Entrar
Perfil
MÚSICA

Pioneira, Guararema realiza festival de jazz e blues com shows nacionais e internacionais

Em palco gratuito, 15 atrações e mais de 100 músicos participam do evento que terá, entre os destaques, a cantora mogiana Djane Borba em tributo a Billie Holiday

O Diário
03/06/2023 às 08:06.
Atualizado em 05/06/2023 às 14:10

SONORIDADES - Hamilton de Holanda está entre os grandes nomes do jazz nacional presentes ao festival de Guararema, que começa no feriado de quinta (8) e termina no domingo (11), com atrações pouco comuns, verdadeiros presentes para a região do Alto Tietê. (Arte: Danilo Scarpa)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
MÚSICA

Pioneira, Guararema realiza festival de jazz e blues com shows nacionais e internacionais

Em palco gratuito, 15 atrações e mais de 100 músicos participam do evento que terá, entre os destaques, a cantora mogiana Djane Borba em tributo a Billie Holiday

O Diário
03/06/2023 às 08:06.
Atualizado em 05/06/2023 às 14:10

SONORIDADES - Hamilton de Holanda está entre os grandes nomes do jazz nacional presentes ao festival de Guararema, que começa no feriado de quinta (8) e termina no domingo (11), com atrações pouco comuns, verdadeiros presentes para a região do Alto Tietê. (Arte: Danilo Scarpa)

Heaven, I’m in heaven. 

And my heart beats so.

Quando a cantora mogiana, guararemense por coração, Djane Borba, cantar que está no céu e o coração bate tanto, tanto, será a mais pura verdade. “Cheek to cheek” está no prestigiado tributo que ela fará a Billie Holiday, uma das maiores cantoras do jazz.

Djane, que consolida carreira nesse universo restrito, é uma das 15 atrações convidadas do 1º Guararema Jazz & Blues Festival durante quatro dias, a contar a partir desta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi. Nomes de expressão nacional e internacional vão abrir uma estrada não percorrida até aqui nem por Guararema, nem pelo Alto Tietê: dar holofote, em arena livre, gratuita e instalada na área  do Pau D’Alho, aos dois estilos nascidos nos Estados Unidos com gênese na música africana cantada durante o trabalho por negros escravizados e potência para varrer décadas  e se manter tão, tão atual, por tocar o corpo e a alma das pessoas com o suingue, sonoridade e a interpretação da complexidade do viver e temas como o desamor, racismo, violência e por aí vai.

Poucas cidades brasileiras realizam um festival de música. De jazz e blues, menos ainda. A escolha dos dois estilos casou com o desejo da Secretaria Cultura de Guararema de oferecer ao público morador e ao visitante de um dia uma agenda diferenciada e com poderio para atrair turistas que poderão permanecer durante o feriadão na rede hoteleira ou desfrutar da gastronomia da cidade, pontos de equilíbrio econômico do município.

O músico Mateus Sartori, secretário municipal de Cultura, afirma que o festival não é um projeto como o realizado no Natal, quando milhares de pessoas vão a Guararema. “É um evento menor, não é de massa, é voltado a quem já visita a cidade aos finais de semana, é um evento para a família e para quem se hospeda aqui”, indica. 

Além de ser em um evento inédito e de qualidade, com nomes de peso no jazz e blues, como o brasileiro Chico Pinheiro e Hamilton de Holanda, entre outros, o encontro movimentará cerca de 116 músicos e custou R$ 618 mil. Também conta com uma parceria com o Sesc, que responde pela vinda das atrações Guilherme Ribeiro e o Quinteto Garboso.

O pioneirismo de Guararema é reconhecido por quem  acompanha a cena brasileira e mundial neste recorte musical. O brasileiro Chico Pinheiro afirmou a O Diário que  “sem dúvida, uma iniciativa como essa é um divisor de águas para qualquer cidade. Tanto para o público como para os artistas. Se a cultura e a arte sempre prestaram um papel importante na habitação dos espaços públicos, na criação de um sentimento cívico e coletivo nas pessoas, no próprio senso de  comunidade local, nada melhor do que música gratuita de alto nível para cumprir esse papel tão importante”. 

O artista que se apresenta no sábado, compartilha o olhar e o que sente quem faz o espetáculo: “É algo igualmente especial para os artistas, que têm com isso a oportunidade de trocar com um público de ouvidos frescos e espíritos receptivos, especialmente nessa estreia do Festival, o que torna tudo ainda mais especial”, afirma.

Djane Borba, artista reconhecida pela crítica musical, destaca a importância de se popularizar um estilo com público restrito às poucas casas de espetáculos  e festivais. “O jazz tem muitos estilos, são células independentes e potentes, com público fiel e grande poder de atração para quem está chegando", diz. 

“A minha torcida é que o festival se repita nos próximos anos porque a cidade e o público merecem ter acesso a esses nomes, diz Djane, lembrando que o estilo nasce não da elite, mas do povo, do enfrentamento social que grandes canções traduzem. “Guararema está sendo pioneira e ousada”, e eu (emociona-se) me sinto honrada: “Heaven, I’m in heaven”, cantarola a música de Irving Berlin para Fred Astaire e Ginger Roger dançarem no filme Top Hat (O Picolino), de 1935.

PARA VER - Guararema realiza festival de jazz e blues com atrações nacionais e internacionais a partir desta quinta-feira, 8, com shows ao lado do Parque Pau D’Alho, no centro da cidade (Imagem: Divulgação)

 Seleta carta de shows 

Artistas brasileiros, argentinos e americanos responderão pelo 1 Guararema Jazz e Blues Festival, com entrada gratuita. Atrações como o brasileiro Chico Pinheiro, Alabama Mike & The Simi Brothers, Djane Borda, que estará acompanhada de Hector Costita e o Jazz Society Trio, além de Hamilton de Holanda Trio e Laretha Weathersby, conhecida como a Princesa do Blues, estão na carta seleta de shows. Uma praça de food truck será âncora entre os intervalos para a troca de músicos no palco que, sim, terá um piano. Confira a agenda:
 
Dia 8 de junho (quinta)

Helena Sá Quarteto (14h), Guilherme Ribeiro, com o Quinteto Garboso (17h30), Igor Prado & TJR (20h) e Blues Beatles às 21h30.

Dia 9 de junho (sexta)

El Tiempo Trio (14h), Tributo à Amy Winehouse com Lud Mazzucatti (17h), Chico Pinheiro (20 h) e a Princesa do Blues, Laretha Weathersby (21h30).

Dia dia 10 (sábado)

Adriano Grineberg (14h), Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (17h), Hamilton de Holanda Trio (20h) e Alabama Mike & The Simi Brothers (21h30).

Dia 11 (domingo) 

Billie Holiday Tributo, com Djane Borba, Hector Costita e Jazz Society Trio (14h), Tony Gordon (16h30) e Blues Etílicos (21h30)

Saiba mais nas redes sociais da Prefeitura de Guararema: (http://guararema.sp.gov.br)

(Matéria atualizada nesta segunda-feira, 5 de junho)

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por