Diário Logo

Notizia Logo

Mônica 60 anos: uma história que começou em Mogi

Mônica, a icônica personagem dos quadrinhos, completa 60 anos em 2023. Criada por Mauricio de Sousa em 1963, ela se tornou um símbolo da cultura pop brasileira, inspirando gerações de leitores com suas aventuras e lições. Essa história de sucesso começou em Mogi das Cruzes, onde o pai dos moradores do Bairro do Limoeiro estudou […]

7 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Mônica, a icônica personagem dos quadrinhos, completa 60 anos em 2023. Criada por Mauricio de Sousa em 1963, ela se tornou um símbolo da cultura pop brasileira, inspirando gerações de leitores com suas aventuras e lições. Essa história de sucesso começou em Mogi das Cruzes, onde o pai dos moradores do Bairro do Limoeiro estudou e residiu durante parte da vida. 

Para celebrar o ano especial, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) prepara uma série de novidades que prometem surpreender os fãs da “Dona da Rua”.
Personagem que ultrapassou a imaginação do seu criador, a Mônica tem uma forte conexão com Mogi das Cruzes. 

Em entrevista a O Diário, Mônica Sousa, filha de Mauricio e diretora executiva da MSP, relembra suas memórias da cidade.

“A Magali nasceu em Mogi, e como meu pai ia quase todos os finais de semana visitar minha bisavó, a vó Dita, passei minha infância indo à cidade e comendo o melhor feijão do mundo, que ela fazia”, relembra, com carinho.

Mônica nasceu na cidade de Bauru, mas guarda recordações vividas em Mogi. “Só tenho boas lembranças de tudo que vivemos e do carinho que recebíamos dessa cidade querida, que me deixa com muitas saudades”, acrescenta a empresária. 

A ‘Dona da Rua’ e outras personagens foram criadas a partir da observação do cotidiano, personalidades e vivências das próprias filhas do cartunista. Ele trabalhava em casa e teve a oportunidade de observar Magali comendo uma melancia inteira, Mariângela sendo gentil com as irmãs, e Mônica tentando levantar um coelho de pelúcia que ele havia comprado na feira de Mogi, segundo relatos do cartunista. 

Foram traços marcantes que criaram a personagem, mas que logo virou algo muito maior.

“A personagem Mônica já ultrapassou as características que são realmente minhas, e tem ‘vida própria’. Mas eu adoro todo o carinho que recebo dos fãs e das pessoas que amam a Mônica. É muito gostoso”, conta a diretora da MSP.  

A história da Mônica não é apenas sobre suas origens, mas sobre o legado que ela ajudou a construir ao longo dos anos. Em sua entrevista, Mônica Sousa destaca o papel da personagem como símbolo de determinação e empoderamento para meninas e mulheres: “Quando criamos o projeto Donas da Rua, era exatamente esse o incentivo que gostaríamos de levar para todas as meninas e mulheres. Por que não, então, utilizar nossas personagens e nossa capilaridade junto às famílias para trabalharmos conceitos como empoderamento das meninas, estimulando sua autoestima e seus direitos a oportunidades?”

Lançado em 2016, no Dia Internacional da Mulher, o projeto Donas da Rua é uma iniciativa da MSP que tem como objetivo incentivar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Com base em quatro pilares – arte, esporte, ciência e história -, o projeto usa exemplos de mulheres inspiradoras para estimular a autoestima de meninas e mulheres de todas as idades. “Sua importância é incentivar as famílias a conversarem sobre o tema com as crianças. E nos orgulhamos de, a partir do Donas da Rua, conseguir encorajá-las a serem quem são e se amarem como são”, pontua Mônica. 

“Através de exemplos de mulheres, inspiramos as famílias brasileiras”, argumenta a diretora executiva. 

Hoje, a Mônica vai muito além dos quadrinhos. Surgiu na internet a brincadeira do ‘Mônicaverso’, com a presença da personagem em várias mídias. Brinquedos, desenhos, mangás e filmes, em tudo é possível ver a Turminha. É planejada até uma versão idosa dos personagens.

“Nós, da Mauricio de Sousa Produções, estamos em constante desenvolvimento de novidades. Seja na parte dos quadrinhos, digital, audiovisual e até mesmo em licenciamentos, buscamos sempre surpreender nossos fãs, que nos acompanham há tantos anos. É uma forma de retribuir todo o carinho e apoio que nos dão”, pontua Mônica. 

