O ‘Globo Repórter’ que será exibido nesta sexta-feira (19), na TV Diário, mostra que a região metropolitana mais populosa do Brasil, famosa pelos congestionamentos, pela poluição, pelo excesso de barulho e de pessoas circulando, também tem florestas, rios de águas limpas e cachoeiras. Em sua estreia no programa, os repórteres Ana Paula Campos e Filippo Mancuso mostram espaços e iniciativas que fazem de São Paulo um lugar melhor, com mais verde e qualidade de vida. Entre eles, está o Parque das Neblinas, reserva ambiental que fica em Mogi das Cruzes e Suzano.

Os repórteres caminham por trilhas históricas para mostrar o trabalho de preservação ambiental que dá certo. A floresta protegida que atrai de volta os animais que andavam sumidos. E pessoas que investem seu tempo protegendo a natureza. Com isso, Filippo Mancuso chega ao Parque das Neblinas, distante pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista. A região, que há pouco mais de 30 anos estava totalmente devastada para produzir carvão para indústria siderúrgica, começou a mudar quando se transformou em reserva ambiental. Câmeras instaladas no parque hoje registram a presença de diversos animais, como as onças, de volta ao seu habitat.

“A palavra reconexão sintetiza o sentimento de ter feito parte deste ‘Globo Repórter’. Pude me reconectar - pelo menos um pouco - com a natureza e todas as reflexões que ela nos provoca. Estar no meio do verde me trouxe alívio, conforto. Também me ajudou a testemunhar o poder de restauração da floresta que, mesmo castigada, resiste bravamente. Foi um presente fazer parte dessa jornada do bem”, testemunha Filippo Mancuso.

Já a repórter Ana Paula Campos, registra iniciativas de pessoas que se esforçam para deixar a cidade de São Paulo mais verde. Pessoas como o seu Adão que adaptou o projeto da sua casa para proteger um pinheiro de estimação, e o seu Helio que, de semente em semente, já plantou mais de 30 mil árvores. Um verdadeiro parque, que melhorou a vida de milhares de moradores de um bairro da zona leste.

“A São Paulo que conheci nas gravações me surpreendeu. Sou do Rio de Janeiro, moro há 11 anos em São Paulo e, de fato, o cinza se destaca na cidade. Foi maravilhoso conhecer iniciativas de preservação das áreas verdes da capital e constatar que muitas vezes uma grande mudança parte da boa vontade de uma única pessoa”, conta Ana Paula. “Mais do que nunca, precisamos falar sobre a preservação do meio ambiente e sobre como precisamos de equilíbrio entre o asfalto e as árvores, ainda mais numa cidade como São Paulo, poluída, congestionada e muitas vezes caótica”, conclui.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira (19), logo após o ‘Big Brother Brasil’, na TV Diário.

Sobre o Instituto Ecofuturo

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária.

Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em , e .