MENU
BUSCAR
PARA VER EM CASA

'Festival Artes da Casa' oferece teatro online e gratuito, em Poá

Agenda da Associação Cultural Opereta abre segunda etapa de apresentações com o espetáculo 'Noite', neste fim de semana.

O DiárioPublicado em 15/07/2021 às 15:41Atualizado há 19 dias
Divulgação - Marco Aurelio Olimpio
Divulgação - Marco Aurelio Olimpio

O ‘Festival Artes da Casa’, da Associação Cultural Opereta, de Poá-SP abre a segunda etapa de apresentações neste final de semana e com atrações ao vivo. 

No mês de comemoração do aniversário de 27 anos de fundação da instituição, o Grupo Sobrevento, de São Paulo, presenteia o público com o espetáculo teatral ‘Noite’, que será exibido nesta sexta (16) e sábado (17), às 20 horas, de forma online, pelo canal da Opereta no YouTube.

As apresentações serão seguidas de debates sobre o espetáculo e o intercâmbio realizado com artistas e moradores de Poá. Para reservar gratuitamente o ingresso virtual para as apresentações, que serão transmitidas pelo Zoom, é preciso enviar um e-mail para info@sobrevento.com.br. O projeto é realizado pelo Programa de Ação Cultural, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

‘Noite’ traz ao palco um mosaico cênico com histórias, memórias, como se fossem caixinhas de lembranças. Por meio de dispositivos -a princípio simples -como escutar histórias na feira, observar um velário, conversar com pessoas e ir a uma igreja, o grupo recolheu diversos depoimentos para criar seu mais novo espetáculo para adultos. A direção é de Sandra Vargas e Luiz André Cherubini. A classificação indicativa é livre para todos os públicos.

Em novembro do ano passado, o Sobrevento ofereceu uma oficina online e gratuita a artistas de Poá, em parceria com a Opereta. 

Por meio desta ação, o grupo entrou em contato com moradores da cidade, para conhecer as histórias guardadas em seus objetos. 

A iniciativa resultou em um ‘Museu-Teatro da Vizinhança’, instalação plástico-cênica que promoveu, por meio do Teatro de Objetos, o encontro comunitário e a valorização da memória local.

Curta

No domingo (18), o festival continua e traz o curta-metragem “Unha na Carne Seca”, realizado por artistas de Ferraz de Vasconcelos. O filme conta a história de uma bailarina que está correndo atrás dos seus sonhos. Ela é igual a todo mundo, com as suas ambições, e está ensaiando para um grande espetáculo, com o sonho de alcançar a perfeição para esse show. Há muita dor envolvida, há muita cobrança que ela mesmo impõe e, lá no fundo, existe amor. A produção é de Renata Reis com direção de João Carlos Jr. A classificação indicativa é de 12 anos.

O Festival ‘Artes da Casa’ Opereta acontece todos os finais de semana e vai até 1º de agosto.

ÚLTIMAS DE Cultura