Diário Logo

Notizia Logo

Música afrobrasileira sobe ao palco do Sesc Mogi nesta semana

Nesta semana, dois importantes grupos musicais que cantam a cultura afro-brasileira se apresentam no Sesc Mogi. Estes shows dão sequência ao projeto ‘Mais um Para Somar: Mogi das Cruzes – 462 Anos’, que reúne diferentes intervenções artísticas, iniciativas socioambientais e educativas, encontros e reflexões sobre o passado e o presente da cidade e ainda diálogos […]

21 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Nesta semana, dois importantes grupos musicais que cantam a cultura afro-brasileira se apresentam no Sesc Mogi. Estes shows dão sequência ao projeto ‘Mais um Para Somar: Mogi das Cruzes – 462 Anos’, que reúne diferentes intervenções artísticas, iniciativas socioambientais e educativas, encontros e reflexões sobre o passado e o presente da cidade e ainda diálogos sobre o futuro, com um olhar especialmente atento às culturas afro-brasileira, nordestina, indígena, nipo-brasileira e suas contribuições para a formação do município.

Na quinta, 22, a dupla François Muleka e Marissol Mwaba faz um show que traz forte influência da cultura africana. Já no domingo, 25, o público vai conferir Paula da Paz, no show Um Canto Para Yabás, repleto de encantos, que exaltam a força e beleza das energias femininas na natureza.

Outro destaque, além da e medição de leitura para crianças, são as variadas oficinas abertas ao público e vivências, com destaque para Mel: aliado saudável da gastronomia (Dia 25/9, domingo, das 14h às 16h); Veganismo na prática: pastinhas e tempero caseiro, com Daniella Oliveira (Dia 24/9, sábado, das 11h às 13h); Pilotagem de minidrones (sábado) e Vivência de Dronemodelismo (domingo) ambos com Lucas Schlosinski . Nessas oficinas e vivências é preciso pegar senha para participação, meia hora antes do inicio da atividade.

Veja mais detalhes de cada atividade a seguir:
 

Música

Homem com roupa azul

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaFrançois Muleka e Marissol Mwaba

Dia 22/9, quinta, das 20h às 21h15
Tenda | Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Marissol Mwaba e François Muleka Marissol são brasileiros de origem congolesa, os dois irmãos têm carreiras artísticas independentes, mas com alguns trabalhos pontuais juntos.
Marissol é cantora, compositora e multi-instrumentista. François é cantautor, artista plástico e, também, instrumentista.
Neste show, o duo, que carrega forte influência da cultura africana, passeia por diversos instrumentos, como violão, baixo e percussão.  O repertório da apresentação conta com músicas autorais de cada um, a exemplo de “O Limbo da Cor”, “Entrando no País das Maravilhas”, “Tu Inteira”, “Frase Única” e “Notícias de Salvador”, obra composta pela dupla que ficou conhecida na voz da cantora baiana Luedji Luna.

 

Mulher com vestido branco

Descrição gerada automaticamentePaula da Paz – Show “Um Canto Para Yabás”

Com Paula da Paz – Cantora e compositora
Dia 25/9, domingo, das 16h às 17h15
Tenda
Livre | Grátis – Sem retirada de ingressos

Paula da Paz é uma cantora e compositora alagoana que há mais de vinte anos se dedica a arte em suas mais diversas linguagens, atuando também no teatro, danças tradicionais brasileiras, dança de Salão e dança Africana.
“Um Canto para Yabás” é um show repleto de encanto, que exaltam a força e beleza das energias femininas da natureza cultuadas no Candomblé. Com uma banda formada por mulheres, o show é dedicado ao feminino, composto por contos da memória ancestral e da cultura oral afrodiaspórica, além de pequenos contos sobre os feitos das Yabás em suas passagens pelo Aiê (Terra).

 

Meio Ambiente

Mel: aliado saudável da gastronomia
Dia 25/9, domingo, das 14h às 16h
Centro de Educação Ambiental – CEA Mogi

Com Conexão Abelhudos
Mel de Apis e ASF e seu potencial gastronômico: sugestão de consumo em receitas, degustação, diferenças, propriedades nutricionais e medicinais. Própolis de ASF e seu consumo. Pólen/Samburá e seu consumo.

 

Alimentação

Comedoria
Lanche
De 20/9 a 30/12, terças a sextas, das 13h às 21h30
De 24/9 a 18/12, quartas, sábados e domingos, das 10h às 17h30
Comedoria – Cafeteria

Sopas no inverno 2022
Venda de sopas durante o inverno. De terça a sexta 17h00 até as 21h00.
De 20 a 30/9, terças a sextas, das 17h às 21h
Comedoria – Cafeteria
R$  12,00

Tigela com comida

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaVeganismo na prática: pastinhas e tempero caseiro
Com Daniella Oliveira
Dia 24/9, sábado, das 11h às 13h
Centro de Educação Ambiental – CEA Mogi
Livre | Grátis| Senhas na Portaria meia hora antes da atividade.

Produziremos com os participantes 3 diferentes tipos de pastas veganas (homus, maionese de alho com ervas e maionese de azeitona) e uma pasta de tempero (alho, ervas, óleo, cebola, sal), feitas com poucos ingredientes e utilizando apenas liquidificador. As ervas utilizadas tanto na maionese quanto no tempero serão colhidas na horta agroecológicado do Sesc MOgi das Cruzes, a depender da disponibilidade e do gosto de cada pessoa.

