Diário Logo

Notizia Logo

Festival das estrelas

O Parque Centenário de Mogi das Cruzes recebe neste sábado (10) e domingo (11), o Tanabata Matsuri (festival das estrelas), um evento com apresentações de manifestações culturais típicas da cultura japonesa. Com a assinatura do Bunkyo de Mogi das Cruzes, a entrada é gratuita a partir das 10 horas.  Segundo os organizadores, a programação oferecerá […]

10 de setembro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Parque Centenário de Mogi das Cruzes recebe neste sábado (10) e domingo (11), o Tanabata Matsuri (festival das estrelas), um evento com apresentações de manifestações culturais típicas da cultura japonesa. Com a assinatura do Bunkyo de Mogi das Cruzes, a entrada é gratuita a partir das 10 horas.

 Segundo os organizadores, a programação oferecerá shows musicais, grupos de taiko (tambores japoneses), danças típicas japonesas, entre outras números culturais e artísticas com artistas nikkeis (veja a programação).

O público também poderá desfrutar da praça de alimentação, com pratos variados da culinária japonesa e oriental. Uma área foi preparada para receber as crianças

A abertura oficial do evento acontece às 11 horas na presença de representantes da comunidade nipo-brasileira e autoridades municipais e regionais. 

Concretizado pela primeira vez, o Tanabata Matsuri tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura de Mogi das Cruzes. 
Por causa da pandemia, o festival está sendo realizado somente agora – anteriormente, ele estava programado para ocorrer em 2020, quando as condições sanitárias impediram a execução do projeto apresentado à gestão municipal. 

“Este festival é mais uma oportunidade para aproximarmos às pessoas da cultura e costumes japoneses, como o Tanabata que é um folclore bem bonito. Somos gratos pela prefeitura por conceder uma lei que ajuda associações como a nossa, que é sem fins lucrativos, a promover eventos significativos e importantes para o enriquecimento cultural da população, e também uma oportunidade para que os artistas nikkeis se apresentem para o público”, destaca o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda. 

Na agenda, estão shows com artistas como Joe Hirata, Yuri Kataoka, João Vitor Mafra, Nami Kuniyoshi, Florinda Nagai, e outros.
 
Inspiração 

Na tradução para o português, o Tanabata Matsuri é o Festival das Estrelas, uma comemoração preservada no Japão nascida de uma história popular.

Segundo o registro, um jovem casal se apaixonou e foi punido com a separação porque queria se dedicar apenas ao relacionamento amoroso, deixando para o segundo plano, as demais obrigações e relações sociais. Como “castigo”, cada um foi obrigado a viver de um lado da via láctea, podendo se encontrar uma vez ao ano, se caso concedesse pedidos vindos da Terra. Esse encontro acontece no mês de julho, mas em Mogi optou-se em realizar o evento em setembro devido à pandemia.  

Esses pedidos são colocados em uma árvore derão ser feitos durante o Tanabata Matsuri do Bunkyo. Reza a lenda, segundo os organizadores, que, se o pedido for feito com o coração, o casal apaixonado, o atenderá. O folclore será mantido neste final de semana no Parque Centenário.

A programação
                              Hoje
11:00 Abertura oficial 
11:30 Taiko Infantil         Mary Nishimura e Odori Midori Sato 
12:30 Show Musical       Mayumi Takahashi e Claudia Midori   
13:00 Show Musical       Wota Club – Anime  
13:30 Show Musical       Joe Hirata   
14:30 Dança                    Corpus Line com os Grupos de Yosakoi Soran ( Hanabi e Shiawasse Soran ) 
15:00 Taiko Infantil        Mary Nishimura e Odori Midori Sato 
16:00 Show Musical       Yuri Kataoka   
16:30 Show Musical       João Vitor Mafra   
17:00 Show Musical       Nami Kuniyoshi   
17:30 Show Musical       Gustavo Harano  
18:00 Show Musical       Yumi Shiomi   
18:30 Show Musical       Florinda Nagai  
19:00           Show Musical       Shaka Shinde 
19:30 Show de Taiko      Ryuko Taiko – Grupo de Fukushima 
20:00 Show Musical       Hideki Egoshi   
20:30 Show Musical       Sergio Tanigawa  
                     Amanhã (11) 
10:00 Dança            Danças Circulares 
11:00 Show Musical      Grupo UCK de Mogi das Cruzes  
11:30 Show Musical       Takeshi Nishimura   
12:00 Dança                     Corpus Line com os Grupos de Yosakoi Soran ( Hanabi e Shiawasse Soran ) 
12:30 Show Musical       Banda Lira Suzanense 
13:30 Show Musical       Mayumi Takahashi e Claudia Midori   
14:00 Show Musical       Fumie Okamoto – Show Musical 
14:30 Show Musical       Grupo UCK de Mogi das Cruzes  
15:00 Taiko Infantil         Mary Nishimura e Odori Midori Sato 
16:00 Show de Taiko      Ryuko Taiko – Grupo de Fukushima 
16:30 Show Musical       Debora Iha   
17:00 Show Musical       Ricardo Nakase
 17:30          Show Musical       Pamela Yuri 
17:30 Show Musical       Pamela Yuri
 

Veja Também