Sexta edição do FAPAT acontecerá nos palcos do Cemforpe, Sesc e no Centro Artesanal Dona Nenê com atrações como shows, teatro e oficinas
Do premiado Palavra Cantada, Paulo Tatit abre a programação do Festival de Arte do Alto Tietê com uma palestra-show no Cemforpe de Mogi das Cruzes; entrada é gratuita (Divulgação/FAPAT)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Sexta edição do FAPAT acontecerá nos palcos do Cemforpe, Sesc e no Centro Artesanal Dona Nenê com atrações como shows, teatro e oficinas
Do premiado Palavra Cantada, Paulo Tatit abre a programação do Festival de Arte do Alto Tietê com uma palestra-show no Cemforpe de Mogi das Cruzes; entrada é gratuita (Divulgação/FAPAT)
O Festival de Arte Popular do Alto Tietê, o FAPAT 2023, chega à sexta edição com a abertura nesta sexta-feira (2) com agenda contendo música, teatro, folia de Reis e os bonecões da Mantiqueira, além de oficinas e a palestra show com Paulo Tatit, do grupo Palavra Cantada. Até o próximo dia 11, a programação promete mobilizar o púlbico nos com entrada gratuita, instalados em Mogi das Cruzes (Cemforpe e Sesc Mogi) e Guararema.
A organização é da Malungada Produtos Culturais por meio de editais e parceiras. A realização é do Governo do Estado e o apoio se dá pelos seguintes entes: PROAC, prefeituras de Mogi das Cruzes e de Guararema, Sesc Mogi das Cruzes e MPC Arquivo Digital .
O FAPAT acontece desde 2013 e foi criado pelo produtor cultural e artista Deo Miranda, da Malungada, "com a ideia de ser um evento de rua, itinerante e inteiramente gratuito, fazendo uso de ferramentas e equipamentos públicos: teatros municipais, centros culturais, praças e coretos, entre outros espaços, para promover o acesso a arte de forma livre e democrática".
Em 2021, o festival trouxe atrações como o artista Antônio Nóbrega e a Coroação do Rei do Congo de Mogi das Cruzes.
Esse projeto une artes da cultura tradicional e urbana através das várias linguagens artísticas: música, teatro, dança, artes visuais, literatura, audiovisual, fotografia, tradições populares, grafite, hip hop, e outras.
No site do evento é possível acompanhar essa história, inclusive acessar apresentações passadas, que permanecem registradas.
Abertura
Para o evento de abertura, o primeiro apoiador foi a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Uma palestra-show será realizada por Paulo Tatit, do Palavra Cantada, arquiteto de formação, mas compositor, músico e estudioso da canção popular e das cantigas infantis. Esse, aliás, será o tema do encontro que tem entrada gratuita, a partir das 20 horas, no Cemforpe, localizado no bairro Nova Mogilar.
O conhecido Palavra Cantada foi criado no início da década de 1990 pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, que se detiveram em criar melodias, letras e arranjos originais, "de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças".
O resultado não foi outro senão o reocnhecimento do público, crítica e educadores em prêmios e apresentações que se mantiveram desde aquela época.
Entre os prêmios recebidos pela dupla estão os da Música Brasileira (antes conhecido como Prêmio Sharp, TIM e Prêmio CARAS. A obra da dupla possui 16 CDs, 10 DVDs e 7 livros lançados,
Artistas convidados e grupos de cidades como Mogi das Cruzes (Combuca da Judite) e Salesópolis (Folia de Reis) estão na programação, além do Terra de Almogada e outros. Confira a programação abaixo.
Confira a programação oficial do Festival de Arte Popular do Alto Tietê:
Abertura em Mogi das Cruzes
Dia 2 de junho (sexta-feira)
Onde: Cemforpe (Rua Antenor Leite da Cunha, 55, Nova Mogilar)
19h - Solenidade
19:30h - Intervenção Terra de Almofadas
20h - Paulo Tatit com a palestra espetáculo: A Canção Popular
Em Guararema
Dia 3 de junho (sábado)
Onde: Igreja de São Benedito, na Praça 09 de julho.
13h - Encontro de Grupos Tradicionais / Concentração / Cortejo
Boneções da Mantiqueira, de Pindamonhagaba
Combuca da Judite, de Mogi das Cruzes
Folia de Reis Santuário de São José, Salesópolis
Agremiação de Educadores, de Mogi das Cruzes
Onde: Centro Artesanal Dona Nenê
15h - Show com Ivan Vilela
16:30h - Cia Cabelo de Maria
18h - Trem da Viração
DIA 04 de junho (Domingo)
No Centro Artesanal Dona Nenê
11h - Teatro de Mamulengo Valdeck de Garanhus
15h - Brenô
16:30h - Ricardo Dutra
No Sesc Mogi das Cruzes
Dias 6 e 7 de junho (terça e quarta-feira)
Onde: Sesc Mogi, no bairro do Socorro
Oficina de circo: malabares, acrobacia solo e palhaçaria
Escola de Artes AJPS, de Mogi das Cruzes - Coord. Matheus Ruan / Assit. João Pedro Bonfim e Lucas Dias
Horário: 13h às 15h
Dia 8 de junho (quinta-feira)
15:30h - Intervenção Artística / Dança -Escola de Artes AJPS, de Mogi das Cruzes, com o espetáculo Casa.
16h - Daniel Granado e banda.
Dia 9 de junho (sexta-feira)
20h - Siba e banda
Dia 10 de junho (sábado)
14h - Teatro da Neura - Espetáculo Pueremã
16h - Banda Velho Bandido - Show Sampaio 70
Dia 11 de junho (domingo)
16h - Alessandra Leão e Sapopemba
Para acompanhr o dia a dia do Festival de Arte Popular do Alto Tietê siga as redes sociais @malungadaprodutosculturais
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .