Diário Logo

Notizia Logo

Ópera chega a duas escolas de Mogi com o espetáculo “Pedro e o Lobo” no domingo (28)

Com 15 apresentações gratuitas, o projeto Ópera na Escola circula em escolas públicas de sete cidades do Estado de São Paulo. Neste domingo (28), o espetáculo chega a duas unidades de ensino de Mogi das Cruzes, localizadas no distrito de Braz Cubas. Disseminar a música clássica para comunidades que habitam no entorno das escolas públicas […]

24 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

Com 15 apresentações gratuitas, o projeto Ópera na Escola circula em escolas públicas de sete cidades do Estado de São Paulo. Neste domingo (28), o espetáculo chega a duas unidades de ensino de Mogi das Cruzes, localizadas no distrito de Braz Cubas.

Disseminar a música clássica para comunidades que habitam no entorno das escolas públicas do estado de São Paulo é a proposta do Projeto Ópera na Escola, que será apresentado às 10h, na E.E. Isabel Ferreira da Silva Belinha, na Vila Brasileira, e às 14h na E.E. Antônio Olegario dos Santos Cardoso, em Jardim Santos Dumont I.

Esse ano, em sua 9ª edição, o projeto encena “Pedro e o Lobo”: uma versão em português da famosa obra do compositor russo Serguei Prokofiev. O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de 7 músicos e do diretor musical e regente Thiago Tavares.

O compositor russo do século 19, Serguei Prokofiev, teve como propósito mostrar aos jovens os sons dos vários instrumentos e, por isso, cada personagem é representada por um instrumento diferente.

“O próprio Prokofiev sentiu a necessidade de apresentar os instrumentos da orquestra de uma forma mais acessível, não é necessário ter conhecimentos para ter prazer com a música, mas escutar com conhecimento causa um prazer ainda maior. O intuito do arranjo é respeitar a vontade do compositor, permitindo que o grupo menor revele a essência dessa composição, sempre respeitando a forma com que cada personagem da história é musicalmente representada na versão original”, explica Thiago Tavares, responsável pelo arranjo.

O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes as únicas opções de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

“Além de promover o acesso a apresentações artísticas de qualidade, um dos nossos objetivos é mostrar que a arte pode ser, sim, uma possibilidade de profissão para esses jovens”, explica Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

Júlio César Gonçalves, 10 anos, concorda: “Quero ser cantor! Agora que descobri que ela (a protagonista) começou a preparar a voz aos 10 anos, pensei que eu também posso fazer isso: cantar”. 

Ao todo, 15 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita. A temporada teve estreia em Pindamonhangaba, e durante os meses de agosto e setembro, circula por Guarulhos, São Caetano do Sul, Araçariguama, Cotia, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. 

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

 

Veja Também