Diário Logo

Notizia Logo

Mogi terá exibição de filmes curta-metragens inspirados nas obras de Stephen King

‘O Iluminado’, ‘Carrie, a Estranha’, ‘Conta Comigo’, ‘Louca Obsessão’, ‘Christine, o Carro Assassino’, ‘Doutor Sono’, ‘Um Sonho de Liberdade’, ‘A Espera de Um Milagre’, ‘O Nevoeiro’, ‘It – A Coisa’. Todos estes são livros best sellers – e também filmes de grande sucesso – de Stephen King. E não é só no cinema que as […]

12 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

‘O Iluminado’, ‘Carrie, a Estranha’, ‘Conta Comigo’, ‘Louca Obsessão’, ‘Christine, o Carro Assassino’, ‘Doutor Sono’, ‘Um Sonho de Liberdade’, ‘A Espera de Um Milagre’, ‘O Nevoeiro’, ‘It – A Coisa’. Todos estes são livros best sellers – e também filmes de grande sucesso – de Stephen King. E não é só no cinema que as histórias dele, que é considerado mestre das ficções de terror e drama, ganham vida. No cenário independente também. Prova disso é a mostra ‘Vida Longa ao Rei – Filmes Curtos Baseados na Obra de Stephen King’, que, pela primeira vez no Brasil, reúne produções independentes inspiradas no gigantesco universo do autor norte americano. O evento tem entrada gratuita e será realizado em Mogi das Cruzes nos próximos dias 21 e 22 de setembro (quarta e quinta-feira), na livraria ‘A Eólica Bookbar’.

A programação conta com 14 produções, sendo três curtas brasileiros e dois com mogianos, e também títulos de oito outros países: Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Itália, Grécia, Israel e Polônia. As obras estrangeiras são inéditas em telas brasileiras e estão legendadas em português, e a agenda tem o aval dos representantes legais do autor norte americano.

Clique aqui para ver o trailer do evento e aqui para ver a sinopse de cada um dos filmes participantes.

Até então, não havia um evento como este no Brasil. O que inspirou o criador da mostra, o escritor e cineasta mogiano Leonardo Granado, foi o profundo respeito e uma intensa paixão pelas obras do ídolo, que completará 75 anos de idade justamente no primeiro dia de atividades, 21 de setembro.

Leonardo é produtor e co-diretor do curta-metragem ‘Tudo Que Você Ama Lhe Será Arrebatado’ (2015), que já passou e conquistou prêmios em 14 festivais de cinema, sendo seis deles internacionais.

Apesar de já consagrado, tendo sido reconhecido como o ‘Best Sound Designer’ no evento romeno ’12 Months Films Festival’, em 2016, o filme foi exibido apenas duas vezes em cidades do Alto Tietê (nos festivais ‘Cine Kaki’ e ‘Curta Suzano’). Mas o diretor não parou por aí. Durante a pandemia, ele expandiu os horizontes e participou de eventos de Madrid e Canadá.

Nestes circuitos, conheceu novos curtas e longas, fez contato com outros cineastas, e decidiu incluir o Brasil no mapa dos festivais. “Stephen King é meu autor preferido. O primeiro que eu li por prazer, e não por indicação de um professor. Tenho tudo o que foi publicado dele em português e algumas coisas em inglês também”, justifica Leonardo.

O cineasta explica que esta relação entre produtores independentes e obras originais é incentivada pelo próprio Stephen King, que criou, ainda na década de 1970, o projeto “Dollar Baby Deal”. Por ser um dos escritores mais adaptados ao cinema, o norte americano queria retribuir o prazer das telonas ao público, e por isso desenvolveu um contrato simples entre ele, enquanto detentor dos direitos autorais das histórias, e produtores independentes de cinema e teatro, que poderiam, por apenas um dólar (cerca de R$ 5,15, na cotação atual), garantir uma adaptação oficialmente autorizada.

Existem, é claro, algumas regras. Não é permitida a monetização sobre os filmes ou peças derivados dos materiais de Stephen King, e também não é permitida a disponibilização via internet. Somente é válida a exibição em festivais, eventos como a agenda ‘Vida Longa ao Rei’.

“Hoje, quase quarenta anos depois, milhares de estudantes de cinema e artistas independentes ainda podem começar sua trajetória já trabalhando com uma história de qualidade e de um autor famoso. E muitos desses artistas puderam seguir sua trajetória dentro do cinema ou teatro de forma a obter sucesso, seja ele em pequena, média ou larga escala”, continua o mogiano.

Exemplo disso, conta Leonardo, é o diretor Frank Darabont, que aos 20 anos fez uma adaptação do conto ‘The Woman in The Room’ e mais tarde dirigiu versões oficiais e de muito sucesso, como ‘A Espera de Um Milagre’, ‘Um Sonho de Liberdade’ e ‘O Nevoeiro’.

“É claro que isso é melhor difundido em países de língua inglesa, mas a pluralidade de autores de diferentes países se iguala à aceitação das obras do autor ao redor do mundo”. No Brasil existem três “dollar babies” e também um terceiro filme com integrantes mogianos.

 
Organização
A mostra ‘Vida Longa ao Rei’, que inclui o Brasil no circuito de exibições inspiradas no universo de Stephen King, é organizada pela produtora mogiana Décimoitavo Produções.

Empresa geradora de conteúdo cultural, a Décimoitavo é um selo que teve início como um coletivo de produções audiovisuais. Líder do movimento, o cineasta e escritor Leonardo Granado é formado em RTV pela faculdade Oswaldo Cruz e já trabalhou em 20 curtas-metragem e seis longas.

O projeto mais recente do mogiano é o documentário ‘Bucha de Canhão’, que contém relatos de sete ex-combatentes brasileiros. Um deles é o saudoso “pracinha” (soldado veterano do Exército Brasileiro que foi enviado à Segunda Guerra Mundial), Miled Cury Andere.

Entre as outras produções estão títulos disponíveis nas plataformas de streaming VOD, como ‘Atração de Risco’, ‘#NUDES’, ‘Diário de um Exorcista – Zero’ e ‘SP: Crônicas de uma Cidade Real’, tendo este último filme rendido 34 premiações, incluindo Melhor Roteiro. 
 
Serviço

O quê? ‘Vida Longa ao Rei – Mostra de Filmes Curtos Baseados na Obra de Stephen King’
Quando? Dias 21 e 22 de setembro (quarta e quinta-feira) a partir das 18h30
Onde? Livraria ‘A Eólica Bookbar’ – Rua João Cardoso de Siqueira Primo, 55 – Loja 02 – Térreo – Vila Helio, Mogi das Cruzes/SP. CEP: 08710-530 (próximo ao terminal central de ônibus e a Estação Mogi das Cruzes da CPTM)
Quanto? Gratuito (sujeito a lotação do estabelecimento)
Mais informações pelo WhatsApp (11) 9.9977.2098 ou Instagram

Veja Também