Os filmes são uma grande aposta para os próximos anos. A promessa da diretora é que as criações com a Turminha sigam a todo vapor.

“Este é um ano de festa para nós, a personagem Mônica faz 60 anos! Queremos comemorar com todas as famílias brasileiras!”, finaliza a empresária. 

 

Mais sobre a criação

Há seis décadas, uma menina surgiu nas tirinhas do Cebolinha, publicadas na Folha da Manhã. Apesar de não ter sido a primeira personagem da turminha, Mônica logo conquistou seu espaço. 

A primeira aparição ocorreu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha, na qual ele tentava roubar o coelho de pelúcia dela.
Ao longo dos anos, a arte de Mauricio de Sousa evoluiu, e suas criações ganharam novos traços e histórias envolvendo diversos personagens. Entretanto, ele próprio admitiu se arrepender de alguns traços agressivos. 

Antes de Mônica, já existiam personagens como Cebolinha, Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Chico Bento. No entanto, foi a força e a personalidade da menina de cabelos curtos e vestido vermelho que chamaram a atenção dos leitores.

O primeiro gibi da Turma da Mônica foi lançado em maio de 1970 pela editora Abril, com o nome “Mônica e Sua Turma”. A publicação contava com a participação de todos os personagens criados por Mauricio até aquela época. 

 

Filmes são a nova aposta 

A Mauricio de Sousa Produções está apostando forte no mundo do cinema. A companhia anunciou recentemente uma série de lançamentos.
A próxima aventura nas telonas será Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo.

O longa em fase de filmagem vai acompanhar a versão adolescente dos personagens em “uma trama de suspense com muita ação e aventura”. 

A história da Turma da Mônica foi transposta para o formato live-action nos longas-metragens “Laços” (2019) e “Lições” (2021), além da série “Turma da Mônica – A Série”.

Outro personagem que também ganhará filme próprio é  o caipira Chico Bento. 

Isaac Amendoim, um influencer mirim que alcançou a fama nas redes sociais contando sobre a sua vida na roça, irá interpretar o personagem, inspirado na própria infância de Mauricio. 

O filme chegará aos cinemas em 2024 – mas ainda sem previsão de data.

Se depender da vontade de Mauricio, a Turma vai ganhar novas histórias, nos cinemas e também no papel.

“É um assunto que está me tirando o sono. Estou planejando uma Turma da Mônica adulta e também vou criar uma Turma da Mônica idosa. Por que não? Muitos idosos de hoje já leram a turminha, lembram das histórias e contam para os netinhos”, afirmou o cartunista em entrevista à CNN 

 

Mogi guarda ligações e espera empreendimento 

Mauricio de Sousa, nascido em Santa Isabel, mudou-se com os pais para a Vila Ipiranga, em Mogi das Cruzes, ainda bebê. Foi no Grupo Escolar Coronel Almeida que ele fez sua primeira turma de amigos, muitos deles nisseis. Mais tarde, no curso preparatório para o ginásio, sua professora Iracema Brasil de Siqueira sugeriu que ele ilustrasse as lições de casa, o que ele adorou. Na Escola Estadual Dr. Washington Luís, antigo Ginásio do Estado, Mauricio encontrou professores que transformavam as aulas em contações de histórias, tornando-o um aluno dedicado.

No início da carreira como desenhista, ainda em terras mogianas, Mauricio começou a fazer cartazes e ilustrações para lojinhas e bailes carnavalescos da cidade

No passado, houve o projeto de instalação de um Parque da Mônica em Mogi, mas não vingou. Em entrevista em 2020 a O Diário Mauricio falou sobre o assunto: 

“A ideia nasceu antes do tempo, fiz algumas viagens para observar áreas perto da Serra do Itapeti, mas infelizmente não deu certo naquele tempo. Acho que nem a cidade e nem eu estávamos preparados”, explica o desenhista.

Porém, na época ele não descartou a possibilidade de empreender na cidade. “Ainda é possível que eu invente algo para Mogi, que está na minha história, na minha infância, principalmente, e esta é uma fase que fica grudada na gente a vida inteira, nos chamando para revê-la. Estou me devendo isso”, disse à época. 

Em março último, representantes da Prefeitura de Mogi, incluindo o prefeito Caio Cunha (PODE) participaram de encontro com Mauricio nos estúdios da MSP. Sobre a reunião, o estúdio comentou que ainda não tinha novidades, que poderiam ser divulgadas posteriormente. 

Veja Também