Diário Logo

Notizia Logo

Museu da Energia de Salesópolis tem exposição sobre cientista Marie Curie

Até o próximo dia 26, está em cartaz no Museu da Energia de Salesópolis a exposição ‘Marie Curie 1867-1934’. Em parceria com o Museu Catavento, a mostra conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista. O formato foi criado criado em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano […]

8 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Até o próximo dia 26, está em cartaz no Museu da Energia de Salesópolis a exposição ‘Marie Curie 1867-1934’. Em parceria com o Museu Catavento, a mostra conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista.

O formato foi criado criado em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Química, em comemoração ao 100º aniversário do Prêmio Nobel de Química, conquistado pela cientista franco-polonesa Marie Curie.

Naquele ano, o Consulado Geral da França em São Paulo promoveu  a mostra temporária “Marie Curie 1867-1934” que esteve em exposição no Museu Catavento por cerca de três meses.

Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, o projeto tem o objetivo de levar ao conhecimento público os feitos da cientista, que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e única cientista a ser condecorada duas vezes com o prêmio: um de Física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e outro de Química (1911), pela descoberta dos elementos químicos: Rádio e Polônio.

A ação faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao SISEM-SP do Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela organização social Catavento Cultural e Educacional – e foi pensada para os diferentes públicos do Museu da Energia de Salesópolis – gerido pela Fundação de Energia e Saneamento.

 

Serviço

Exposição ‘Marie Curie 1867-1934’

Período: 12 de janeiro a 26 de março de 2022.

Horário: De terça a sábado, das 10h às 17h.

Local: Museu da Energia de Salesópolis (Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis)

Classificação indicativa: Livre para qualquer idade.

Informações e contato: http://www.museudaenergia.org.br/,  [email protected] ou 11 4696-1332 e 11 9 9115-0020 (WhatsApp)

 

Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. 

 

Museu da Energia

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Veja Também