O objetivo é trazer opções veganas simples e de custo acessível, que podem ser incorporadas às refeições do dia-a-dia, bem como aproximar as pessoas daquilo que estarão preparando, ao propor que cada uma colha na horta os temperos que desejará usar em suas pastinhas, realizando, assim, o reconhecimento das ervas e temperos presentes no espaço do CEA.

Cada pessoa poderá levar, ao final da atividade, um recipiente pequeno com cada uma das pastinhas e com o tempero. Haverá ainda uma degustação das pastinhas, ao final da atividade.

Daniella Oliveira, professora, cozinheira vegana & empreendedora desde 2020, criadora de conteúdo na página @veganiella, sempre com foco no veganismo simples e acessível.

Tecnologias e Artes

Pilotagem de minidrones
Com Lucas Schlosinski
Dia 24/9, sábado, das 10h às 12h
Dia 24/9, sábado, das 14h às 16h
ETA – Espaço de Tecnologias e Artes
Livre –  Grátis

Os participantes poderão pilotar pequenas aeronaves elétricas, praticar manobras, passar por obstáculos e experimentar exercícios desenvolvidos para uma pista de voo improvisada, recebendo instruções fundamentais para a pilotagem de qualquer dronemodelo. O objetivo da atividade é ampliar o entendimento sobre dispositivos de radiofrequência e aparatos eletrônicos de forma lúdica e divertida.

Vivência de Dronemodelismo
Com Lucas Schlosinski
Dia 25/9, domingo, das 10h às 12h
Dia 25/9, domingo, das 14h às 16h
ETA – Espaço de Tecnologias e Artes
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Na experiência “dronemodelismo” o participante poderá ter contato com diferentes aeromodelos de captação de imagens, observar diferentes qualidades de captação, tirar dúvidas sobre custo-benefício da aquisição de dronemodelos e entender como dar os primeiros passos para se tornar um dronemodelista – das peças e componentes da montagem ao início da programação e pilotagem.

Literatura

Mediação de Leitura: conta comigo?
Cia. Passarinho Contou
De 24/9 a 2/10, sábados e domingos, das 10h às 12h
De 24/9 a 2/10, sábados e domingos, das 13h30 às 16h30
Livre | Grátis
Na alameda arborizada da unidade, as educadoras da Cia. Passarinho Contou apresentarão uma seleção de livros infantis em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo, criando pontes entre leitores e livros.
A Cia. Passarinho Contou atua desde 2009 com as artes da linguagem, desenvolvendo músicas, contação de histórias, espetáculos, mediação de leitura, cortejos musicais e afins. Desde 2016, as integrantes da Cia. têm composto músicas autorais que trabalham em torno das ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, agenda 2030.

Conta Shakespeare: Hamlet
Com Cia. Som em Prosa

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamenteApresentação com interpretação em libras.
Dia 24/9, sábado, das 16h às 16h50
Tenda / Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos

Contação livremente inspirada no clássico Hamlet – O Príncipe da Dinamarca de William Shakespeare. A adaptação simplifica a linguagem da obra para o universo contemporâneo e conta com diversas inserções sonoras para criar o clima de suspense e terror que a obra possui.

A Cia. Som em Prosa foi criada no ano de 2013 por Ana Antunes e Tulio Crepaldi que decidiram cruzar suas pesquisas tendo como ponto em comum a literatura. A proposta desenvolvida pela companhia estabelece um diálogo entre narrativa oral e música eletrônica e, a partir dessa fricção, mergulha na literatura como uma ferramenta investigava. A Cia. já realizou diversas apresentações  nas unidades do Sesc, Sesi, Senac, Mostra Cariri de Artes no Ceará,  Bibliotecas Municipais, Viagem Literária, entre outros espaços.

 

Crianças
Brinquedos cantados: muitos caminhos e possibilidades musicais
Com André Rodrigues e Bia Mello
Dia 24/9, sábado, das 14h às 16h
Galpão Multiuso
Livre | Grátis
A música está presente nos brincares das mais diversas culturas, integrando de forma peculiar as rotinas das crianças. Essas brincadeiras são chamadas de “brinquedos cantados” e apresentam muitas possibilidades de interagirmos musicalmente com as crianças. Durante a oficina, trabalharemos diversas brincadeiras da cultura popular que têm na música sua principal parceira, ou seja, brincar e cantar/dançar se misturam em meio à experiência lúdica. Vivenciaremos diversos tipos de brincadeiras, tais como parlendas, brincadeiras de roda, jogos de mãos, rodas de versos, entre outras.

Fazendo músicas com bebês
Com André Rodrigues e Bia Mello
Dia 25/9, domingo, das 11h às 13h
Galpão Multiuso
Livre | Grátis

Brincos e Acalantos: Essas brincadeiras típicas dos primeiros anos de vida estão presentes nas mais diversas culturas e são algumas das primeiras formas de interagirmos com os bebês. Geralmente muito rítmicas e musicais, promovem um importante espaço para diálogos afetivos entre bebês e seus cuidadores, sendo importante não apenas pelo seu aspecto lúdico e musical, mas pelo seu potencial de ampliar as formas dos pequenos se relacionarem com o mundo e os adultos. Nessa oficina, conheceremos alguns desses brincos e acalantos, seus tipos e características, possibilidades de modificações. Vivências tanto para o bebê quanto para o adulto que o acompanhará, podendo experienciar esses momentos lúdicos junto aos pequenos.

Veja Também