Diário Logo

Notizia Logo

Programação em homenagem aos 462 anos de Mogi está repleta de atrações; confira

Com pegada pluralista e multifacetada, a agenda cultural deste setembro, quando Mogi das Cruzes dobra a casa dos 462 anos de fundação, espelha, e bem, a saída da toca de artistas, escritores, cantores, tatuadores, e outros atores da arte e da produção brasileira e mogiana. Desde agosto, esse movimento de sair dos estúdios, entregar e […]

31 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

Com pegada pluralista e multifacetada, a agenda cultural deste setembro, quando Mogi das Cruzes dobra a casa dos 462 anos de fundação, espelha, e bem, a saída da toca de artistas, escritores, cantores, tatuadores, e outros atores da arte e da produção brasileira e mogiana. Desde agosto, esse movimento de sair dos estúdios, entregar e apresentar projetos culturais tecidos durante os dois últimos pandêmicos anos e, finalmente, exercer a salvadora troca e presença do público tem pontuado a vida na cidade.

Eventos públicos e particulares trouxeram artistas do cenário nacional e local de modo que chama a atenção pela cartela de opções: Oswaldo Montenegro, Nando Reis – que havia encontrado o público na pandemia, no primeiro show do Sesc Mogi das Cruzes, no ano passado -, Paulo Miklos, covers de bandas conhecidas tiraram o mogiano de casa em agosto.

Agora, setembro começa bem com o apelo do aniversário, com shows gratuitos ou não; além do lançamento de dois livros sobre histórias vividas em Mogi das Cruzes. São eles “As Solfas de Mogi e a Música Colonial Brasileira”, que apresenta novidades sobre a descoberta  e a restauração das consideradas mais antigas partituras musicais do Brasil,  que estavam no acervo do Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes, e são de autoria de mogianos; e “O Barão – Um passeio histórico por Mogi das Cruzes” (Lopes e Accioly Editoria), com personagens da cidade, como o Barão de Jaceguai, que dá nome à obra do jornalista Francisco Ornellas (veja ao lado, dados sobre o dia dos lançamentos e endereços).

A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou um programa com shows de apreço popular, a partir de hoje, o dia do aniversário e feriado municipal, com nomes como DJ Kriador (17 h), Pagode do Canta, a banda DKcinco e a cantora de rock, Luana Camarah.
Amanhã, sexta-feira (02), vão se apresentar na avenida Cívica. Às 19h, a orquestra Sinfônica com artistas mogianos e a dupla sertaneja, Marcos e Bueno. No sábado, a série musical começa mais cedo, às 17h30, com MC Rodrigo Goes acompanhado do DJ Nandes Castro, Combo Sujo e o cantor Raffa Augusto.

Zélia Duncan

O Sesc Mogi das Cruzes preparou atrações especiais para todo o mês. A artista convidada para abrir a comemoração é Zélia Duncan, que subirá ao palco hoje, às 18 horas, com o primeiro show com convites vendidos. Até o momento, todas as atrações levadas à unidade localizada no bairro do Socorro foram gratuitas. 

Cantora que já se apresentou em Mogi das Cruzes, ela chega aos 40 anos de carreira com 15 discos, 5 DVDs solo, diversos prêmios, discos de ouro e de platina, e parcerias com grandes nomes da música brasileira. Tem sido voz decisiva na defesa da cultura brasileira.
No Sesc, ainda, no decorrer das próximas semanas, o palco será ocupado por artistas com o Supla (dia 14), Bruna Caran (dia 15) e Karen Santana (18), Franois Muleka e Marissol MWaba (dia 22) e Paula da Paz (dia 25) – todos com entrada gratuita ao público.

A arte de Nerival

Um outro presente à cultura de Mogi será a mostra e uma série de eventos sobre a trajetória do artista Nerival Rodrigues, a partir de hoje (1), na Vila Helio. 

O projeto Projeto “Olhar Ingênuo” apresenta a exposição “Coração Naïf” do artista plástico que possui 50 anos anos de carreira e reside em Mogi das Cruzes.

Serão 10 obras inéditas que homenageiam o artista pernambucano de nascimento, que adotou Mogi como morada. O evento terá atos como palestras, debates, mostra audiovisual e atividades socioeducativas sobre arte, cultura e a trajetória do artista.

Com o apoio do Grupo Marbor através da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC), o Projeto homenageará, também, a Semana de Arte Moderna de 1922, o bicentenário da Independência do Brasil e o 462 anos de Mogi.

Como dissemos, a agenda pincela vários tons da produção cultural da atualidade, com potência para agradar os diversos gostos e olhares dos mogianos no “parabéns” à cidade que ganha o direito de soprar hoje, 462 velinhas.

A festa da cidade

Local: Avenida Cívica – Mogilar
Entrada: Gratuita 

Data: 01/09
17h – DJ Kriador
19h – Pagode do Canta
20h – DKcinco
21h – Luana Camarah

Data: 02/09
18h – DJ Aposan
19h30 – Sinfônica com artistas Mogianos
21h30 – Marcos e Bueno

Data: 03/09
17h30 – Nathan Ginach
19h – Rodrigo Goes e DJ Nandes Castro
19h30 – Combo Sujo (DJ Fill, Cascão, ADJota)
21h – Raffa Augusto
Local: Cemforpe (Nova Mogilar)

Data: 1 a 30 de setembro
Exposição Coração Naïf 
Projeto Olhar Ingênuo com Nerival Rodrigues
Local: Vila Helio

Data: 03/09
16h  – Chico Ornellas lança o livro “ O Barão – Um Passeio Histórico por Mogi das Cruzes
Local: Mogi Shopping
Data: 07/09
19h – Ministério Madureira com Maestro Lélis, Orquestra Ecos de Glória, Mogi Adoração e artistas gospel de Mogi

Mogi Expo Tattoo
Local: Pró-Hiper ( Vila Mogilar)

Data: 24/09
19h – Mato Seco – ingresso solidário ou ingresso social

Data: 25/09
19h30 – Dead Fish – ingresso solidário ou ingresso social

Programação Sesc – um presente para o aniversário de Mogi
Local: Sesc ( Socorro)
Data: 01/09
18h – Zélia Duncan: 40 anos de carreira – Ingressos disponíveis no site do Sesc

Data: 04/09
Local: Sesc (Socorro)
16h – Yayá Massemba: Umbigo a Umbigo – Entrada gratuita

Data: 08/09
Local: Igreja do Carmo (R. São João – Centro)
20h – As Solfas de Mogi e a Música Colonial Brasileira – Entrada gratuita

Data: 14/09
Local: Sesc (Socorro)
20h – Supla – Entrada gratuita

Data: 15/09
Local: Sesc ( Socorro)
20h – Bruna Caram canta 
Gonzaguinha – Entrada gratuita

Data: 18/09
Local: Sesc ( Socorro)
16h – Karen Santana – 
Entrada gratuita

Data: 22/09
Local: Sesc (Socorro)
16h – François Muleka e Marissol 
MWaba – Entrada gratuita

Data: 25/09
Local: Sesc (Socorro)
20h – Paula da Paz: Um Canto para 
Yabás – Entrada gratuita

Data: 29/09
Local: Sesc ( Socorro)
20h – Timeline: Orobo

Veja Também