Entrar
Perfil
ANÁLISE DE CINEMA

O Diário já assistiu: leia resenha de 'Os Eternos', que é opção de passeio neste feriadão

Filme não ousa fugir da fórmula tradicional da Marvel, mas ainda pode divertir, especialmente o público mais novo

Heitor Herruso
13/11/2021 às 16:14.
Atualizado em 13/11/2021 às 16:22

Filme apresenta os Eternos, originários dos primeiros seres a terem habitado a Terra, que fazem parte de uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais (Divulgação - Marvel)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ANÁLISE DE CINEMA

O Diário já assistiu: leia resenha de 'Os Eternos', que é opção de passeio neste feriadão

Filme não ousa fugir da fórmula tradicional da Marvel, mas ainda pode divertir, especialmente o público mais novo

Heitor Herruso
13/11/2021 às 16:14.
Atualizado em 13/11/2021 às 16:22

Filme apresenta os Eternos, originários dos primeiros seres a terem habitado a Terra, que fazem parte de uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais (Divulgação - Marvel)

Com 155 minutos de duração e classificação indicativa de 12 anos, um dos filmes mais aguardados do ano, ‘Os Eternos’, está em cartaz no Cinemark do Mogi Shopping e pode ser opção para o passeio em família neste feriadão da República (veja horários abaixo). A reportagem de O Diário já assistiu ao filme e pode dizer que ele não ousa fugir da já tradicional “fórmula Marvel”.

Assim como aconteceu em 2014, quando embora já houvessem muitas histórias dos ‘Guardiões da Galáxia’ nos quadrinhos muita gente ouviu falar deles pela primeira vez no cinema, aqui o público é apresentado aos Eternos, originários dos primeiros seres a terem habitado a Terra.

Carregando...

Os protagonistas fazem parte de uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais. Dotados de características como imortalidade e manipulação de energia cósmica, eles são frutos de experiências fracassadas de seus próprios criadores, que também foram responsáveis por gerar os Deviantes, seus principais inimigos.

Combo exclusivo de 'Eternos' pode ser retirado no Cinemark do Mogi Shopping (Divulgação - Cinemark)

Essa é a sinopse, que também é explicada em texto no início do filme. Parece complexo de entender, mas não é. E para facilitar, as primeiras cenas são didáticas e colocam um humano para testemunhar a grandeza das batalhas desses seres poderosos e mitológicos.

O humano em questão é interpretado por Kit Harington, muito conhecido por também dar vida a Jon Snow em ‘Game of Thrones’. Ele, aliás, faz uma das perguntas mais interessantes de todo o filme: onde os Eternos estavam durante todo o conflito com Thanos, explorado ao longo de dezenas de filmes, com clímax em ‘Vingadores: Ultimato’, de 2019?

A resposta é simples, mas convence. Os protagonistas do novo longa não podem interferir nos assuntos da humanidade, o que implica em ausentar-se de guerras e tragédias naturais. Ao longo do filme, é possível ver que eles se mantiveram passivos por muito tempo. Milênios, na verdade. Mas agora, tudo mudou, já que as criaturas chamadas Deviantes, já extintas a séculos, voltaram a assombrar a Terra.

Além de Kit Harington, outros nomes de peso compõem o elenco. Os Eternos são interpretados por Angelina Jolie (de incontáveis sucessos, como ‘Malévola’, ‘Tomb Raider’, ‘Sr. & Sra. Smith’ e ‘Salt’), Salma Hayek (indicada ao Oscar por ‘Frida’), Gemma Chan (de ‘Transformers’, ‘Animais Fantásticos’ e ‘Capitã Marvel’), Richard Madden (de ‘Game of Thrones’), Barry Keoghan (de ‘Dunkirk), Ma Dong-seok (de ‘Invasão Zumbi’), Kumail Nanjiani (conhecido pelas séries ‘Silicon Valley’, ‘Adventure Time’, ‘Franklin & Bash’ e ‘Newsreaders’), Lia McHugh (de ‘Totem’ e ‘O Chalé), Lauren Ridloff (de ‘Sem Fôlego’ e ‘O Som do Silêncio’) e Brian Tyree Henry (de séries como ‘FX Atlanta’ e filmes como ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’).

