Entrar
Perfil
MÚSICA

Grupo Pé de Manacá traz o forró de rabeca ao Sesc Mogi no domingo

Quarteto formado em 2017 se inspira em referências atuais e clássicas como Luiz Paixão, Lia de Itamaracá, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e outros

O Diário
17/03/2022 às 11:09.
Atualizado em 17/03/2022 às 11:26

Grupo Pé de Manacá será atração neste domingo, no Sesc Mogi das Cruzes (Divulgação/Sesc)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
MÚSICA

Grupo Pé de Manacá traz o forró de rabeca ao Sesc Mogi no domingo

Quarteto formado em 2017 se inspira em referências atuais e clássicas como Luiz Paixão, Lia de Itamaracá, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e outros

O Diário
17/03/2022 às 11:09.
Atualizado em 17/03/2022 às 11:26

Grupo Pé de Manacá será atração neste domingo, no Sesc Mogi das Cruzes (Divulgação/Sesc)

O grupo Pé de Manacá,composto por Alice Vaz - zabumba e voz; Beatriz Da Matta - percussão e voz; Maria Carolina - rabeca e voz, Sofia Baroukh - violão e voz, se apresenta neste domingo 2), no Sesc Mogi das Cruzes. Com retirada livre de ingressos, a apresentação começa às 16h30, no bairro do Socorro.

Esse quarteto do forró de rabeca de São Paulo, composto por quatro mulheres forrozeiras foi reunidas pelo mesmo estilo musical em 2017.

A rabeca - instrumento solista, precursor do violino e anterior à sanfona no forró pé-de-serra - traz a sonoridade que direciona o grupo. Na composição dos arranjos vocais, o grupo busca inspiração nas vozes de grandes intérpretes como Marinês, Marinalva, Ceumar e Clara Nunes; nos coros femininos característicos das gravações do forró; e ainda nas compositoras, entre as quais encontramos grandes exemplos em Anastácia, Cecéu, Almira Carrilho e Cátia de França.

O repertório também passeia por outras referências clássicas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Trio Nordestino e Roque Ferreira, e compositores contemporâneos como Chico César, Maciel Salu, Filpo Ribeiro, Jonathan Silva e Nilton Junior. 

O trabalho criativo do Pé de Manacá se desenvolve em composições próprias e em arranjos autorais que resultam de uma pesquisa sobre ritmos e canções que marcam o forró pé-de-serra. O grupo tem ainda como referência os forrós de rabeca, que se projetaram principalmente na cena nordestina a partir do final dos anos 1990, e a pesquisa voltada ao universo das manifestações tradicionais, onde se buscam inspirações em mestres e mestras como Luiz Paixão, grupo Mestre Ambrósio, Aurinha do Coco, Lia de Itamaracá, Biu Roque, Nelson da Rabeca e Dona Benedita, entre outros. 

Siga nas redes sociais: https://www.instagram.com/pe_de_manaca/?hl=pt  |  https://www.youtube.com/watch?v=qP0OyN75y98 

Regras

Para todas as atividades no Sesc Mogi das Cruzes é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19: 

Para as crianças acima de 05 anos (uma dose), para os demais acima de 12 anos (02 doses ou dose única) 

O uso de máscara durante a permanência nas áreas cobertas e fechadas segue obrigatório para todos, conforme Decreto Estadual, sendo dispensado apenas na área da piscina, áreas abertas e na hora de se alimentar. Álcool em gel para a higiene das mãos sempre que necessário segue disponível em todos os ambientes. Agradecemos a compreensão, com as medidas sanitárias que visam o seu bem-estar e a segurança de todos. 

O Sesc Mogi das Cruzes está localizado à rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP  

Horário de funcionamento:  

De terça a sexta, das 13h às 22h  

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por