Diário Logo

Notizia Logo

Museu da Energia de Salesópolis tem atividades de férias

Nem sempre as férias escolares de julho coincidem com as férias dos adultos, o que não significa que é necessário deixar as crianças ociosas em casa. Que tal apostar em atividades lúdicas e educativas para toda a família? Durante todo o mês, as unidades do Museu da Energia em Salesópolis, São Paulo e Itu contam […]

5 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Nem sempre as férias escolares de julho coincidem com as férias dos adultos, o que não significa que é necessário deixar as crianças ociosas em casa. Que tal apostar em atividades lúdicas e educativas para toda a família?

Durante todo o mês, as unidades do Museu da Energia em Salesópolis, São Paulo e Itu contam com a programação especial ‘Férias no Museu’, que reúne brincadeiras com LEGO, jardinagem, arte urbana, trilhas e muito mais.

Confira os eventos, com destaque para Salesópolis, que está apenas 40 quilômetros distante de Mogi das Cruzes, oferecendo trilhas, oficina de terrário e oficina bomba de sementes.

 

Museu da Energia de Salesópolis

Semana de visitação gratuita

Até o dia 9, das 10h às 17h, os visitantes terão acesso gratuito a espaços como Casa de Máquinas, Espaço Energia, Espaço das Águas e Reservatório. O evento comemora o aniversário do Museu da Energia de Salesópolis e aborda questões como geração de energia numa hidrelétrica, além da importância da preservação do meio e consumo consciente dos recursos naturais.

 

Trilhas

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho, a partir das 10h, a unidade de Salesópolis promove trilhas por trechos remanescentes da Mata Atlântica, que incluem contemplação da Cachoeira dos Freires, considerada a maior queda d’água natural do Tietê, e de uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura. Inscrições pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou e-mail: [email protected].

 

Oficina de terrário

No dia 9, às 14h, os visitantes vão aprender a construir um terrário e sua importância para o equilíbrio da natureza. A atividade comemora o aniversário de 22 anos do Museu da Energia de Salesópolis (5 de julho) e é uma parceria com o Museu Catavento.

 

Oficina bomba de sementes

Através dessa oficina, realizada no dia 30 às 14h, os participantes aprendem alternativas para recuperar áreas degradadas, com uma reflexão sobre a importância da biodiversidade para os seres vivos. Inscrições pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou e-mail: [email protected].

 

Museu da Energia de Salesópolis

Endereço: Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo

Contatos: WhatsApp (11) 99115-0020, telefone (11) 4696-1332 ou e-mail [email protected]

 

Museu da Energia de São Paulo

Oficina de musicalização para professores com Mazé Cintra

Os professores também podem curtir as férias no museu, com atividades que serão enriquecedoras para vivência em sala de aula. No dia 9, a partir das 10h30, o museu conta com um evento de musicalidade realizado pela cantora, percussionista e arte-educadora Mazé Cintra, que instiga os participantes a cantarem em grupo, em consonância com percepção corporal e rítmica. Inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp do museu.

 

Oficina de terrário

A atividade é realizada no dia 16, a partir das 10h30, em parceria com o Museu Catavento. Os participantes vão aprender a construir um terrário, espaço fechado que simula as condições ideais de um espaço na natureza, como se fosse uma minifloresta, além de receberem instruções sobre a importância dessa estrutura para o equilíbrio do ecossistema.

 

Oficina da torre de LEGO

Na oficina da torre de LEGO, mais uma parceria com o Museu Catavento, as crianças vão se divertir com o brinquedo de montagem, enquanto aprendem conceitos simples de física, como resistência e altura na construção de objetos. O intuito da atividade, realizada no dia 23 a partir das 10h30, é o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da construção de narrativas e oralidades.

 

Museu da Energia de São Paulo

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo

Contatos: WhatsApp (11) 99169-8531, telefone (11) 3224-1489 ou e-mail [email protected] 

 

Museu da Energia de Itu

 

Oficina de terrário

No dia 13, às 14h, os participantes da oficina aprendem a construir um terrário e sua importância para o meio ambiente, em atividade realizada em parceria com o Museu Catavento. As inscrições podem ser realizadas de 5 a 12 de julho através do .

Oficina de lambe-lambe

No dia 20, às 14h, os participantes da oficina aprendem a produzir lambe- lambe: uma forma de intervenção artística contemporânea presente nos centros urbanos, onde um desenho, poster ou outras formas de arte são fixadas em diversos locais com cola caseira, muitas vezes feita com farinha. O resultado será um painel da arte, que ficará exposto no museu. Inscrições pelo .

Museu da Energia de Itu

Endereço: R. Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Contatos: e-mail [email protected], telefones (11) 4022-6832 e (11) 94805-4429 (WhatsApp).

Veja Também