Após oito meses sem receber eventos inéditos, nesta sexta-feira, 20, a agenda do Centro Cultural de Mogi das Cruzes será reinaugurada. A atividade que marca o retorno é o lançamento do livro fotográfico ‘Retratos de Mogi’, com direito a roda de conversa e também exposição sobre o mesmo tema, que ficará em cartaz até o início de dezembro.

Pronto há meses, apenas aguardando uma oportunidade para ser disponibilizado ao público, o livro apresenta mais de 200 fotos, dispostas em cerca de 300 páginas. 

Os cliques, que exibem diferentes olhares sobre a cidade, são de autoria de Pedro Chavedar, Guilherme Silva, Esio Takahashi, Carlos Magno, Derli Melo, Beatriz Ataídio, Ederson Fungaro, Fábio Barbero, Lailson Santos e Lethicia Galo.

 

De acordo com o também fotógrafo e curador da obra, Ederson Fungaro, o livro funciona como “um registro do tempo atual”, da Mogi das Cruzes de hoje. 

Dispostas em 10 diferentes categorias, as imagens passeiam pelos recursos naturais, agricultura, culinária, religiosidade, costumes e atrativos turísticos locais, entre outros temas.  

Há por lá “retratos” do cotidiano. Há homenagens ao título de Cinturão Verde. Há ainda produções que jogam luz à fauna e flora locais. E tem locais e acontecimentos para reconhecer, como o Largo Bom Jesus, o Pico do Urubu, o Centro Cultural, a Festa do Divino.

“São olhares de pessoas com histórias de vida e estilos de fotografia completamente distintos, o que é muito bacana, porque as pessoas que passam pelas ruas de Mogi não prestam atenção em tudo. E tem muito pra ver em locais como o Teatro Vasques”, diz Ederson.

Social

Como o projeto foi possibilitado a partir do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC), serão disponibilizadas 300 cópias do livro à bibliotecas públicas de todo o Estado, com ênfase maior nas do Alto Tietê.

Se o governo do Estado possibilitou a existência do projeto, foram empresas instaladas na cidade que o fizeram acontecer: CS Brasil, Petrom e Rinnai. E o poder público local entrou com apoio institucional, permitindo a confecção de imagens em pontos turísticos e equipamentos culturais, além de ajudar na divulgação da ideia, que começou a ser pensada há quase três anos.

Lançamento

Nesta sexta-feira, ‘Retratos de Mogi’ poderá ser adquirido ao preço promocional de R$ 50,00. Depois, na internet, o valor será R$ 75,00, tanto no site da editora Capella como na Amazon. 

Vale lembrar que o Centro Cultural segue protocolos de segurança de combate à Covid-19. Portanto, haverá limitação no número de pessoas. Outras informações sobre as normas de distanciamento social do endereço podem ser consultadas diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone 4798.6900.