Inscrições podem ser feitas por moradores de qualquer cidade, sendo que os concorrentes da cidade devem ter cadastro no SIMCTur
Reconhecido como um dos principais nomes da música sertaneja, João Pacífico viveu em Guarema, nos anos 1990 (Reprodução/Dicionário Cravo Albin)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Inscrições podem ser feitas por moradores de qualquer cidade, sendo que os concorrentes da cidade devem ter cadastro no SIMCTur
Reconhecido como um dos principais nomes da música sertaneja, João Pacífico viveu em Guarema, nos anos 1990 (Reprodução/Dicionário Cravo Albin)
Podem ser feitas até esta quinta-feira (25) as inscrições para o 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema, evento que celebrará 13 canções com letra e música ligadas ao segmento sertanejo tradicional e raiz, com direito à premiação em dinheiro, troféu e certificados. O evento promove a música brasileira e podem participar autores de todo o território nacional.
João Pacífico viveu os últimos anos de vida no sítio Pirangi, em Guararema, para onde se mudou e construiu memórias na cidade. Autor de clássicos, como Cabocla Tereza, tem uma tragédia envolvendo, com lances, como a chegada à casa de uma das irmãs do maestro Carlos Magno - a mãe dele, foi trabalhar como doméstica em Campinas. O artista passou a ter ainda mais contato com a música e é referenciado como o Poeta do Sertão. Ele viveu até os 89 anos - os últimos deles, desfrutando a vida no campo.
Guararema, em homenagem ao morador ilustre, criou a Semana João Pacífico.
A ideia do evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que terá dois dias de atividades abertas ao público em agosto, é preservar a memória de João Pacífico, considerado um dos principais nomes da música sertaneja raiz.
Além disso, a proposta tem como meta incentivar e difundir a produção musical desse segmento, bem como aprimorar e desenvolver a cultura musical, valorizar os artistas, os compositores e intérpretes, e promover o intercâmbio artístico-cultural, revelando novos talentos.
Gratuitas e disponíveis a pessoas de todas as cidades, as inscrições são recebidas em http://simctur.guararema.sp.gov.br/editais/, sendo que os artistas guararemenses devem estar obrigatoriamente cadastrados no Sistema de Indicadores e Mapeamento de Cultura e Turismo de Guararema (SIMCTur).
Cada participante pode inscrever até duas composições, mas apenas uma será classificada para a mostra. Após o encerramento das inscrições, será feita uma triagem dos materiais enviados, e então uma comissão julgadora selecionará 13 músicas para a mostra, sendo três canções de compositores de Guararema e 10 de todo o território brasileiro.
Secretaria de Cultura de Guararema prepara e divulga a realização de outros festivais culturais na cidade (Divulgação/PMG)
Os critérios de avaliação são, para além da análise da obra musical de modo geral, uma profunda observação da letra, interpretação e arranjo musical da faixa, sendo que todas as selecionadas receberão um prêmio de R$ 2 mil cada, mais troféus e certificados em várias categorias, inclusive Prêmio Prata da Casa para a melhor canção de compositor(a) local, melhor arranjo e melhor intérprete.
“Entendemos a música caipira como parte essencial da cultura de Guararema, que também guarda fortes relações com o turismo rural e com costumes como festas religiosas e tradicionais, onde o gênero sertanejo é sempre valorizado e associado”, defende o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que reconhece uma iniciativa realizada no passado, o Festival Regional da Canção Popular de Guararema, de 2008.
Outros editais
A Secretaria de Cultura e Turismo de Guararema também está com inscrições abertas para outros dois editais “fundamentais para o fomento da arte local”, como define Mateus Sartori, que falou sobre todos eles na última edição do programa Papo Aberto, ao final de março.
São eles o 3º Prêmio Guararema de Fotografia, que fará a seleção e premiação de imagens que integrarão uma exposição e também o acervo público de artes visuais da cidade, e o 3º Salão das Artes de Guararema, que tem o objetivo de fomentar, promover e difundir a produção artística, estimular a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, contribuindo para a formação de público e construção da história da arte no país.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .