Diário Logo

Notizia Logo

Manifestações de fé e religiosidade marcam o início da festa do Divino em Mogi

Uma manifestação emocionante de fé e religiosidade. Assim foi a abertura, na quinta-feira (18), de mais uma Festa do Divino de Mogi, o maior evento cultural, religioso e folclórico da cidade, que neste ano chega à sua 410ª edição.  O ritual de abertura seguiu as tradições, com o cortejo de devotos, rezadeiras, religiosos, autoridades, festeiros […]

20 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Uma manifestação emocionante de fé e religiosidade. Assim foi a abertura, na quinta-feira (18), de mais uma Festa do Divino de Mogi, o maior evento cultural, religioso e folclórico da cidade, que neste ano chega à sua 410ª edição. 
O ritual de abertura seguiu as tradições, com o cortejo de devotos, rezadeiras, religiosos, autoridades, festeiros e capitães de mastro, que saíram da Prefeitura, acompanhados pela vice-prefeita Priscila Yamagami, em direção à Catedral de Santana, carregando as bandeiras e colorindo a cidade de vermelho.

Na praça coronel Almeida, em frente à matriz, o bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, fez o hasteamento do mastro do Espírito Santo, inaugurou o Império instalado no local, benzeu as bandeiras dos devotos e anunciou o início dos festejos, que prosseguem até o próximo dia 28, domingo de Pentecostes, com uma extensa programação religiosa e festiva.  

Depois desse ritual, o cortejo seguiu até o recinto da quermesse, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar, no Mogilar, com entrada gratuita para pedestres. Mais de 400 mil pessoas devem circular pelo local durante 10 dias de celebração. 

O evento, que neste ano chegou à sua 410ª edição, era aguardado com muita expectativa por parte dos mogianos, que ficaram três anos esperando pelo retorno da festa completa. Em 2020, 2021 e 2022, o evento foi restrito apenas à parte religiosa por causa da Covid-19.

A servidora pública aposentada, Inês Maria do Nascimento, que seguia com a procissão, falou sobre “a emoção do momento e do amor ao Espírito Santo”. Também aposentada, Marta Soares conta que está se preparando para uma cirurgia e tem “confiança e fé no Divino para que tudo corra bem”. As professoras aposentadas e amigas Fanny de Almeida e Lucila Rapette deram depoimento de fé e disseram que pretendem acompanhar toda a parte religiosa do evento, incluindo as alvoradas.

O bispo diocesano também falou sobre a emoção em poder celebrar o Divino Espírito Santo, “que fez a sua morada no coração de todos os mogianos”. Ele enalteceu o empenho dos organizadores, festeiros e capitães de mastro e voluntários que trabalham para ajudar as 30 entidades sociais que têm barracas na quermesse. 

Ele também fez questão de elogiar o trabalho de Sérgio Vicco, responsável pela decoração dos impérios instalados em frente à Catedral e no recinto da quermesse. Dom Pedro citou os violeiros de Biritiba Ussu, que há 60 anos participam da abertura, entoando as cantigas folclóricas em homenagem ao Espírito Santo, além dos festeiros e capitães de mastro. 

“É uma lista interminável de coisas bonitas que acontecem nesses dias. Estou muito feliz em ver o povo entusiasmado com essa nova festa, com fé renovada no mundo, esperando esse momento de retomada da festa de maneira plena e completa em todos os aspectos. Tudo fica muito bonito nesses dias em que as bandeiras vermelhas enfeitam a nossa cidade. Tudo isso expressa a nossa fé e a nossa devoção ao Espírito Santo”, declara dom Pedro  
Quanto à programação religiosa, o bispo disse que a expectativa é de que os fiéis participem das missas, novenas, alvoradas, procissões e outros. A retomada vem junto com esse entusiasmo generalizado das pessoas e, claro, o Espírito Santo à frente, inspirando os sete dons do Divino, que são sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus.

O tema escolhido por eles neste ano é “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias”, porque, de acordo com dom Pedro, “a Igreja preza pela família, que é base de tudo. “Tudo começa pela oração, por isso, a gente pede para que o Espírito Santo fortaleça a fé e a união nas famílias”, disse.

À frente do evento em 2023 estão os festeiros Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. O tema escolhido por eles neste ano é “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias”. 

“Nós queremos fazer uma festa bonita para a cidade. Queremos que seja um grande evento e que a festa cresça no número de público, de pessoas nas alvoradas, no café da Alvorada, na Entrada dos Palmitos”, aposta Cassola, afirmando que a Prefeitura também está dando apoio com a segurança, trânsito e outros serviços.

A programação completa da festividade está disponível no site www.festadodivino.org e mais informações podem ser vistas nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).

 

Veja Também