Entrar
Perfil
PARTICIPE

Mogi tem programação especial em homenagem à Semana de Arte Moderna

Nove atrações serão realizadas a partir deste sábado (12), incluindo palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau

O Diário
08/02/2022 às 15:13.
Atualizado em 08/02/2022 às 15:13

A atração do domingo (13) é o documentário “Mario um Modernista em Mogi”, que fala sobre a passagem de Mário de Andrade, tido como um dos fundadores do modernismo no país, em Mogi das Cruzes, no ano de 1936. (Divugação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
PARTICIPE

Mogi tem programação especial em homenagem à Semana de Arte Moderna

Nove atrações serão realizadas a partir deste sábado (12), incluindo palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau

O Diário
08/02/2022 às 15:13.
Atualizado em 08/02/2022 às 15:13

A atração do domingo (13) é o documentário “Mario um Modernista em Mogi”, que fala sobre a passagem de Mário de Andrade, tido como um dos fundadores do modernismo no país, em Mogi das Cruzes, no ano de 1936. (Divugação)

Entre os dias 12 e 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes vai promover uma programação especial, em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Intitulada “Contexto e Protagonismo – 100 anos da Semana de 22”, a agenda vai reunir nove atrações, entre palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau. Todas as atividades são gratuitas e a entrada do público deverá obedecer a protocolos sanitários.

A semana começa com uma palestra com Rafael Puertas, que apresentará a arte moderna, incluindo antecedentes, desdobramentos, contexto, características estilísticas e temáticas da literatura modernista brasileira, com o intuito de responder a seguinte indagação: “Semana de Arte Moderna: foi ou não foi”? A palestra terá início às 19 horas e será no Teatro Vasques, com recomendação de 16 anos.

Já no domingo (13), será exibido o documentário “Mario um Modernista em Mogi”, que fala sobre a passagem de Mário de Andrade, tido como um dos fundadores do modernismo no país, em Mogi das Cruzes, no ano de 1936.

O escritor veio à cidade para filmar as peculiaridades da Festa do Divino Espírito Santo e a visita serviu como subsídio para um artigo por ele escrito, intitulado “A Entrada dos Palmitos”, que foi publicado na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo.

O documentário é uma iniciativa da Diretoria de Fomento e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, tem 40 minutos de duração e será exibido às 19 horas, no Teatro Vasques. Neste caso, a troca de ingressos se dará mediante a doação de pacotes de absorventes, numa parceria com o Fundo Social de Mogi das Cruzes. Os itens arrecadados serão posteriormente entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio do programa Tia Chica, que visa combater a pobreza menstrual.

A programação também contará com a oficina “Experimentando a Poesia Moderna”, que será no dia 14 de fevereiro, às 17 horas, no Casarão do Carmo. A atividade será comandada pelo poeta-jogral Rafael Puertas, que é professor e entusiasta da literatura e já participou de diversas mostras, performances, saraus e concursos, que lhe renderam prêmios e publicações em antologias e menções honrosas. Para essa atração em específico, é preciso se inscrever previamente, por meio de formulário online. A recomendação é 16 anos e são 30 vagas disponíveis. Inscreva-se

Entre os dias 15 de fevereiro e 19 de março, ficará aberta no Museu Mogiano a exposição “Semana 22: 1922 em 2022”, que também faz parte da programação. A mostra celebrará o centenário da Semana de Arte Moderna, trazendo de forma educativa aos munícipes a trajetória e o marco que foi o movimento na história da arte brasileira. A visitação será de terça a sábado, das 9h às 16h, sem restrição de idade, porém também cumprindo protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara.

A programação continuará, com as seguintes atividades: a palestra “Semana de 22: Encontros e Entremeios com os Processos Anticoloniais”, com Thiago Francysco Rodrigues Cassiano (15 de fevereiro, às 19h, no Vasques); o bate-papo "Do Rei da Vela ao Teatro Contemporâneo - A Herança da Semana de 22 no Teatro Brasileiro" (16 de fevereiro, às 19h, no Vasques); o bate-papo “Villa Lobos: A Música da Semana de 22”, com Roberto Bordin, que será acompanhado de apresentação musical (17 de fevereiro, às 19h, no Vasques); o sarau Mo(gi)dernismo 22 (18 de fevereiro, às 19h, no Vasques) e a palestra “Arquitetura e Moda a partir do Modernismo”, com Celso Ledo (19 de fevereiro, às 19h, no Vasques).

Para o sarau do dia 18, as inscrições também serão feitas antecipadamente, por formulário online. Inscreva-se

Todos os espaços culturais municipais estão operando com 70% de ocupação. No caso do Vasques, onde acontecerá boa parte da programação em homenagem à Semana de Arte Moderna, para as atividades que não requerem inscrição prévia, a orientação aos interessados é fazer a retirada antecipada de ingressos, diretamente na bilheteria do local. O intuito é evitar a formação de filas e aglomeração nos dias das atividades.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por