Estes dois últimos nomes, responsáveis por dar vida a Makari e Phastos, apresentam um dos melhores aspectos do longa: a representatividade. Enquanto ela é surda e se comunica por sinais, ele é gay e protagoniza o primeiro beijo entre dois homens em um filme da Marvel.

Falando em Universo Cinematográfico Marvel (UCM), se o filme segue à risca a fórmula iniciada com ‘Homem de Ferro’, em 2008, é claro que existem muitas piadas. Algumas delas ironizam o fato de que o personagem de Richard Madden, Ikaris, é muito parecido com o Superman, da rival DC Comics. Ele voa, solta raios pelos olhos e tudo o mais.

Mas, nem isso é suficiente para gerar a empolgação vista nos quatro filmes dos ‘Vingadores’, ou o clima de comédia de ‘Thor: Ragnarok’ e ‘Homem-Formiga’. As cenas de ação, que usam e abusam da computação gráfica, enchem os olhos. Mas não há trilha sonora marcante, por exemplo, e o enredo cansa na metade das mais de duas horas e meia. Falta algo.

Em 2014, a Marvel apresentou um conjunto de personagens inusitados no cinema. Colocar uma árvore falante e um guaxinim antropomorfizado em um filme era uma jogada ousada, mas a forte personalidade dos anos 80 deu certo. Mesmo que quase ninguém tivesse conhecimento prévio sobre os protagonistas, as bilheterias de ‘Guardiões da Galáxia’ arrecadaram 772,8 milhões de dólares.

Sete anos depois, algum item da fórmula parece ter saído do controle, já que ao apresentar um novo conjunto de personagens consideravelmente desconhecidos do grande público, o resultado é um filme morno, mesmo com um elenco talentoso.

Contudo, ‘Os Eternos’ ainda pode divertir, especialmente o público mais novo. Afinal de contas, ele segue uma linha adotada por 23 outros filmes, que vem empolgando e arrancando risadas há 13 anos.

 Horários

Neste feriadão (sábado, domingo e segunda-feira - 13, 14 e 15 de novembro), os horários de 'Os Eternos' são fixos no Cinemark do Mogi Shopping. Confira:

Sala 1 – 13h40 / 17h10 / 20h40 (Dublado)
Sala 3 – 22h10 (Legendado)
Sala 5 – 14h10 / 17h40 / 21h10 (Dublado e 3D)
Sala 6 – 18h10 / 21h40 (Dublado e 3D)
Sala 7 – 16h40 / 20h10 (Legendado – VIP)

 Também continuam em cartaz 'Venom: Tempo de Carnificina' (na sala 1, às 12h30 / 14h55 / 17h20 / 19h50 / 22h15, em versão dublada) e 'Duna' (na sala 7 - VIP, às 13h10, em versão legendada). A reportagem de O Diário já assistiu e publicou uma resenha para cada um destes filmes. Basta clicar nos títulos para ler na íntegra.

 Segurança

O Cinemark do Mogi Shopping informa que segue os protocolos de segurança para garantir a segurança dos clientes. Além do uso obrigatório de máscara, a dica é chegar cedo para comprar a pipoca. São duas filas, sendo uma delas para comprar os combos com pagamento via cartão de débito ou crédito, e outra para retirada. Também é possível adquirir os produtos da bomboniere via app Cinemark, disponível para dispositivos Android e iOS.

Fazendo isso, é possível entrar na sala com calma e verificar a poltrona com tempo de sobra. É permitido que quem foi junto sente pertinho, mas há  pelo menos um assento de distanciamento entre pessoas que não se conhecem, e a capacidade máxima das salas está reduzida. Saiba mais em https://www.cinemark.com.br/protocolo/.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por