Diário Logo

Notizia Logo

Programação em homenagem à Semana de Arte Moderna começa neste sábado

Neste sábado (12) terá início a programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Intitulada “Contexto e Protagonismo – 100 anos da Semana de 22”, a agenda vai reunir nove atrações, entre palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau. Todas […]

11 de fevereiro de 2022

Reportagem de: O Diário

Neste sábado (12) terá início a programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Intitulada “Contexto e Protagonismo – 100 anos da Semana de 22”, a agenda vai reunir nove atrações, entre palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau. Todas as atividades são gratuitas e a entrada do público deverá obedecer a protocolos sanitários.

A primeira atividade, neste sábado (12), será uma palestra com Rafael Puertas, que visa fazer uma apresentação da arte moderna, incluindo antecedentes, desdobramentos, contexto, características estilísticas e temáticas da literatura modernista brasileira, com o intuito de responder a seguinte indagação: “Semana de Arte Moderna: foi ou não foi”? A palestra terá início às 19 horas e será no Theatro Vasques, com recomendação de 16 anos.

Já no domingo (13), acontecerá a estreia do documentário “Mário: um Modernista em Mogi”, que fala sobre vida e obra de Mario de Andrade e também sobre sua passagem por Mogi das Cruzes, no ano de 1936. O escritor veio à cidade para filmar as peculiaridades da Festa do Divino Espírito Santo e a visita serviu como subsídio para um artigo por ele escrito, intitulado “A Entrada dos Palmitos”, que foi publicado na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo.

O documentário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem 40 minutos de duração e será exibido às 19 horas, no Teatro Vasques. Os interessados já podem fazer a troca de ingressos por pacotes de absorventes, diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, das 9h às 18h. Os itens arrecadados serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da campanha Tia Chica, do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que combate a pobreza menstrual.

A programação também contará com a oficina “Experimentando a Poesia Moderna”, que será no dia 14 de fevereiro, às 17 horas, no Casarão do Carmo. A atividade será comandada pelo poeta-jogral Rafael Puertas, que é professor e entusiasta da literatura. Para essa atração em específico, é preciso se inscrever previamente, por meio de formulário online. A recomendação é 16 anos e são 30 vagas disponíveis. 

No dia 15 de fevereiro, será aberta no Museu Mogiano a exposição “Semana 22: 1922 em 2022”. A mostra visa trazer de forma educativa a todos os munícipes a trajetória e o marco que foi a Semana de Arte Moderna na história da arte brasileira. No acervo, constarão itens que remetem à música, literatura, artes plásticas e às artistas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. A visitação é livre e acontecerá de terça a sábado, das 9h às 16h, até o dia 19 de março.

Também no dia 15, será realizada a palestra “Semana de 22: Encontros e Entremeios com os Processos Anticoloniais”, comandada por Thiago Francysco Rodrigues Cassiano. A proposta é discutir a relação entre a semana de 22 e os processos anticoloniais na arte, narrativa visual e cênica, a partir da proposta de Franz Fanon em seu livro “Pele Negra Máscaras Brancas”, em consonância com HomiBhaba, em “O Local da Cultura”. A atividade começa às 19 horas e será no Theatro Vasques.

No dia 16 de fevereiro, às 19 horas, será a vez do bate-papo “Do Rei da Vela ao Teatro Contemporâneo – a Herança da Semana de 22 no Teatro Brasileiro”. Será uma mesa de debate sobre teatro e modernismo, que partirá da obra O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. A mesa contará com mediação de João Aguiar e participação da atriz Jessica Nascimento, do ator Rodrigo Prestes, do historiador Mário Sérgio de Moraes e da pesquisadora Johana Albuquerque.

Em 17 de fevereiro, mais uma atividade será realizada pela programação da Semana de Arte Moderna. Será a palestra “Villa Lobos: A Música da Semana de 22”, comandada por Roberto Bordin. A proposta é falar sobre Villa Lobos e a Semana de 22, focando nas três noites em que ele se apresentou, o repertório e as reações do público ao evento. A palestra deve ser acompanhada por atração musical e terá início às 19 horas.

No dia 18 de fevereiro, acontecerá o sarau Mo(gi)dernismo 22 – 100 Anos da Semana de Arte Moderna. O evento será aberto à participação de todos os interessados e visa homenagear a semana de 22, com a participação de artistas e coletivos. O sarau terá início às 19 horas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente, por formulário online. 

O último evento da programação será a palestra “Arquitetura e Moda a Partir do Modernismo”, comandada por Celso Ledo Martins, que acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 19h, no Teatro Vasques. Trata-se de um debate a respeito dos reflexos e influências da Semana de 22 na arquitetura e demais meios de expressão artística.

 

Segurança

Todos os espaços culturais municipais estão operando com 70% de ocupação. No caso do Vasques, onde acontecerá boa parte da programação em homenagem à Semana de Arte Moderna, para as atividades que não requerem inscrição prévia, a orientação aos interessados é fazer a retirada antecipada de ingressos, diretamente na bilheteria do local. O intuito é evitar a formação de filas e aglomeração nos dias das atividades. O uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo das atividades.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.

Veja Também