Dirigida por Priscila Nicoliche, produção leva ao palco 90 alunos para contar a história de Próspero, o Duque de Milão, personagem do dramaturgo inglês
Espetáculo une teatro, música e dança para apresentar texto considerado o último escrito pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (Divulgação/Escola de Artes AJPS)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Dirigida por Priscila Nicoliche, produção leva ao palco 90 alunos para contar a história de Próspero, o Duque de Milão, personagem do dramaturgo inglês
Espetáculo une teatro, música e dança para apresentar texto considerado o último escrito pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (Divulgação/Escola de Artes AJPS)
Após o jejum de três anos, a Escola de Artes AJPS, que possui sede em César de Souza, reapresenta o espetáculo "A Tempestade", do poeta e dramaturgo William Shakespeare [1.564-1616], no Teatro Vasques, neste sábado (18), às 20 horas, em Mogi das Cruzes. A produção integra, no palco, um grupo formado por 90 pessoas num espetáculo que mescla dança, teatro e música e é dirigido por Priscilla Nicoliche.
O espetáculo é inspirado no texto original de Shakespeare, escrito por volta de 1611 e é considerada a última peça do dramaturgo. O fio condutor é a história dramática de Próspero, o Duque de Milão, alguns anos após ter sofrido golpe pelas mãos de seu irmão Antonio, em parceria com o rei Alonso de Nápoles.
Na divulgação do material, os educadores e produtores da AJPS, afirmam que "politicamente carregado, o texto flutua com tranquilidade entre os aspectos materiais do cotidiano e o fantástico, entre a dureza da vingança e da relevância de laços amorosos e fraternos. Ao situar a tragédia em uma ilha remota e imersa em magia, Shakespeare nos oferece metáforas e imagens que nos convidam a pensar a complexidade das relações sociais e políticas do mundo".
A produção "A Tempestade", da Escola de Artes AJPS, reúne mais de 90 componentes em montagem que será reapresentada no Teatro Vasques (Divulgação/Escola de Artes AJPS)
Próspero, o personagem, "não apenas é dotado de um poder mágico, como também de uma sensibilidade artística e criativa que soam quase como paralelos sobre a capacidade que figuras de poder tem de moldar o mundo, seja com palavras ou atos mais drásticos como golpes e vinganças".
Na apresentação que marca a volta ao palco do Vasques, o principal teatro da cidade, a diretora Priscilla Nicoliche (que presidiu o Conselho Municipal de Cultura) utiliza, ao máximo, todas as turmas da Escola de Artes da AJPS. O resultado é o convite ao público para acompanhar um "espetáculo polifônico, aliando dança, teatro e música" protagonizado por um super elenco, formado por mais de 90 pessoas para contar "uma história rica em imagens e propostas discursivas".
O espectador estará diante de valores éticos e humanos, possibitando uma "reflexão sobre uma sociedade perfeita em oposição a um modelo que não cabe mais" por meio de uma apresentação que vislumbra "deleitar os olhos e ouvidos, mas sem nunca fugir da densidade do material e de um concite a pensar o mundo e a vida em suas dores e magias".
"A Tempestade" conta com a participação do músico Déo Miranda, responsável pela trilha do espetáculo (executado ao vivo pela Charanga da Ajota), do artista circense Matheus Ruan, além da cantora Amanda Araujo.
Você conhece?
Um projeto cultural e educacional com história, premiado e gabaritado pela resistência ao se manter ativo em uma região periférica com o foco na arte e no desenvolvimento humano, a Escola de Artes AJPS é semente que deu frutos da Associação de Moradores do Jardim Juliana, Vila Paulicéia e Vila Suissa (AJPS), fundada em 1995 por lideranças daquela região como Sebastião Jorge da Silva, o Seu Tião da AJPS ou Tião Preto, falecido em 2020.
Em 2001, teve início o projeto da Escola de Artes que oferece aulas de balé clássico, dança contemporânea, violão, danças urbanas, teatro, acrobacia solo e aérea para crianças, jovens e adultos, gratuitamente.
É considerado um espaço de resistência em Mogi das Cruzes, diante da falta de investimento público na área da cultura e o fechamento de iniciativas semelhantes no passado recente.
Durante os tempos mais duros da pandemia, a escola ofertou aulas on-line "proporcionando um suporte de aprendizado aos alunos e um suporte financeiro aos professores. Isso foi possível graças à manutenção do patrocínio das empresas Cobral Abrasivos, AP Equipamentos, Tecons Vale e Casa dos Batentes".
No ano de 2021, a Escola de Artes foi premiada com edital da Coca-Cola para formação infantil nas áreas de teatro, balé, acrobacias solo e aérea.
Vamos ao Teatro Vasques
Espetáculo A TEMPESTADE
Produzido pela Escola de Artes da AJPS
Data:18/03/2023
Horário: 20:00
Local: Theatro Vasques – R. Dr Correa, 515
Classificação Livre
Ingressos: R$ 30,00 (meia e antecipado), R$ 60,00 na BILHETERIA
Informações: 11 99656-5308
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .