Diário Logo

Notizia Logo

Percussão e choro do Conservatório de Tatuí se unem em concerto neste domingo

O Grupo de Percussão e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — se apresentam juntos no palco do Teatro […]

24 de junho de 2022

Reportagem de: O Diário

O Grupo de Percussão e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — se apresentam juntos no palco do Teatro Procópio Ferreira neste domingo, dia 26, às 11h. O concerto promete trazer vários clássicos da música brasileira, interpretados conjuntamente ou por cada grupo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h, ou no domingo, a partir das 9h.

Para este concerto, os Grupos Artísticos preparam um repertório que destaca grandes compositores da música brasileira, entre outras obras. Para a apresentação do Grupo de Choro, o público apreciará obras como ‘Juracy’ (Anacleto Medeiros), ‘Arranca toco’ (Meira) e ‘Graúna’ (João Pernambuco). Em seguida, o Grupo de Percussão entra em cena tocando ‘M.O.S’ (Douglas Gutjahr) e ‘Danças Brasileiras: Baião e Frevo’ (Ney Rosauro).

E para fechar com chave de ouro, os grupos executam os clássicos ‘Brasileirinho’ e ‘Carioquinha’ (Waldir Azevedo), ‘Feira de Mangaio’ (Sivuca), ‘Noites Cariocas’ (Jacob do Bandolim) e ‘Remexendo’ (Radamés Gnattali).

Sob a coordenação de Alexandre Bauab, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1993 e é considerado um dos maiores incentivadores deste gênero musical no Brasil. O Conservatório é a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o ‘Choro’ como curso regular. Formado por alunos bolsistas e professores que se destacam pela versatilidade, improvisação e vasto repertório, o grupo já se apresentou em diferentes cidades do estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa ‘Brasil Instrumental’ da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa ‘Jazz & Companhia’), Memorial da América Latina e Sala São Paulo. Em 1999, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí gravou o primeiro CD e, desde então, reúne participações em álbuns de artistas brasileiros e internacionais, como ‘Soleil’ (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão), além de contribuir para a trilha sonora do longa-metragem ‘Um Craque Chamado Divino’ (2006) sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí foi criado em 1975, é o mais antigo grupo do gênero no país, formado por cerca de dez percussionistas. Seu objetivo é oferecer aos(às) estudantes do Conservatório de Tatuí a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Além de executar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. O grupo atua com renomados(as) artistas convidados(as), como Eduardo Gianesella, Frank Oddis, Benjamin Toth, Eduardo Leandro, Elizabeth Del Grande, Ted Piltzecker, Vinícius Barros, Ari Colares, John Boudler, Kiko Freitas e Carlos Stasi, entre outros.

 

Serviço
O quê? Grupo de Percussão e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Luis Marcos Caldana e Alexandre Bauab Júnior

Quando? 26 de junho, domingo | Horário: 11h

Onde? Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Quanto? Entrada gratuita | Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

 

Veja Também