Diário Logo

Notizia Logo

Jornalista mogiana, Tatiana Valente concorre ao Prêmio Profissionais da Música

Quando criou o blog Falando em Sol, em 2020, a jornalista mogiana Tatiana Valente queria jogar luz às produções musicais e dar voz aos artistas, que sofriam com os palcos fechados em razão da pandemia de Covid-19, e se apoiavam em editais como os da Lei Aldir Blanc (LAB). Naquele momento ela não poderia imaginar, […]

18 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Quando criou o blog Falando em Sol, em 2020, a jornalista mogiana Tatiana Valente queria jogar luz às produções musicais e dar voz aos artistas, que sofriam com os palcos fechados em razão da pandemia de Covid-19, e se apoiavam em editais como os da Lei Aldir Blanc (LAB). Naquele momento ela não poderia imaginar, mas três anos mais tarde este trabalho a levaria a concorrer o Prêmio Profissionais da Música 2023.

Nesta 7ª edição do evento, que tem votação popular aberta até o próximo dia 29 (veja abaixo como participar), concorrem autores, artistas, intérpretes, instrumentistas, técnicos, empreendedores, empresas, associações de classe e “demais coletivos que representem profissionais que atuem em benefício da criação, produção e circulação da música brasileira”. 

Uma destas categorias, dentro da seção “convergência”, é “canais de divulgação da música no Sudeste”. É aí que o blog Falando em Sol se encaixa. Nele, Tatiana Valente divulga o que acontece na música de Mogi e região. E ela vai além, com análises e conteúdos diferenciados. É o que chamou atenção da curadoria do prêmio.

Formada em Letras e Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a mogiana é especialista em Estratégia da Comunicação, psicopedagoga e apaixonada por livros e música. Na primeira publicação do blog, de 28 outubro de 2020, explica que foi em um espaço como este, a seção de cultura de um jornal, em que ela começou. Para ser mais exato, foi aqui, em O Diário.

“[…] era no Caderno de Cultura dos jornais que eu me encontrava: imaginava como seria mágico poder contar as histórias dos artistas que amava ouvir. Sonhava então produzir textos sobre as artes como fazia Valmir Santos, fundador do Teatrojornal, que por inúmeras vezes me presenteou com seus textos no jornal O Diário de Mogi. Faltando alguns meses para terminar o curso de Letras, resolvi prestar vestibular para Jornalismo, pois tinha um sonho: trabalhar com o jornalismo cultural […] E foi no Diário, sob a tutela de Célia Sato, que tive a oportunidade de escrever sobre música, teatro e livros e sobre tudo ligado à cultura de Mogi das Cruzes- fiz perfis de músicos locais e entrevistei artistas da literatura e de artesanato”.

Neste mesmo artigo, ela explica o nome do blog, que faz referência às notas musicais “[…] Fa la ‘n’do em Sol, um espaço pra um bate – papo sobre música, sobre lançamentos ou até mesmo lembrar daqueles que fizeram a trilha sonora de nossas vidas”.

De lá para cá, as demais publicações registram a história e culminam na indicação. “No ano passado e ano da pandemia, cheguei a divulgar alguns artistas que participavam do prêmio. Agora, quando abriram as inscrições, recebi mensagem da organização informando sobre a categoria de canais digitais e sugerindo que eu me inscrevesse”.

A partir daí, o pensamento de Tatiana foi um clássico. “Ah, vou me inscrever. O ‘não’ eu já tenho”, disse ela para si mesma ao preencher a inscrição. Mais tarde, descobriu que seu nome havia sido aprovado por uma banca de especialistas.

“Para mim é uma alegria muito grande. Não tem preço e já me considero vencedora. Me formei jornalista em 2005 e meu sonho era trabalhar na área de cultura. Comecei como estagiária no Diário de Mogi e o que mais me deixa feliz é que eu estou mostrando o pessoal da cidade, os artistas, a cultura”.

 

Saiba como votar:
1. Acesse o site https://ppm.art.br/
2. Faça o cadastro clicando no botão “CADASTRO”
3. Ao concluir o cadastro, clique em “VOTAÇÃO”
4. Escolha a categoria Convergência, Canal Digital de Divulgação Sudeste e clique em “votar” após selecionar o candidato desejado

Veja Também