogi às 20 horas desta quinta-feira (24) para apresentar o álbum ‘Seu Silêncio’, outras atividades marcam o final de semana prolongado na unidade.

Tem atividades esportivas, oficinas, teatro, festival, dança e muito mais. Merecem destaque as atividades relacionadas as Congadas da cidade: oficina de customização de adereço das 14 às 16 horas neste sábado (26); de customização de instrumentos das 10 às 12 horas neste domingo (27); e as vivências em danças tradicionais, das 14 às 16 horas neste mesmo dia e tambem de percussão e toques tradicionais, no mesmo horário, mas na terça-feira (1º de março).

Confira a seguir a lista completa:

 

 

Esportes| Quadras e Piscina ( para credenciados e com exame dermatológico valido)

No campo esportivo, aulas abertas e vivências como HidroJump (encerrando a campanha Sesc Verão 22), além do voleibol, basquete e esportes de raquete. As atividades em quadra não precisam de agendamento prévio.

 

Literatura| Mediação de leitura: Livros e Brinquedos de Palavras

Dias 26 e 27, das 10h as 12h30 e das 14h às 16h30

Com o Casulo Viajante. Utilizando o Gabinete de Habilidades instalado na alameda da unidade, os educadores do Casulo Viajante apresentam uma seleção de livros infantis em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo, criando pontes entre leitores e livros.

 

Teatro Infantil

 

‘Cinderela e o Pé Inchado’

Com a Cia Burucutu

Dias 26/02, sábado,  das 16h30 às 17h30

Entoada nos ritmos de baião, xote, samba, repente, rasqueado, chorinho e maracatu, a história da gata borralheira é contada por dois personagens matutos, legitimamente brasileiros: Zé e Maria. Nessa versão inusitada, a Cinderela se descobre com o pé inchado e Tatá, seu amigo ratinho, vai ter que se empenhar para conseguir um remédio especial: o elixir desinchatório criado pelo Dr. Ratonildo, renomado cientista no mundo dos ratos.

Fundada por Carla Tito e Cristiano Russo, a Cia. Burucutu tem como principais objetivos a união de diversas linguagens artísticas, o resgate de obras literárias fundamentais e a pesquisa do teatro popular em suas mais diversas formas. Durante seus 18 anos de vida, realizou apresentações por diversas unidades do SESC, SESI, Festivais, Projetos Culturais entre outros. Atualmente, a Cia. se dedica principalmente ao público infantil, recontando de forma lúdica e criativa, clássicos da literatura universal.

 

Oficinas para Crianças

 

Oficina Voadora

Dias 26/02, sábado, das 11h às 12h| a partir de 5 anos

Com o intuito de resgatar os brinquedos e brincadeiras das infâncias, a oficina voadora propõe a construção de aviões de papel através de diferentes dobraduras que ocuparão os céus da unidade. A partir do origami e do diálogo entre a memória das infâncias dos adultos e as experiências vividas por suas crianças, os pequenos aviões alçam voo e transitam entre passado e presente nas brincadeiras que habitam os quintais brasileiros.

 

Holi – Festival das Cores

Dias 27/02, domingo, das 11h às 12h30| a partir de 4 anos

Inspirado na festa típica indiana que comemora a chegada da primavera e a vitória do amor, o Festival Holi será uma celebração dos recomeços. Entrando em contato com a música e movimentos corporais típicos e possíveis, as famílias serão convidadas a brincar e ocupar os mesmos espaços de forma lúdica e cheia de cores.

 

Artes Visuais| Dança| Cidadania

 

Projeto Compartilhando Saberes – Congadas de Mogi das Cruzes 

Oficina de customização de adereço de Congada 

Dia 26/02/2022 (sábado) das 14h às 16h 

Nesta oficina, os participantes aprenderão a customizar chapéus de marinheiro dentro da tradição das Congadas, utilizando fitas de cetim e lantejoulas, e também conhecerão um pouco da importância e dos múltiplos significados das vestimentas para esses grupos de cultura tradicional. 

 

Oficina de customização de instrumentos de Congada 

Dia 27/02/2022 (domingo) das 10h às 12h 

Aqui, inscritos aprenderão a customizar e trocar a pele de repeniques e bombos, instrumentos utilizados tradicionalmente pelos grupos de Congadas, além disso aprenderão sobre a centralidade do tambor dentro dessa manifestação cultural. 

 

Vivência em Danças Tradicionais de Congada 

Dia  27/02/2022 (domingo) das 14h às 16h 

Nesta vivência, os participantes aprenderão alguns passos e bases de dança das Congadas, compreendendo os passos não apenas como uma coreografia, mas como parte fundamental dessa forma de expressão cultural. A atividade será conduzida por dançantes de grupos diversos da cidade e de várias gerações diferentes. 

 

Vivência de Percussão e Toques Tradicionais de Congada 

Dia 01/03/2022 (terça-feira) das 14h às 16h 

Nesta vivência final, os participantes aprenderão alguns toques e ritmos de percussão das Congadas, a partir da condução de mestres de grupos diversos da cidade e contando com a presença de diferentes gerações de tocadores. Além disso, aprenderão sobre a importância da música e seus aspectos de identidade dentro das manifestações do Congo. 

 

Segurança sanitária

Atenção: Para todas as atividades é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19: Para as crianças acima de 05 anos (uma dose), para os demais acima de 12 anos (02 doses ou dose única)

O uso de máscara durante a permanência no local segue obrigatório para todos, sendo dispensado apena na área da piscina e também na hora de se alimentar. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes. Agradecemos a compreensão de todos, com as medidas sanitárias que visam o seu bem estar e a segurança.

 

Serviço

Sesc Mogi das Cruzes 
Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP 

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 22h 

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h 

Durante o Carnaval:

Dias 26 e 27/02, sab e dom, abre das 09h às 18h

Dia 28/02, segunda, fecha

Dia 1º de março, terça, abre das 09 às 18h

Dia 2 de março, quarta de cinzas, abre das 14h às 22h

Veja Também